Pensar, refletir ou partilhar ideias e experiências sobre integração e inclusão social ocupam parte significativa do meu tempo profissional e pessoal. Atualmente, convivemos com inúmeros contributos imanentes da ciência, de todas as formas de expressão artística, do discurso sociopolítico acerca da justiça da inclusão, da beleza da inclusão, do bem-estar resultante da inclusão, da inclusão como fator protetor de vulnerabilidades, dificuldades, problemas, crises e outros eventos críticos.
No entanto, o facto mais contundente é que somos excluídos da vasta maioria das esferas sociais com a exceção da ínfima parte do mundo que conhecemos e em que consideramos estar integrados, de que nos sentimos fazer parte, onde nos incluem e têm em consideração.
A partir da investigação e prática de três décadas intensas de trabalho sobre a integração de pessoas em circunstâncias desafiantes nos percursos e processos de integração social e comunitária aprendemos que, mesmo em situações difíceis como a institucionalização, a detenção ou, paradoxalmente, a situação de sem-abrigo ou de grave precariedade habitacional ou migração, os seres humanos são capazes de formas extraordinárias de integração e de resiliência face à exclusão, muitas vezes pelo simples facto de conseguirem sobreviver a situações de extrema adversidade.
A ideia de integração tem sido objeto de muito interesse científico da Psicologia e outras Ciências Sociais com abordagens centradas na presença física, participação em atividades comunitárias, utilização de serviços, bens e recursos, sentimento de segurança, de influência, bem como as oportunidades de produzir e consumir.
A ideia de inclusão, interesse mais recente e proveniente do debate social, centra-se no reconhecimento generalizado dos benefícios da inclusão social na saúde, bem-estar e qualidade de vida e nos fatores associados às dinâmicas de inclusão e exclusão com base em liberdades, oportunidades de ser e de agir, remetendo para esferas mais abrangentes da relação entre as pessoas e os contextos sociais e comunitários. A integração e inclusão são elementos inextricáveis da essência humana e estamos sempre à procura de novas formas de sermos incluídos/as e estarmos integrados/as… Não é tarefa fácil!!
Maria João Vargas-Moniz
Investigadora da APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities and Inclusion
Artigo de Maryse Guedes,
Investigadora do William James Center for Research
Segundo uma perspetiva desenvolvimental-transacional, a inibição comportamental na primeira infância pode ser entendida como o retraimento biologicamente determinado perante pessoas, situações e atividades novas (Fox et al., 2005). A investigação tem mostrado que, quando elevada e estável, a inibição comportamental é um precursor de comportamentos socialmente retraídos no grupo de pares (Rubin et al., 2009) e um fator de risco para o desenvolvimento de perturbações de ansiedade futuras (Sandström et al., 2020).
Contudo, o conhecimento teórico e empírico, ancorado numa perspetiva desenvolvimental-transacional, reconhece que a intervenção precoce com os pais e as crianças socialmente retraídas no grupo de pares é importante para a promoção de trajetórias desenvolvimentais adaptativas (Rubin & Chronis-Tuscano, 2021). Uma meta-análise recente concluiu que as intervenções dirigidas a pais e crianças socialmente retraídas são eficazes na redução da ansiedade destas últimas (Ooi et al., 2022). As barreiras à adesão das famílias com dificuldades no acesso aos serviços de saúde mental infantil (Morgan et al., 2016) e as restrições impostas pela crise pandémica (Comer et al., 2021) conduziram a um interesse crescente no desenvolvimento e na avaliação da eficácia de intervenções online dirigidas às crianças socialmente retraídas e às suas famílias.
Recentemente, o Grupo de Desenvolvimento Social do William James Center for Research, em colaboração com a Universidade de Maryland, conduziu um estudo preliminar, numa amostra de 57 famílias que participaram num programa de intervenção (Programa da Tartaruga) dirigido a crianças socialmente retraídas em idade pré-escolar (3-5 anos) e aos seus pais. Os resultados do estudo evidenciaram que as mães que participaram na modalidade presencial e na modalidade online do Programa da Tartaruga com os seus filhos relataram uma diminuição significativa dos sintomas de ansiedade nas crianças e uma melhoria da capacidade materna de demonstrar afeto, aceitação e responsividade em relação às necessidades das crianças do período pré-intervenção para o período pós-intervenção, por comparação com as mães de um grupo de lista de espera. Além disso, as mães descreveram níveis comparáveis de satisfação com as mudanças decorrentes da participação no Programa da Tartaruga, em ambas as modalidades de intervenção. Independentemente da modalidade de intervenção, a satisfação das mães com as mudanças decorrentes da participação no Programa da Tartaruga foi mais elevada, quando estas identificaram menos sintomas de ansiedade e maior capacidade dos seus filhos se envolverem em comportamentos prossociais (e.g., partilhar, negociar conflitos, cooperar), antes do início da intervenção.
