Ispa N1 Minuto | Newsletter #53 – Maio 2025

Um Novo Ciclo de Proximidade e Representação

Sofia Pinho, Presidente da Associação de Estudantes do Ispa – Instituto Universitário

É com grande honra e sentido de responsabilidade que assumimos a liderança para o mandato de 2025/2026 da AEISPA. A recente tomada de posse marca o início de um ciclo que queremos que seja pautado pela proximidade, pelo diálogo e por uma atuação firme na defesa dos interesses de todos os estudantes.

Num momento em que nos aproximamos do final deste ano letivo, com a finalização de exames e trabalhos, aproveitamos para agradecer a todos os que, até aqui, contribuíram para o funcionamento da Associação de Estudantes do Ispa. Reconhecemos o trabalho desenvolvido e depositado para o bom funcionamento das mesma e partimos dele para construir um futuro ainda mais forte.

Para este próximo mandato, tencionamos desenvolver atividades que promovam uma vida académica mais rica, inclusiva e participativa. Queremos proporcionar mais oportunidades de formação complementar, dinamização e aproximação entre os alunos, bem como uma representação mais ativa e verdadeira das suas necessidades.

Estamos empenhados em construir uma Associação de Estudantes aberta a todos, onde cada estudante tenha uma voz e se sinta ouvido, representado e motivado a fazer parte da mudança.

Votos de um ano promissor.

Carla Duarte formou-se em Psicologia Educacional (licenciatura pré-Bolonha) pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), atual Ispa – Instituto Universitário. Posteriormente, concluiu o mestrado na mesma área e, mais tarde, uma pós-graduação em Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente.

Durante 18 anos, trabalhou exclusivamente com crianças e adolescentes, focando-se nas áreas do neurodesenvolvimento, avaliação e intervenção em necessidades educativas especiais.

Mais tarde, completou a Especialização Avançada em Psicologia Clínica e da Saúde, com intervenção baseada na Terapia Cognitivo-Comportamental, e realizou uma nova pós-graduação em Psicologia Forense, também no Ispa.

Ao longo dos anos, frequentou diversos cursos complementares. O seu percurso profissional pode ser descrito como uma ponte entre a Neuropsicologia e a Psicoterapia Integrativa.

Mais recentemente, iniciou atividade clínica com adultos e reparte o seu tempo entre o consultório em Lisboa e uma clínica multidisciplinar em Torres Vedras, exercendo em regime de clínica privada. Considera-se uma eterna aprendiz, numa profissão que constantemente exige atualização e dedicação.

Continuar a Ler

Nome completo: Carla Marina Teixeira Pinto Gaspar Duarte – Nome na Ordem (OPP): Carla Gaspar Duarte – 9600.

Situação familiar: Casada, 3 filhos.

Local de nascimento? Moçambique.

Foi aí que cresceu? Até aos três anos, regressando a Lisboa, onde vivi até aos 40 anos, altura que mudei para Torres

Vedras mantendo a ligação a Lisboa, que amo.

Se pudesse reviver algo da sua infância, o que seria? Lavar roupa no rio na terra do meu pai, em grupo, e reviver os

recreios do 1º ciclo, passados a cantar em cima do balouço e balancé em acrobacias duvidosas.

Lugar preferido? Alentejo e Lisboa.

Tem algum passatempo? E “mania”? Como passatempo adoro dançar, é onde me abstraio mais. Como mania não

Prescindo de começar o dia com o cheiro e o sabor de um café.

Uma coisa que faz melhor do que ninguém? Aturar-me.

O que a fascina? O universo infantil, o humor e amor, a beleza e o espanto, o silêncio, o cheiro de um livro novo.

Aquilo que nos alimenta e faz mover.

O que os outros gostam em si? Os outros referem que apreciam a minha honestidade, ser genuína, ser confiável e

valorizar o tempo com os amigos.

E o que gostam menos? A honestidade e ser genuína, dependendo das doses que ofereço.

O que queria ser quando era pequena? Bailarina

Como foi a sua formação e, porque escolheu essa área? Decidi aos 14 anos que queria ser psicóloga, ao ler um livro

de Freud para principiantes. O caos e sofrimento que começava a detetar no mundo, teria de ter alguma explicação.

Pensei que a psicologia poderia trazer alguma paz e esclarecimento a esse fenómeno.

Foi influenciada pelos seus pais ou familiares, nesta escolha? De um modo indireto, sim, pelos meus pais. Valores

como a escuta e ajuda ao outro foram muito presentes na minha educação. Acredito que o facto de o meu pai ter sido padre e professor, depois de casar, inspirou-me de algum modo que ir ao encontro do outro tem algo de muito nobre. Estes valores foram transmitidos indiretamente pelos meus pais, sem nunca terem dado um palpite sobre o curso ou área que deveria estudar.

Como é que iniciou a sua carreira profissional, e como foi esta correndo? Não foi fácil, nem linear. À época em que

finalizei a licenciatura (pré-Bolonha) não existia no mercado de trabalho grande procura por serviços de psicologia. Foi um caminho conquistado com muita perseverança e alguma instabilidade. Contudo, sempre fui trabalhando na área e considero-me, apesar de tudo, uma privilegiada.

Como chegou ao Ispa? Concorri para Psicologia, tendo entrado numa faculdade no Norte e no Ispa. Optei pelo Ispa

por se localizar na cidade que amo e por ser considerada a melhor faculdade de psicologia do país.

Maior orgulho, em termos profissionais? Ter conseguido trabalhar na área porque na altura em que me licenciei a

psicologia não tinha a visibilidade que tem agora, era considerada quase uma pseudociência e existia pouca oferta de mercado. Costuma dizer-se que quem ia para psicologia, iria para o desemprego. Felizmente, um longo caminho foi percorrido, tendo a psicologia conquistado o lugar de destaque que merece.

Qual o maior obstáculo profissional que enfrentou? A instabilidade constante dos contratos e não existir a carreira

de psicólogo, à data.

