Balanço(s) nosso(s) – olhar o passado; sentir o agora; preparar, corajosamente, o futuro
Ana Teresa Brito – Diretora da Escola de Educação do Ispa – Instituto Universitário
Escrevo no dia mais longo do ano; no tempo de começar a finalizar o nosso ano letivo. Nosso porque construído com estudantes, colegas, colaboradores que são força partilhada de visão, missão e ação universitária.
Neste caminho, sempre novo, desafiante e diverso, destaco como constante a busca da Pedagogia na formação, o modo como nela se singulariza. As conceções e abordagens de ensino/aprendizagem no ensino superior têm sido objeto de estudo, reflexão e problematização em investigação, mas é o pulsar das práticas pedagógicas reais que maior inquietação e questionamento (me) provoca. Há, neste tempo de balanço, uma permeabilidade maior – uma sensibilidade do que fomos capazes de alcançar na Pedagogia do Encontro e do que ficou aquém na corrida do tempo.
Neste contexto, partilho a frase que foi refrão do ano, recuperada de há décadas; que se tornou farol no gesto pedagógico que procurámos, partilhadamente, (re)viver: o novo educador “não desiste de ninguém, pede muito a todos, adapta-se a cada um” (Orey, 1996). É aqui que se joga a urgência das práticas pedagógicas reais no ensino superior, procurando a concretização de “novos futuros juntos” (UNESCO, 2022).
O II Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação, que se aproxima (10 e 11 de julho), é, no fechar do ano letivo, reflexo contínuo dessa busca – como Tolentino Mendonça, procuramos “Dentro e fora// a mesma claridade// sem reserva nem cálculo”, assente na coragem que vem da colaboração, da relação, que se fortalece e renova no futuro, porque estamos juntos num mesmo propósito.
Assim, procuramos força para o novo ano, defendendo, com perseverança, a dignidade de ser Pessoa e o papel que cada um de nós desempenha para a concretizar; assim – olhando o passado e vivendo mais plenamente o presente – procuramos preparar, corajosamente, o futuro.
Ana Rita Barros é psicóloga, com formação em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (atual Ispa – Instituto Universitário), onde concluiu o mestrado integrado em 2010. Em 2018, regressou ao Ispa para aprofundar os seus conhecimentos, através do Curso de Estudos Aprofundados em Psicologia do Desenvolvimento.
Ao longo do seu percurso, tem investido continuamente na formação especializada, destacando-se a pós-graduação em Psicologia Cognitivo-Comportamental na Criança e no Adolescente (2020) e a certificação em “ABA Funcional: Pyramid Approach to Education”, pela Pyramid Educational Consultants Portugal, Lda (2021), entre outras formações complementares.
Desde 2010, exerce atividade como psicóloga, com um trajeto profissional fortemente orientado para a área do desenvolvimento infantil — domínio pelo qual nutre uma dedicação profunda. Integrou diversos projetos de investigação na antiga Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação (UIPCDE – ISPA), enquanto bolseira, centrando-se no impacto dos contextos familiar e educativo no desenvolvimento da criança. Tem trabalhos publicados em revistas científicas e tem apresentado comunicações em congressos internacionais. A sua prática clínica centra-se na criança e na sua família, assumindo uma abordagem sistémica que valoriza a articulação com os diferentes contextos da vida da criança. Possui experiência em avaliação, diagnóstico e intervenção em contextos escolares, psicopedagógicos e clínicos, tendo colaborado com escolas, colégios e clínicas privadas. Atualmente, dedica-se em exclusivo à prática clínica.
“Nós percebemos”: por isso escolhemos não ficar calados
Miguel Roque Dias – Gestor de Comunicação do Ispa – Instituto Universitário
Vivemos tempos apressados. A velocidade com que os dias nos engolem deixou de ser um cliché para se tornar uma evidência mensurável. Aceleram-se os ritmos, comprimem-se as dúvidas, patologizam-se as fragilidades. Pelo caminho, perdeu-se a escuta.
Na escola, no trabalho, nas redes sociais, as respostas instantâneas sobrepõem-se à compreensão real. Um jovem cala-se e alguém diz que é preguiça. Uma criança isola-se e ouve-se que é só uma fase. Um adulto reage com raiva descontrolada e sentencia-se que é instável.
II Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação
O Ispa – Instituto Universitário recebe, nos dias 10 e 11 de julho, o II Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação, organizado pela Escola de Educação do Ispa, em parceria com o EduNOVA ISPA, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra e o Centro de Investigação & Inovação em Educação. O evento promove o debate em torno de temas como transições curriculares, ensino diferenciado, formação docente e colaboração entre profissionais da educação, num contexto de mudança social e pedagógica.
10 e 11 de julho de 2025 | Auditório Armando de Castro – Ispa – Instituto Universitário | Participação mediante inscrição e bilhete
Candidate-se durante a 1.ª fase para desfrutar de vantagens exclusivas.
A Pós-Graduação em Administração e Organização Educacional de Pessoas da Formação ISPA prepara profissionais da educação para enfrentar os desafios da gestão escolar contemporânea, com uma formação sólida nas áreas da liderança, planeamento estratégico, avaliação e organização de recursos humanos em contextos educativos.
Desenvolva competências para uma gestão eficaz, ética e inovadora de pessoas e equipas, numa perspetiva organizacional alinhada com os princípios da qualidade e da inclusão.
Horário: Pós-laboral
Formato: B-Learning (via Zoom e no ISPA – Instituto Universitário)
Certificação: Diploma de Pós-Graduação | 25 ECTS
Aprenda da Ciência à Prática com a Pós-Graduação em Psicogerontologia
Com o envelhecimento progressivo da população, torna-se imperativo compreender e intervir nas complexas dinâmicas associadas ao processo de envelhecimento. A Pós-Graduação em Psicogerontologia da Formação ISPA oferece uma formação especializada, multidisciplinar e prática, capacitando profissionais para responder eficazmente aos desafios colocados pelo envelhecimento em contextos clínicos, sociais e comunitários.
Este programa aborda temas como a psicologia do envelhecimento, psicopatologia, aconselhamento ao idoso e à família, gestão de equipas e prevenção do stress ocupacional, promovendo uma intervenção holística e centrada na pessoa idosa. Com um corpo docente experiente e uma abordagem pedagógica interativa, esta formação é ideal para profissionais que atuam ou pretendem atuar em instituições de apoio a idosos, lares, centros de dia, serviços de apoio domiciliário e outras estruturas dedicadas ao envelhecimento ativo e saudável.
Pós-laboral
Ensino a distância (via Zoom)
Certificação: Diploma de Pós-Graduação | 44 ECTS
Candidaturas abertas
10% de desconto até 31 de julho
Candidate-se durante a 1.ª fase para desfrutar de vantagens exclusivas.
A Pós-Graduação em Saúde Sexual na Prática Clínica da Formação ISPA oferece uma formação especializada, atual e interdisciplinar, dirigida a profissionais que desejam integrar a saúde sexual na sua atuação com rigor científico, competência técnica e responsabilidade ética.
Dirigida a psicólogos, médicos, enfermeiros, educadores e outros profissionais da saúde e da intervenção social.
Com um corpo docente experiente e uma abordagem centrada nos direitos humanos, esta formação capacita para a avaliação e intervenção em sexualidade ao longo do ciclo de vida, disfunções sexuais, diversidade de género e articulação com a saúde mental.
Horário: Regime pós-laboral
Formato: B-Learning (via Zoom e no ISPA – Instituto Universitário)
Certificação: Diploma de Pós-Graduação | 14 ECTS
Candidaturas Abertas | Mestrados Ispa 2025/2026
O Ispa – Instituto Universitário tem abertas as candidaturas para os mestrados do ano letivo 2025/2026. Com uma formação avançada, centrada na investigação e na prática especializada, o Ispa oferece mestrados em Psicologia, Educação, Neurociências e Biologia Marinha. A 1.ª fase decorre até 23 de julho.
Três Professores do Ispa entre os Melhores Cientistas Mundiais em Psicologia
Marian Bakermans-Kranenburg, Gün Refik Semin e Isabel Leal, professores catedráticos do Ispa – Instituto Universitário, integram o ranking internacional dos melhores cientistas em Psicologia, divulgado pela plataforma Research.com.
