Qualidade

O Sistema Interno de Garantia de Qualidade do ISPA (SIGQ) foi formalizado em 2010 enquanto instrumento de gestão holística da qualidade institucional e desde então passou por uma sucessão de estágios evolutivos que culminaram na sua acreditação pela A3ES em 2020 por um período de seis anos.

A abordagem institucional à gestão da qualidade, foi desde sempre participada e descentralizada orientada para os resultados e qualidade dos entregáveis, sobretudo dos processos nucleares da instituição: o ensino-aprendizagem, a produção e transferência de conhecimento (I&D).

Protagonizada por um conjunto diversificado de atores académicos (órgãos de jurisdição técnico científica, pedagógica, estruturas de governo e estruturas representativas dos estudantes e demais stakeholders) a gestão da qualidade no ISPA têm sido, desde os anos 80 do século passado, uma manifestação diferenciadora da cultura organizacional.

No início deste século a centralidade da qualidade institucional adquiriu uma dimensão sistémica com a formalização e estruturação dos instrumentos existentes no quadro de uma política da qualidade compreensível e explicitada.

Desde então o sistema de garantia interna da qualidade têm sido administrado por uma estrutura dedicada, inicialmente designada por Gabinete de Estudos, Planeamento e Prospetiva (2006), viria a dar lugar ao Gabinete de Sistemas, Projetos e Operações (2015), alargando nesta fase o seu âmbito de atuação também á gestão de projetos especiais até á sua reconversão em 2020 no que hoje se designa por Departamento de Sistemas de Informação e Qualidade (DSIQ) com competências especificas na gestão integrada da qualidade e, neste âmbito, do SIGQ do ISPA bem como nas suas múltiplas declinações: gestão da Informação e de instrumentos de apoio à decisão, gestão do risco e da conformidade, auditoria interna, digitalização e gestão de projetos estruturantes e transformativos de natureza organizacional.

Apesar da crescente especialização das estruturas dedicadas à gestão da qualidade esta evolução procurou assegurar e valorização da cultura participativa e ativa dos processos de garantia da qualidade institucional, desde sempre um fator diferenciador e determinante na atuação, nos resultados e na representação social do ISPA.

Assim sendo o DSIQ trabalha em rede com as demais estruturas internas com competências especificas na gestão técnica, cientifica e pedagógica (Conselho de Administração, Conselhos Cientifico e Pedagógico, Direções de Escola) servindo sobretudo de facilitador e/ou integrador do SIGQ do ISPA, articulando os diversos atores externos e demais partes interessadas, monitorando responsabilidades e assegurando a consistência e disponibilidade de documentação produzida no seu âmbito.

O SIGQ do ISPA tem atravessado um conjunto de estágios evolutivos distinguindo-se estes pelo grau de desenvolvimento, maturidade e capacidade de disrupção que têm introduzido no ecossistema institucional.

Numa primeira fase corresponde à formalização do SIGQ, que passou a reunir, numa única framework, os instrumentos, práticas e recursos afetos à monitorização da qualidade dos produtos e demais entregáveis da atividade institucional. Esta fase poderemos designá-la com o acrónimo SIGQ 1.0.

A segunda fase corresponde à adoção de uma abordagem holística à politica institucional para a qualidade conducente à consolidação de uma cultura para a qualidade coerente e consequente. É nesta fase que são aprovados os principais documentos estruturantes do SIGQ em resultado de uma reflexão e discussão partilhada com base nos referenciais nacionais e internacionais, boas-praticas e benchmarking sistemático. Esta é a fase SIGQ 2.0, e que foi submetida a acreditação pela A3ES em 2018 (ASIGQ2018) e objeto de acreditação por 6 anos..

A fase atual, que poderemos designar por SIGQ 3.0, é caracterizada pela consolidação e otimização dos respetivos instrumentos, com especial ênfase nos instrumentos de apoio à decisão, de prestação de contas e de aferição da tangibilidade/impacto e relevância aos resultados da atividade institucional.

Em articulação com o quadro estratégico e com a sua matriz identitária enformada pelo propósito, missão e valores institucionais são considerados como elementos estruturantes para o desenvolvimento e implementação da política para a qualidade do ISPA os seguintes documentos: i) Plano Estratégico; ii) O Plano da Qualidade e respetivos Planos Anuais; iii) Os Relatórios Anuais da Qualidade; iv) As grandes Opções do Plano e do Orçamento; v) o Manual da Qualidade; vi) O Catálogo de Processos


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