O que mais a motiva, profissionalmente? Aprender numa área que está em constante evolução para servir melhor.

Saber que posso fazer a diferença em algum momento na vida de alguém é o que mais me motiva e realiza.

Se tivesse sido algo completamente diferente, o que teria sido? Fotógrafa, escritora ou bailarina.

Tem sonhos? Sempre, é uma espécie de inquietação boa que me faz caminhar.

Gostava de voltar a estudar? Ainda não parei de estudar. Atualmente frequento o 2º ano de Especialização em

Psicoterapia na Formação ISPA e o curso com duração de 1 ano em Estratégias Avançadas de Terapia de Exposição e prevenção de Resposta para a POC da POCDF em parceria com a Fundação Champalimaud.

Último livro que leu? Psicoterapia – A Profissão Impossível (Vol.1) de Alexandre Vaz. Saiu agora o volume 2 que

espero ler em breve.

Filme preferido? Naked (1993) de Mike Leigh.

Música preferida? É difícil resumir a uma, mas quase todas de Nick Cave e Leonard Cohen.

Imagem preferida? Um sorriso, um encontro de olhares em sintonia, os meus filhos a dormirem descansados.

O que é ser do Ispa? É ser o filho mais velho que sai muitas vezes, mas que a casa sempre retorna. Costumo chamar

o Ispa de “Casa-Mãe”.

Que pergunta gostava que lhe fizessem? Como te sentes? Ou: Queres dançar?

Cooperação científica entre a Europa e o mundo: oportunidades e desafios

David Gonçalves – Professor do Ispa – Instituto Universitário

As sociedades mais abertas à partilha de ideias, à curiosidade mútua e à construção conjunta de soluções são, historicamente, aquelas que mais progrediram científica, económica e culturalmente. Na Europa, onde trabalham cerca de um quarto dos investigadores mundiais, a construção de um espaço científico comum, acelerada pelo projeto europeu, tem sido um motor silencioso, mas poderoso do seu desenvolvimento. Através da mobilidade de investigadores, da partilha de infraestruturas e da ciência aberta, a cooperação científica intraeuropeia tem promovido inovação, coesão e projeção global. Esta colaboração, sustentada por valores partilhados e estruturas de governação comuns, é um dos alicerces mais resilientes da integração europeia.

Continuar a Ler

Em contrapartida, a cooperação científica com países fora da Europa enfrenta desafios cada vez mais complexos. As oscilações na política externa europeia, muitas vezes influenciadas por agendas geopolíticas ou pressões económicas, traduzem-se em avanços e recuos na colaboração científica, comprometendo a continuidade e a confiança necessárias a relações de parceria duradouras. Entre os principais obstáculos estão as tensões atuais com os dois principais blocos de produção de ciência, a China e os Estados Unidos da América.

Com a China, onde vivi nos últimos 14 anos, a Europa tem-se posicionado com cautela, manifestando receios em relação à transparência e à proteção da propriedade intelectual. Tendo testemunhado em primeira mão os notáveis avanços científicos e tecnológicos da China, esses receios sempre me pareceram, em larga medida, infundados e enraizados num desconhecimento do que é a China atual. Em 2024 a China foi o país que mais publicou artigos de alto impacto em revistas científicas, estando sete das dez instituições que mais contribuíram para o Nature Index sediadas na China. Quem passeia por uma cidade chinesa rapidamente percebe como esse conhecimento se traduz em aplicações práticas.

Paralelamente, a relação com os Estados Unidos, historicamente o aliado científico mais próximo da Europa, tornou-se menos previsível. As mudanças de administração no Governo norte-americano têm gerado oscilações entre o multilateralismo e o protecionismo, o que tem impactado diretamente a relação científica entre os dois blocos. Esta instabilidade política recorda-nos que até as alianças mais consolidadas estão sujeitas a ciclos e reorientações. Apesar destas mudanças, os Estados Unidos continuam a ser líderes inegáveis na produção de ciência de qualidade, com infraestruturas de investigação ímpares e com uma forte capacidade de inovação, estando seis das dez maiores empresas tecnológicas mundiais aí sediadas.

Face a estes desafios, acredito que a Europa deve manter uma bússola clara: a sua política científica deve ser estável, aberta ao exterior e relativamente imune às flutuações conjunturais da política externa. Mesmo em tempos de divergência política, manter canais ativos com potências como a China e reforçar o diálogo transatlântico com os EUA, com regras e salvaguardas claras, é essencial para preservar a relevância da ciência europeia num mundo multipolar.

A ciência europeia deve continuar a ser um espaço de estabilidade, colaboração e visão a longo prazo de progresso e prosperidade partilhada baseada no avanço do conhecimento científico.


Conheça os últimos artigos publicados.

Albuquerque, S., Pennetta, G., Coelho, A., Pinto, R. J., & Delalibera, M. (2025). Navigating grief in unprecedented times: Risk factors in the wake of pandemic loss and end-of-life care. Psychology, Health and Medicine, 30(4), 663–676. https://doi.org/10.1080/13548506.2024.2417312

Almeida, A., & Rato, V. (2025). Iberian fauna perceived danger: A study with primary education students. School Science and Mathematics. https://doi.org/10.1111/ssm.18350

Almeida, F., Junça Silva, A., Lopes, S. L., & Braz, I. (2025). Understanding recruiters’ acceptance of artificial intelligence: Insights from the Technology Acceptance Model. Applied Sciences (Switzerland), 15(2). https://doi.org/10.3390/app15020746

Almeida, M., Griff, M. I., & Brandão, T. (2025). Coping and positive body image in young women with breast cancer: The buffering role of social support. Healthcare (Switzerland), 13(3). https://doi.org/10.3390/healthcare13030346

Alves, M. A., Palmer, S., & Gouveia, M. J. (2025). Psychometric properties of the portuguese version of The PERMA-Profiler. Trends in Psychology, 33(1), 1–15. https://doi.org/10.1007/s43076-023-00261-3