A distinção, baseada no D-index (que avalia publicações e citações na área), reconhece investigadores com impacto académico de excelência. A presença destes três docentes reforça o prestígio do Ispa e confirma o papel da instituição na produção de conhecimento com relevância global.
Aberto Concurso Internacional para Investigador Júnior em Psicologia
O Ispa – Instituto Universitário abriu concurso internacional para a contratação de um Investigador Júnior em Psicologia, no âmbito do Estímulo ao Emprego Científico (Ref. CEECINST/010/CT/2025).
Destina-se a doutorados com experiência em áreas como Cognição Social, Psicologia Social, da Saúde ou do Desenvolvimento, com doutoramento concluído há menos de cinco anos. O contrato terá duração até agosto de 2028, com integração no William James Center for Research.
As candidaturas decorrem até 21 de julho de 2025 e devem ser enviadas para candidaturas.investigadores@ispa.pt.
Nós Percebemos Ep. #12 | Serious Play: O Brincar a Sério na Psicologia Clínica
Neste episódio do podcast Nós Percebemos, Miguel Roque Dias, Gestor de Comunicação do Ispa – Instituto Universitário, modera uma conversa com Miguel Trigo, psicólogo clínico e docente no Ispa, e Raúl Melo, especialista em intervenção psicológica e comportamental. O tema central é o conceito de Serious Play e a sua aplicação em contextos clínicos.
A conversa explora a importância do brincar na psicoterapia, as diferenças entre jogo espontâneo e dinâmicas estruturadas como o Lego©, e os benefícios desta abordagem junto de diferentes populações. Fala-se ainda de desporto, videojogos e comportamentos de risco, como o gambling. Um episódio esclarecedor sobre como o lúdico pode ser uma ferramenta terapêutica poderosa.
O Serviço de Candidaturas & Atendimento Académico tem como objetivo um contacto mais próximo e facilitado com os seus estudantes e candidatos, gerindo vários canais de atendimento, nomeadamente atendimento remoto.
Podem contactar-nos através de:
candidaturas@ispa.pt | sa@ispa.pt
Atendimento +351 218 811 700 (opção 1 e 2)
Segunda a sexta-feira das 10h30 às 13h e das 14h30m às 17h00m
WhatsApp 910 873 413
Ispa N1 Minuto #53
Ispa N1 Minuto #52
Ispa N1 Minuto #51
Ispa N1 Minuto #50
Ispa N1 Minuto #49
Ispa N1 Minuto #48
Ispa N1 Minuto #47
Ispa N1 Minuto #46
Ispa N1 Minuto #45
Ispa N1 Minuto #44
Ispa N1 Minuto #43
Ispa N1 Minuto #42
Ispa N1 Minuto #41
Ispa N1 Minuto #40
Ispa N1 Minuto #39
Ispa N1 Minuto #38
Ispa N1 Minuto #37
Ispa N1 Minuto #36
Ispa N1 Minuto #35
Ispa N1 Minuto #34
Ispa N1 Minuto #33
Ispa N1 Minuto #32
Ispa N1 Minuto #31
Ispa N1 Minuto #30
Ispa N1 Minuto #29
Ispa N1 Minuto #28
Ispa N1 Minuto # 27
Ispa N1 Minuto # 26
Ispa N1 Minuto # 25
Ispa N1 Minuto # 24
Ispa N1 Minuto # 23
Ispa N1 Minuto # 22
Ispa N1 Minuto # 21
Ispa N1 Minuto # 20
Ispa N1 Minuto # 19
Ispa N1 Minuto # 18
Ispa N1 Minuto # 17
Ispa N1 Minuto # 16
Ispa N1 Minuto # 15
Ispa N1 Minuto # 14
Ispa N1 Minuto # 13
Ispa N1 Minuto # 12
Ispa N1 Minuto # 11
Ispa N1 Minuto # 10
Ispa N1 Minuto # 9
Ispa N1 Minuto # 8
Ispa N1 Minuto # 7
Ispa N1 Minuto # 6
Ispa N1 Minuto # 5
Ispa N1 Minuto # 4
Ispa N1 Minuto # 3
Ispa N1 Minuto Edição Especial de Natal
Ispa N1 Minuto # 2
Ispa N1 Minuto # 1