Transformação Digital

O plano estratégico do ISPA confere especial prioridade à digitalização e desmaterialização de processos e atividades, no âmbito de uma abordagem holística e compreensível, que considera também dimensões como a gestão dos canais de comunicação e a disponibilização de informação oportuna, relevante e contextualizada.
Na verdade, a agenda de transformação digital tem vindo a ser prosseguida, de forma sistemática, na última década passando por vários estágios que contemplaram: i) a definição e implementação de uma política de desenvolvimento dos sistemas de informação do ISPA; ii) a perspetivas de evolução da arquitetura do modelo de dados (incluído os metadados) e ecossistema aplicacional; iii) a estabilidade e escalabilidade, no médio/longo prazo (10-15 anos) das soluções a implementa considerando as megatendências e o “estado da arte” da tecnologia da informação e comunicação.
Neste quadro foi implementado, em 2016, um conjunto de medidas visando a otimização operacional utilizando metodologias BPM e a integração aplicacional dos ERPs de administração académica (SOPHIA), Financeira (PHC) e logística (CALENDAR).
Um ano mais tarde, 2017, foi desenvolvida a intranet colaborativa do ISPA (ISPADIGITAL) destinada a toda a comunidade académicas do ISPA e que passou a ser a única porta de entrada para o ecossistema digital do ISPA. A partir desta plataforma passou a ser possível aceder a um conjunto de funcionalidades de suporte operacional (processos, subprocessos e atividades) com um levado grau de automação, permitindo o acesso a: i) informação de apoio á decisão, indicadores, dashboards e ao Balance ScoreCard institucional (no âmbito das atividades de gestão estratégica); ii) serviços de secretaria virtual com emissão de documentos digitais em tempo real, pagamentos e gestão da conta corrente do estudante, consulta do processo académico, inscrições, avaliações e balcão digital; iii) gestão de processos de forma desmaterializada e com elevado nível de automação (sejam processos nucleares ou de suporte á atividade institucional)
O portal ISPADIGITAL autoconfigura-se automaticamente em função do perfil de utilizador (estudante, docente ou não docente) apresentando funcionalidades, informação e canais de comunicação ajustados às necessidades de cada utilizador incluindo uma área designada por base de conhecimento na qual cada um pode encontrar informação estruturada que lhe é especialmente dirigida relacionada com a sua condição e experiência académica e também o atendimento automático a estudantes e candidatos suportado em inteligência artificial através do bot ATHENA disponível 24×7.
No âmbito dos recursos e tecnologias educativas e suporte ao processo ensino aprendizagem o ISPA têm efetuado, nos últimos 10 anos, um investimento significativo na implementação de soluções que otimizem: i) o acesso a bases de dados e ao acervo bibliográfico do Centro de Documentação em formato digital (B-on), incluindo o acesso remoto; ii) a deteção de plágio e fraudes conexas (turnitm); iii) o acesso a repositórios de informação e suporte ao ensino, incluindo o ensino à distância (e-campus); iv) a monitorização da execução de atividade e desempenho dos colaboradores docentes e não-docentes.
No âmbito da organização pedagógica, gestão, governação e prestação de contas importa destacar a reformulação e digitalização de modelo de procurement , ocorrida em 2022 e a adoção de ferramentas digitais de suporte à afetação da atividade docente, ao controlo de gestão e ao reporte público com informação do desempenho institucional através dos canais institucionais (ispa.pt e intranet.ispa.pt) com as quias se integram automaticamente e em tempo real.
Duas referencias finais para; i) a gradual introdução da tecnologia 5G e de soluções baseadas no paradigma IoT (internet das coisas) nas operações de gestão do edificado (energética, água e resíduos, segurança, manutenção e conservação), gestão de equipamentos críticos, incluindo os de investigação aparatos experimentais, aparelhos de criogenia, monitorização de biotérios e datacenters) com recurso intensivo à telemetria e à interconexão digital de equipamentos com a internet, gestão de viaturas e suporte ao trabalho de campo no âmbito das atividades de ensino e investigação ii) desenvolvimento do potencial introduzido por soluções de realidade aumentada e inteligência artificial, sobretudo nas atividades de ensino aprendizagem, investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras no âmbito da extensão universitária (p.e. serviços clínicos) bem como no enriquecimento das experiencia e vida académica da comunidade ISPIANA e de todas as demais partes interessadas.