Ancín-Nicolás, R. A., Collado, J. C., Lopez-Sáez, M. A., & Gonzalez, A.-J. (2025). Voices from the rainbow: Exploring participants’ experiences in an online LGBTIQ+-Affirmative Psychoeducation Program. Healthcare (Switzerland), 13(2). https://doi.org/10.3390/healthcare13020115

Aplin, L., Crates, R., Flack, A., & McGregor, P. (2025). Social learning and culture in birds: Emerging patterns and relevance to conservation. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, 380(1925). https://doi.org/10.1098/rstb.2024.0128

Bakermans-Kranenburg, M. J., Dagan, O., Cárcamo, R. A., & van IJzendoorn, M. H. (2025). Celebrating more than 26,000 adult attachment interviews: Mapping the main adult attachment classifications on personal, social, and clinical status. Attachment and Human Development, 27(2), 191–228. https://doi.org/10.1080/14616734.2024.2422045

Bernardi, M. L., Capone, R., Faggiano, E., & Rocha, H. (2025). Generative aI in mathematics education: Pre-service teachers’ knowledge and implications for their professional development. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology. https://doi.org/10.1080/0020739X.2025.2490104

Biondi, L., Gomes, N., Maior, R. S., & Soares, S. C. (2025). Revisiting “The malicious serpent”: Phylogenetically threatening stimulus marked in the human brain. Emotion Review, 17(2), 81–91. https://doi.org/10.1177/17540739241277942

Brandão, S., Silva, R., Abreu, W., Brandão, T., Prata, A. P., Riklikiene, O., Jarasiunaite-Fedosejeva, G., Mesa, E. G., İsbir, G. G., İnci, F., Kömürcü-Akik, B., Uriko, K., Governo, T., & Thomson, G. (2025). Examining the connection between perceived stress and post-traumatic stress in women who experienced a traumatic childbirth. Central European Journal of Nursing and Midwifery, 16(1), 2085–2093. https://doi.org/10.15452/cejnm.2025.16.0001

Brandão, T. (2025). Religion and Emotion Regulation: A systematic review of quantitative studies. Journal of Religion and Health. https://doi.org/10.1007/s10943-024-02216-z

Budniok, S., Callaerts-Vegh, Z., Bakermans-Kranenburg, M., Bosmans, G., & D’Hooge, R. (2025). Oxytocin enhances acquisition in a social trust task in mice, whereas both oxytocin and its antagonist block trust violation learning. Neuropharmacology, 271. https://doi.org/10.1016/j.neuropharm.2025.110389

Caiado, F., Fonseca, J., Silva, J., Neves, S., Moreira, A., Gonçalves, R., Martins, J., Branco, F., & Au-Yong-Oliveira, M. (2025). The impact of digital influencers on product/service purchase decision making—An exploratory case study of Portuguese people. Expert Systems, 42(1). https://doi.org/10.1111/exsy.13381

Campos, M. L., & Peixoto, F. (2025). Relating differently: Assessing and comparing associations between social and affective adjustment factors in immigrant and non-immigrant students. British Journal of Educational Psychology. https://doi.org/10.1111/bjep.12774

Campos, M., Eryilmaz, N., & Strietholt, R. (2025). Beyond achievement gaps: Inequalities in affective components of math learning. Large-Scale Assessments in Education, 13(1). https://doi.org/10.1186/s40536-025-00249-8

Cardoso, R., Pinheiro Ornelas, J. H., & Silva, M. (2025). Professionals’ readiness to manage violence against women. Violence and Victims, 40(1), 52–70. https://doi.org/10.1891/VV-2021-0191

Carreiro, J., Cardoso, S., Teques, P., Teques, A. P., & Pais-Ribeiro, J. L. (2025). Satisfaction with social support and quality of life among Portuguese patients with breast cancer: Mediating effects of coping styles—Cross-sectional study. Healthcare (Switzerland), 13(3). https://doi.org/10.3390/healthcare13030297

Catry, P., Dias, M., Menezes, D., Oliveira, P., Lopes, D., Alho, M., Campioni, L., Catry, T., Gatt, M. C., Ventura, F., Romero, J., & Granadeiro, J. P. (2025). Fixed-plot monitoring as a tool to assess population trends of underground nesting seabirds: An example with Cory’s Shearwater at its world’s largest colony. Bird Conservation International, 35. https://doi.org/10.1017/S095927092400039X

Cavaco, S., Grilo, M. L., Dias, R., Nunes, M., Pascoal, P., Pereira, M., Fogaça, C., Costa, A. B., Pardal, S., & Ferreira, A. C. (2025). Brucella ceti in Common Dolphins (Delphinus delphis) in Portugal—Characterization of first isolates. Animals, 15(3). https://doi.org/10.3390/ani15030374

Cesário, F., Sabino, A., Palma-Moreira, A., & Pinto-Coelho, M. (2025). Exploring links between green HRM, greenwashing, and sustainability: The role of individual and professional traits. Sustainability (Switzerland), 17(4). https://doi.org/10.3390/su17041764

Coelho, A., Albuquerque, S., & Neto, D. D. (2025). Bereavement support guidelines for caregivers in palliative care: A scoping review. Frontiers in Psychology, 16. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2025.1541783

Costa, V., Pereira, B., Patton, S. R., & Brandão, T. (2025). Parental psychosocial variables and glycemic control in T1D pediatric age: A systematic review. Current Diabetes Reports, 25(1). https://doi.org/10.1007/s11892-024-01566-y

da Silva, S. M. T., Santana, E. S., Bernardo, J. V. R., Silva, A. C., Lopes, C., de Almeida, C. V, & Apóstolo, J. L. A. (2025). Citizen science for health in the co-creation of evidence summaries for citizens. Revista de Enfermagem Referencia, 6. https://doi.org/10.12707/RVI24.96.36966

Diniz, E., Brandão, T., & Veríssimo, M. (2025). What makes fathers involved? Fathers’ time, education, and cooperative coparenting. Current Psychology, 44(2), 920–930. https://doi.org/10.1007/s12144-024-07214-8

Duarte-Coelho, P., Miranda, C., Pereira, A., Vasco-Rodrigues, N., & Almada, F. (2025). Southernmost record of Liparis montagui (Donovan, 1804) (Perciformes, Liparidae) in European waters (central Portugal), with genetic validation. Check List, 21(2), 400–405. https://doi.org/10.15560/21.2.400

Espigares, F., Alvarado, M. V, Abad-Tortosa, D., Varela, S. A. M., Sobral, D., Faísca, P., Paixão, T., & Oliveira, R. F. (2025). Optimistic and pessimistic cognitive judgement bias modulates the stress response and cancer progression in zebrafish. Translational Psychiatry, 15(1). https://doi.org/10.1038/s41398-025-03311-9

Ewing, L., Althaus, N., Farran, E. K., Papasavva, M., Mares, I., & Smith, M. L. (2025). Exploring the development of face recognition across childhood via logistic mixed-effects modelling of the standardised Cambridge Face Memory Test. Behavior Research Methods, 57(4). https://doi.org/10.3758/s13428-025-02629-y

Fernandez Cunha, M., Coscueta, E. R., Brassesco, M. E., Almada, F., Gonçalves, D., & Pintado, M. M. (2025). Bioprospecting bioactive peptides in Halobatrachus didactylus body mucus: From in silico insights to essential in vitro validation. Marine Drugs, 23(2). https://doi.org/10.3390/md23020082

Ferreira, A., Santos, S., Silva, G., & Baylina, N. (2025). Deep dive into noninvasive biometrics: A pilot journey using stereo-video in a public aquarium. Zoo Biology, 44(1), 92–97. https://doi.org/10.1002/zoo.21875

Fusani, B., Ramos, A., Cardoso, S. D., & Gonçalves, D. (2025). Vasotocin and oxytocin modulation of the endocrine and behavioral response to an aggressive challenge in male Siamese fighting fish. Hormones and Behavior, 171. https://doi.org/10.1016/j.yhbeh.2025.105728

Gonçalves Brantes, A. L., Curado, M. A. S., Figueiredo, I. C., Marôco, J., & Gaspar, M. F. (2025). Instruments and indicators for the assessment of oral skills in preterm newborns to begin oral feeding: A scoping review. Journal of Neonatal Nursing, 31(1), 6–10. https://doi.org/10.1016/j.jnn.2024.07.027

Guimarães, L. A., Campos, L. A., Martins, B. G., Silva, B. N. S., Marôco, J., & Campos, J. A. D. B. (2025). Mental health indicators in pharmaceutical sciences students during the COVID-19 pandemic. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, 17(3). https://doi.org/10.1016/j.cptl.2024.102212

Horta e Costa, B., de Benito-Abelló, C., Pike, E., Turnbull, J., MacCarthy, J., Harasta, N., Fragkopoulou, E., Roessger, J., Sullivan-Stack, J., Grorud-Colvert, K., Gill, D., Morgan, L., Gonçalves, E. J., Zupan, M., Gonçalves, J. M. S., & Claudet, J. (2025). Marine protected areas stage of establishment and level of protection are good predictors of their conservation outcomes. Cell Reports Sustainability, 2(4). https://doi.org/10.1016/j.crsus.2025.100345

Jensen, L., d’Orsi, D., & Diniz, E. (2025). Navigating shared custody with young children: A qualitative study of fathers’ experiences. Journal of Men’s Studies . https://doi.org/10.1177/10608265251326439

Jesus, J. C., von Humboldt, S., Soares, L., & Leal, I. (2025). Psychological and social predictors of neglect in older adults: Insights into gender and residential area differences. Ageing International, 50(2). https://doi.org/10.1007/s12126-025-09594-z

Junça-Silva, A., Kulyk, M., & Caetano, A. (2025). The impact of morning meditation and sleep quality on affective and health outcomes in healthcare workers. International Journal of Environmental Research and Public Health, 22(4). https://doi.org/10.3390/ijerph22040592

Lima, A., Lopes, L. C., de Melo, J. F., Fróes, E., de Cassia De Carli, R., Bassoi, M., Sousa-Lima, R. S., dos Santos, M. E., & Gonçalves, M. I. C. (2025). Bray calls emitted by common bottlenose dolphins (Tursiops truncatus) in offshore waters of northeastern Brazil. Marine Mammal Science, 41(1). https://doi.org/10.1111/mms.13160

Maciel, L., Basto-Pereira, M., & Day, C. (2025). Reducing childhood externalizing behavior: A feasibility rct of the being a parent program. Behaviour Research and Therapy, 189. https://doi.org/10.1016/j.brat.2025.104737

Maciel, L., Pires, A. R., Basto-Pereira, M., & Day, C. (2025). Dealing with childhood externalizing behavior: Protocol for a feasibility RCT of the being a Parent Program. Healthcare (Switzerland), 13(2). https://doi.org/10.3390/healthcare13020176

Madeira, F. M., Catry, P., Rebelo, R., Barbosa, C., Regalla, A., & Patrício, A. R. (2025). Status and biology of hawksbill turtles at Poilão Island, Guinea-Bissau: A key stronghold for the species in West Africa. Biodiversity and Conservation. https://doi.org/10.1007/s10531-025-03084-z

Marôco, J., Harju-Luukkainen, H., Sinval, J., & Kangas, J. (2025). Early childhood education and care around the world: An early start that prevails on reading literacy. In Handbook on Families and Education: Theory, Research and Practice (pp. 273–292). https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-105003161870&partnerID=40&md5=3c1cb3611e7384e75c34576262f3ba5c

Marques, G. N., Guerra, J. S., Leal, M. O., & Neves, J. (2025). Hematological and blood chemistry profiles of the Mediterranean pond turtle (Mauremys leprosa) in a Portuguese wildlife rehabilitation center. Frontiers in Veterinary Science, 12. https://doi.org/10.3389/fvets.2025.1504336

Martins, J., & Garcia-Marques, T. (2025). High-low level features of destination personality: A four-stage validation study. Social Sciences and Humanities Open, 11. https://doi.org/10.1016/j.ssaho.2025.101450

Matos, M. G. D., Branquinho, C., Domingos, L., Botelho Guedes, F., Cerqueira, A., & Gaspar, T. (2025). Bridging the Gap: Environmental health literacy as key to adolescent well-being and sustainable behaviors. Sustainability (Switzerland), 17(8). https://doi.org/10.3390/su17083594

Miguel, I., von Humboldt, S., & Leal, I. (2025). Sexual well-being across the lifespan: Is sexual satisfaction related to adjustment to aging? Sexuality Research and Social Policy, 22(1), 306–317. https://doi.org/10.1007/s13178-024-00939-y

Miguel, I., von Humboldt, S., & Leal, I. (2025). Does time matter? The role of time perspective and ageism in mental health along the lifespan. Current Psychology. https://doi.org/10.1007/s12144-025-07657-7

Morais, I., Bakermans-Kranenburg, M. J., Bakermans, J. J. W., & Veríssimo, M. (2025). Delay discounting in middle childhood: Heritability estimates from a twin study. Cognitive Development, 74. https://doi.org/10.1016/j.cogdev.2025.101578

Morais, R. F., Pires, R., Jesus, T., Lemos, R., Duro, D., Lima, M., Baldeiras, I., Oliveira, T. G., & Santana, I. (2025). Cognitive impairment in neurodegenerative diseases: A trans-diagnostic approach using a lesion-symptom mapping analysis. Neuroscience, 573, 214–227. https://doi.org/10.1016/j.neuroscience.2025.03.034

Morera-Pujol, V., Catry, P., Magalhães, M., Péron, C., Reyes-González, J. M., Granadeiro, J. P., Militão, T., Dias, M. P., Oro, D., Igual, J. M., Dell’Omo, G., Müller, M., Paiva, V. H., Metzger, B., Neves, V., Navarro, J., Karris, G., Xirouchakis, S., Cecere, J. G., … Ramos, R. (2025). Migratory connectivity and non-breeding habitat segregation across biogeographical scales in closely related seabird taxa. Diversity and Distributions, 31(3). https://doi.org/10.1111/ddi.70013

Neto, D. D., Coelho, A., Albuquerque, S., & da Silva, A. N. (2025). Effectiveness of empower-grief for relatives of palliative care patients: Protocol for an exploratory randomized controlled trial. Clinical Psychology in Europe, 7(1). https://doi.org/10.32872/cpe.14307

Neumann, A., Sammallahti, S., Cosin-Tomas, M., Reese, S. E., Suderman, M., Alemany, S., Almqvist, C., Andrusaityte, S., Arshad, S. H., Bakermans-Kranenburg, M. J., Beilin, L., Breton, C., Bustamante, M., Czamara, D., Dabelea, D., Eng, C., Eskenazi, B., Fuemmeler, B. F., Gilliland, F. D., … Cecil, C. (2025). Epigenetic timing effects on child developmental outcomes: A longitudinal meta-regression of findings from the Pregnancy And Childhood Epigenetics Consortium. Genome Medicine, 17(1). https://doi.org/10.1186/s13073-025-01451-7

Nogueira Marques, G., Marti-Garcia, B., Oliveira Leal, M., da Silva, N. U. R., Flanagan, C. A., & Suárez-Bonnet, A. (2025). Metastatic gastric adenocarcinoma in a grey seal Halichoerus grypus: Clinicopathological and immunohistochemical characterization. Diseases of Aquatic Organisms, 161, 125–131. https://doi.org/10.3354/dao03845

Oliveira, C., & Basto-Pereira, M. (2025). Examining risk and protective factors for suicidal behaviors: A cross-sectional study among portuguese male inmates. Healthcare (Switzerland), 13(3). https://doi.org/10.3390/healthcare13030293

Papasavva, M., Ewing, L., Mares, I., & Smith, M. L. (2025). Breaking through suppression: Face expertise selectively modulates very early awareness of high level face properties. Neuropsychologia, 211. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2025.109104

Pereira, T., Oliveira, C., & Basto-Pereira, M. (2025). Exploring the factor structure of criminogenic cognitions in incarcerated males: Psychometric evaluation of the Criminogenic Cognitions Scale (CCS). European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, 15(3). https://doi.org/10.3390/ejihpe15030027

Pipa, J., Silva, P. L., & Peixoto, F. (2025). Portuguese Version of a Value Beliefs Scale: Psychometric Properties Among Vocational Secondary School Students. Journal of Psychoeducational Assessment. https://doi.org/10.1177/07342829251341531

Prue, G., Czamanski-Cohen, J., Kassianos, A. P., Pilleron, S., Ladas, A., Akcakaya Can, A., Roldán-Jiménez, C., Degi, C. L., Işcan, G., Arslan, S., De Boer, A. G. E. M., Celebic, A., Doñate-Martínez, A., Alhambra-Borrás, T., Mitrevski, B., Marzorati, C., Pravettoni, G., Grasso, R., Nazik, E., … Hegarty, J. (2025). Models of care and associated targeted implementation strategies for cancer survivorship support in Europe: A scoping review protocol. BMJ Open, 15(2). https://doi.org/10.1136/bmjopen-2024-085456

Queiroz-Brito, M. C. G., Mendonça, F. F., Robalo, J. I., Arocha, F., Diaha, N. C., Amandé, M. J., Sow, F. N., Angueko, D., Travassos, P., & Torres, R. A. (2025). Mitonuclear genetics reveals a novel perspective on the stock structure and fishery management of skipjack tuna (Katsuwonus pelamis) in the Atlantic Ocean. Reviews in Fish Biology and Fisheries, 35(2), 929–942. https://doi.org/10.1007/s11160-025-09941-y

Ramalhosa, P., Monteiro, J. G., Rech, S., Gestoso, I., Álvarez, S., Gizzi, F., Parretti, P., Castro, N., Almeida, S., Jiménez, J. L., Ros, M., Cardoso, C., Lima, M. J., Caldeira, R., Robalo, J. I., Carlton, J. T., & Canning-Clode, J. (2025). The role of marine debris as a vector, dispersal agent, and substrate for non-indigenous species on Oceanic Islands (Northeast Atlantic). Marine Pollution Bulletin, 214. https://doi.org/10.1016/j.marpolbul.2025.117732

Rangel, M., Horta e Costa, B., Guimarães, M. H., Ressurreição, A., Monteiro, P., Oliveira, F., Bentes, L., Sales Henriques, N., Sousa, I., Alexandre, S., Pontes, J., ML Afonso, C., Belackova, A., Marçalo, A., Cardoso-Andrade, M., Cortês, A., Correia, A. J., Lobo, V., J Gonçalves, E., … MS Gonçalves, J. (2025). Engaging and legitimizing communities: Co-designing a community-based Marine Protected Area. Marine Policy, 178. https://doi.org/10.1016/j.marpol.2025.106695

Raposo, C., Patrício, A. R., Catry, P., Barbosa, C., Camará, A., Regalla, A., & Rebelo, R. (2025). Nutrient input from green turtle eggs and hatchlings in a West Africa Island and its nearshore environment. Estuaries and Coasts, 48(3). https://doi.org/10.1007/s12237-025-01500-9

Rexer-Huber, K., Clay, T. A., Catry, P., Debski, I., Parker, G., Ramos, R., Robertson, B. C., Ryan, P. G., Sagar, P. M., Stanworth, A., Thompson, D. R., Tuck, G. N., Weimerskirch, H., & Phillips, R. A. (2025). Metapopulation distribution shapes year-round overlap with fisheries for a circumpolar seabird. Ecological Applications : A Publication of the Ecological Society of America, 35(3), e70019. https://doi.org/10.1002/eap.70019

Ribas, A. L., Miranda, M. P., & Do Bú, E. A. (2025). Explaining the mental health consequences of internalized racial oppression: the mediating roles of family resilience and collective action. Journal of Marital and Family Therapy, 51(2). https://doi.org/10.1111/jmft.70015

Ribeiro-Gonçalves, J. A., Jesus, J. C., Costa, P. A., & Leal, I. (2025). Sexual stigma and mental health of lgb older adults: A systematic scoping review. Sexuality Research and Social Policy, 22(1), 467–489. https://doi.org/10.1007/s13178-024-00965-w

Ríos, N., Jimenez, M., Franco, G., Ramos, G., Pais, M. P., Gonçalves, E. J., Amorim, M. C. P., & Silva, G. (2025). Characterising the behaviour of bait-attracted blue sharks Prionace glauca using pelagic drift video. Marine Ecology Progress Series, 753, 137–154. https://doi.org/10.3354/meps14765

Ríos, N., Pereira, J., Muñoz-Duque, S., Silva, G., Pais, M. P., Fonseca, P. J., Vieira, M., & Amorim, M. C. P. (2025). Acoustic fish community in a biogeographic transition zone of the Northeast Atlantic. ICES Journal of Marine Science, 82(3). https://doi.org/10.1093/icesjms/fsaf027

Rocha, H. (2025). Knowledge to teach mathematics with technology: The Global Model. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology. https://doi.org/10.1080/0020739X.2025.2483488

 

Runze, J., Van IJzendoorn, M. H., Witte, A. M., Cecil, C. A. M., & Bakermans-Kranenburg, M. J. (2025). Intergenerational transmission of attachment: The role of intelligence. JCPP Advances. https://doi.org/10.1002/jcv2.70013

Runze, J., Witte, A. M., Van IJzendoorn, M. H., Oosterman, M., & Bakermans-Kranenburg, M. J. (2025). Differential susceptibility in the intergenerational transmission of secure base script knowledge? Child and Youth Care Forum, 54(2), 375–392. https://doi.org/10.1007/s10566-024-09821-9

Sabino, A., Gonçalves, S. P., & Cesário, F. (2025). Linking organizational cynicism to prosocial voice and defensive silence through the mediating role of bullying at work. International Journal of Organizational Analysis, 33(1), 43–59. https://doi.org/10.1108/IJOA-12-2023-4119

Sentieiro, M. L., Cunha Ferreira, L., De Miranda, M. P., & Vitória, B. A. (2025). Couples and parenting dynamics during Covid-19 pandemic: A systematic review of the literature. PLoS ONE, 20(2 February). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0315417

Seybert, C., Schimmers, N., Silva, L., Breeksema, J. J., Veraart, J., Bessa, B. S., d’Orsi, D., Schoevers, R. A., & Oliveira-Maia, A. J. (2025). Quality of reporting on psychological interventions in psychedelic treatments: A systematic review. The Lancet Psychiatry, 12(1), 54–66. https://doi.org/10.1016/S2215-0366(24)00333-X

Soares, A. R., Soares, S., Brandão, T., Teixeira, R. J., & Tavares, I. (2025). Developing and evaluating a Portuguese-language meditation App for medical students: Motivation, adherence, and emotional effects. Frontiers in Psychology, 16. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2025.1422205

Sousa, M., Cunha, O., Gonçalves, R. A., & de Castro-Rodrigues, A. (2025). The Portuguese Version of Victim Empathy Distortion Scale: Adaptation and psychometric properties. Journal of Police and Criminal Psychology, 40(1), 68–77. https://doi.org/10.1007/s11896-024-09705-7

Sousa, M., Gouveia, C., de Castro-Rodrigues, A., Caridade, S., & Cunha, O. (2025). Investigative interviews with individuals who perpetrated sex crimes: A scoping review. Journal of Forensic and Legal Medicine, 113. https://doi.org/10.1016/j.jflm.2025.102889

Taşkan, B., Junça-Silva, A., & Caetano, A. (2025). The role of mindfulness in the relationship between uncertainty and adaptive performance via affect: A within-person approach. Management Research Review, 48(3), 489–505. https://doi.org/10.1108/MRR-11-2023-0874

Teixeira, P. B., Rocha, H., & Martins, C. (2025). Challenges and potential in implementing STE(A)M in teachers’ practices: A systematic review. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology. https://doi.org/10.1080/0020739X.2025.2496701

Villanueva, L., Maciel, L., Gomis-Pomares, A., Gouveia-Pereira, M., Adrián, J. E., Costa, M. S. A., Rocha, A. S., Ximenes, J. M., Garcia, M., Rouchy, E., Michel, G., Al Shawi, A., Sarhan, Y., Altaha, M. A., Fulano, C., El-Astal, S., Alattar, K., Shaqalaih, S. O., Sabbah, K., … Basto-Pereira, M. (2025). The global impact of multisystemic vulnerabilities on criminal variety: A cross-continental study in young adults. Journal of Interpersonal Violence, 40(11–12), 2467–2493. https://doi.org/10.1177/08862605241270016

von Humboldt, S., Ilyas, N., & Leal, I. (2025). Wolf in sheep’s clothing? Violent, abusive, and harmful behavior by the older person toward their family caregivers: A qualitative study. Journal of Interpersonal Violence, 40(7–8), 1699–1726. https://doi.org/10.1177/08862605241263589

von Humboldt, S., Low, G., & Leal, I. (2025). “Until COVID-19 do us part”: A qualitative study on perceived sexual intimacy and mental health in heterosexual older couples during the COVID-19 pandemic. Sexuality and Culture, 29(1), 293–313. https://doi.org/10.1007/s12119-024-10268-2

Fonte: Centro de Documentação do Ispa | SCOPUS
Carlos Lopes / Patrícia Santos

Visita Guiada | Marta de Menezes em “Biológica”

A Galeria Malangatana recebe, no dia 2 de junho, às 17h30, uma visita guiada bilingue (Português/Inglês) à exposição “Biológica”, de Marta de Menezes, acompanhada do lançamento oficial do catálogo. Reconhecida internacionalmente no campo da bioarte, a artista propõe um diálogo entre arte e ciência, recorrendo a organismos vivos como matéria criativa. A visita oferece uma leitura aprofundada das obras expostas e dos seus processos conceptuais e técnicos. O catálogo complementa a mostra com textos curatoriais e ensaios críticos.sos.

02 de junho de 2025 | 17h30 | Galeria Malangatana – Ispa – Instituto Universitário | Entrada gratuita

Mais informações

WORKSHOP | Navegando nos dados: o essencial dos Data Management Plans (DMP’s)

Num momento em que a gestão de dados se tornou uma exigência incontornável na investigação, o Ispa – Instituto Universitário lança o workshop “Navegando nos dados: o essencial dos Data Management Plans (DMP’s)”, uma iniciativa que aposta na literacia ética e técnica dos seus investigadores. A sessão decorre no dia 11 de junho, das 14h30 às 16h00, na sala 140, e dirige-se a docentes, investigadores/as e estudantes de doutoramento.

11 de junho de 2025 | 14h30 | Sala 140 – Ispa – Instituto Universitário | Inscrição gratuita obrigatória

Mais informações

Num mundo em constante transformação, a especialização é um passo essencial para quem procura evoluir, diferenciar-se e intervir com mais eficácia.

As Pós-Graduações da Formação ISPA oferecem-lhe um conjunto de percursos formativos nas áreas da Psicologia, Educação, Saúde, Ciências do Comportamento e Bem-Estar Animal, concebidos para responder às exigências atuais da prática profissional.

Pode contar com programas académicos atualizados, corpo docente com vasta experiência no terreno e aplicação prática e reflexão crítica.

Está pronto para investir na sua formação?

As candidaturas já estão abertas. Conheça os descontos disponíveis na 1ª fase.

Aproveita a 1ª fase

Aprenda da Ciência à Prática com a Pós-Graduação em Administração e Organização Educacional – Pessoas, Pedagogia e Projetos

A Pós-Graduação em Administração e Organização Educacional de Pessoas da Formação ISPA prepara profissionais da educação para enfrentar os desafios da gestão escolar contemporânea, com uma formação sólida nas áreas da liderança, planeamento estratégico, avaliação e organização de recursos humanos em contextos educativos.

Desenvolva competências para uma gestão eficaz, ética e inovadora de pessoas e equipas, numa perspetiva organizacional alinhada com os princípios da qualidade e da inclusão.

⏰ Horário: Regime pós-laboral

💻 Formato: B-Learning (via Zoom e no ISPA – Instituto Universitário)

📜 Certificação: Diploma de Pós-Graduação | 25 ECTS

Candidaturas abertas. Aproveite os 10% de desconto até 31 de julho

Candidaturas Abertas

Aprenda da Ciência à Prática com a Pós-Graduação em Saúde Sexual na Prática Clínica

A Pós-Graduação em Saúde Sexual na Prática Clínica da Formação ISPA oferece uma formação especializada, atual e interdisciplinar, dirigida a profissionais que desejam integrar a saúde sexual na sua atuação com rigor científico, competência técnica e responsabilidade ética.

Com um corpo docente experiente e uma abordagem centrada nos direitos humanos, esta formação capacita para a avaliação e intervenção em sexualidade ao longo do ciclo de vida, disfunções sexuais, diversidade de género e articulação com a saúde mental.

Candidaturas abertas. Aproveite os 10% de desconto até 31 de julho

Candidate-se aqui

Candidaturas Abertas | Licenciaturas Ispa 2025/2026

O Ispa – Instituto Universitário tem abertas as candidaturas para as licenciaturas do ano letivo 2025/2026. Com uma formação exigente e orientada pelo pensamento crítico, o Ispa oferece cursos alinhados com a investigação científica e a intervenção prática. Estão disponíveis licenciaturas em Psicologia, Biologia, Educação Básica e Ciências Cognitivas e do Comportamento. A 1.ª fase decorre até 18 de julho.

Ler Mais

Miguel Basto Pereira distinguido com prémio da Sociedade Europeia de Criminologia

Miguel Basto Pereira, professor no Ispa – Instituto Universitário e investigador no William James Center for Research, foi distinguido com o 2025 ESC Early Career Award, atribuído pela Sociedade Europeia de Criminologia. O prémio reconhece investigadores de excelência na área nos primeiros dez anos após o doutoramento. A entrega terá lugar em setembro, em Atenas. Esta é a primeira vez que um português recebe um prémio de carreira da ESC.

Ler Mais

Inscrições Abertas | Provas de Acesso aos Mestrados em Educação Pré-Escolar e Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo

O Ispa – Instituto Universitário tem abertas as inscrições para as provas de acesso aos Mestrados em Educação Pré-Escolar e em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do concurso institucional para 2025/2026. As provas, obrigatórias para todos os candidatos, avaliam competências em língua portuguesa, argumentação lógica e pensamento crítico. A 1.ª fase decorre até 12 de junho. A inscrição é feita por e-mail para candidaturas@ispa.pt.

Ler Mais

Mariana Bassoi Duarte conclui Doutoramento em Psicologia

Para ver este conteúdo deve aceitar a utilização cookies: Definições de cookies

Para ver este conteúdo deve aceitar a utilização cookies: Definições de cookies

Nós Percebemos Ep. #09 | Falhar Melhor: Novas Abordagens para Psicoterapeutas Mais Eficazes

Neste episódio do podcast Nós Percebemos, Miguel Roque Dias, Gestor de Comunicação do Ispa – Instituto Universitário, conversa com o Professor Daniel Sousa, Diretor da Clínica Ispa, e Alexandre Vaz, cofundador da Sentio University, sobre o papel do erro no desenvolvimento profissional dos psicoterapeutas. A discussão desafia ideias feitas sobre sucesso clínico, destacando como falhar pode ser um processo construtivo e transformador. O episódio aborda ainda o impacto do feedback, a aprendizagem contínua e os elementos que contribuem para uma prática mais eficaz. Uma escuta essencial para quem quer crescer na psicoterapia.

YOUTUBE
SPOTIFY

Para ver este conteúdo deve aceitar a utilização cookies: Definições de cookies

Nós Percebemos Ep. #10 | Fenómenos de Grupo: Aspetos Desenvolvimentais e Patológicos

Neste episódio do podcast Nós Percebemos, o Professor Nuno Torres recebe João Paulo Ribeiro, Psicólogo Clínico e Psicodramatista, para uma conversa sobre as dinâmicas que estruturam e desafiam o funcionamento dos grupos. Discutem-se os elementos que promovem ambientes grupais saudáveis, os mecanismos por detrás de comportamentos desviantes e o contributo do psicodrama para a compreensão destes fenómenos. Entre clínica e teoria, este episódio oferece ferramentas úteis para profissionais que trabalham com grupos em contextos terapêuticos, educativos ou institucionais.

YOUTUBE
SPOTIFY

O Serviço de Candidaturas & Atendimento Académico tem como objetivo um contacto mais próximo e facilitado com os seus estudantes e candidatos, gerindo vários canais de atendimento, nomeadamente atendimento remoto.

Podem contactar-nos através de:
candidaturas@ispa.ptsa@ispa.pt
Atendimento +351 218 811 700 (opção 1 e 2)
Segunda a sexta-feira das 10h30 às 13h e das 14h30m às 17h00m 
WhatsApp 910 873 413


Quer receber novidades do Ispa no seu email? Subscreva aqui a nossa Newsletter.



Ispa N1 Minuto #52
Ispa N1 Minuto #51
Ispa N1 Minuto #50
Ispa N1 Minuto #49
Ispa N1 Minuto #48
Ispa N1 Minuto #47
Ispa N1 Minuto #46
Ispa N1 Minuto #45
Ispa N1 Minuto #44
Ispa N1 Minuto #43
Ispa N1 Minuto #42
Ispa N1 Minuto #41
Ispa N1 Minuto #40
Ispa N1 Minuto #39
Ispa N1 Minuto #38
Ispa N1 Minuto #37
Ispa N1 Minuto #36
Ispa N1 Minuto #35
Ispa N1 Minuto #34
Ispa N1 Minuto #33
Ispa N1 Minuto #32
Ispa N1 Minuto #31
Ispa N1 Minuto #30
Ispa N1 Minuto #29
Ispa N1 Minuto #28
Ispa N1 Minuto # 27
Ispa N1 Minuto # 26
Ispa N1 Minuto # 25
Ispa N1 Minuto # 24
Ispa N1 Minuto # 23
Ispa N1 Minuto # 22
Ispa N1 Minuto # 21
Ispa N1 Minuto # 20
Ispa N1 Minuto # 19
Ispa N1 Minuto # 18
Ispa N1 Minuto # 17
Ispa N1 Minuto # 16
Ispa N1 Minuto # 15
Ispa N1 Minuto # 14
Ispa N1 Minuto # 13
Ispa N1 Minuto # 12
Ispa N1 Minuto # 11
Ispa N1 Minuto # 10
Ispa N1 Minuto # 9
Ispa N1 Minuto # 8
Ispa N1 Minuto # 7
Ispa N1 Minuto # 6
Ispa N1 Minuto # 5
Ispa N1 Minuto # 4
Ispa N1 Minuto # 3
Ispa N1 Minuto Edição Especial de Natal
Ispa N1 Minuto # 2
Ispa N1 Minuto # 1