Embora preliminares, os resultados obtidos são promissores, na medida em que as intervenções online têm potencial para maximizar os indicadores de custo-efetividade e de minimizar as barreiras à procura de ajuda precoce pelas famílias. Estes resultados sublinham ainda a importância de uma avaliação desenvolvimental para identificar áreas de dificuldades e de bom funcionamento nas crianças socialmente retraídas, antes da intervenção. Esta avaliação pode guiar o delineamento de estratégias motivacionais baseadas na evidência para otimizar o envolvimento e a satisfação parental com este tipo de programas de intervenção, quer sejam implementados em modalidade online, quer sejam implementados em modalidade presencial.
Maryse Guedes
Investigadora do William James Center for Research
Conheça os últimos artigos publicados.
Psis Letras: Encontro com os Autores
A exposição “Psis Letras: Exposição de Livros de Antigos Alunos” encerra com um “Encontro com os Autores”. Estiveram envolvidos 19 Alumni do Ispa e a iniciativa insere-se nas celebrações dos 60 anos da instituição.
02 de junho | 17h00 | Sala de Atos do Ispa – Instituto Universitário
Entrada livre
Conferência: “Promover o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância: Contributos do projeto PARTICIPA”- Cecília Aguiar
Inserida no Ciclo de de Conferências do Ispa, a palestra de Cecília Aguiar – Promover o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância: Contributos do projeto PARTICIPA debruça-se sobre os direitos das crianças e a abordagem desenvolvida pelo projeto Erasmus+ PARTICIPA.
Entrada Livre
Fora de Portas – Terapia Familiar e Intervenção Sistémica com a Comunidade
Fora de Portas – Terapia Familiar e Intervenção Sistémica com a Comunidade é um encontro co-promovido pela Sociedade Portuguesa Terapia Familiar, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Ispa – Instituto Universitário.
O evento pretende ser um cruzamento dos pontos de vista das teorias, das práticas, das famílias e dos terapeutas familiares, terminando com um olhar sobre o futuro da intervenção sistémica com a comunidade.
23 de junho | 09h30 | Auditório Armando de Castro no Ispa – Instituto Universitário
Inscrição gratuita
Introdução à análise de dados SPSS
O curso pretende introduzir os formandos à análise de dados em ambiente SPSS, com particular enfoque para questões de investigação em ciências sociais e humanas.
No final do curso espera-se que os formandos sejam capazes de criar uma base de dados, escolher a metodologia estatística mais adequada para cada situação e interpretar corretamente os resultados obtidos nos outputs do SPSS.
Recursos de Investigação
Este curso aborda um conjunto de competências essenciais à produção e comunicação de relatórios e artigos de suporte à tomada de decisão na área da gestão.
Os conteúdos estão organizados de forma que os participantes desenvolvam competências de análise crítica no uso e gestão de recursos de investigação. Para isso, a organização em módulos vai permitir atualizar e desenvolver conhecimentos sobre recursos de investigação, como são exemplo: Qualtrics, Mendeley, SPSS, Web of Science, Business Source Complete e os recursos de acesso aberto (e.g., RCAAP e SciELO). São ainda enumeradas as principais caraterísticas da escrita científica de artigos e projetos de investigação de acordo com as normas da APA, bem como os processos de submissão, revisão e publicação científica.
Os conteúdos inovadores de cada módulo privilegiam o uso e a discussão de casos reais permitindo a interação, discussão, partilha e aprendizagem entre participantes e formadores.
O curso é desenvolvido em colaboração com a APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion.
Análise de dados com R
A estatística e a análise de dados quantitativa é hoje em dia uma realidade incontornável em todos os campos científicos e em todas as empresas. Entender a realidade, detetar padrões e decifrar resultados encontram na estatística, na análise de dados e nos modelos de equações estruturais ferramentas poderosas. Por seu lado, no mercado complexo e competitivo dos softwares de análise de dados, o R vem-se afirmando como o software de referência pela flexibilidade de ser open source e pelo facto de ser gratuito.
Neste conjunto de dois cursos, que podem ser frequentados separadamente, encontrará uma introdução completa à análise de dados com recurso a R, começando pela utilização do próprio software e da estatística básica até aos modelos de path analysis e aos modelos de equações estruturais.
Daniel Sousa no Diário de Notícias
Cláudia Carvalho na RTP
João Marôco no Publico
Maria João Gouveia na Forum Estudante
David Neto no Expresso
Paulo Catry na RTP
Ivone Patrão no Observador
Rui Oliveira na Antena 2
Pedro Almeida no Expresso
Ana Cristina Silva no Diário de Notícias
Carla Sousa Santos no Médio Tejo
José Morgado na Sábado
Ana Pereira na Forum Estudante
O Serviço de Candidaturas & Atendimento Académico tem como objetivo um contacto mais próximo e facilitado com os seus estudantes e candidatos, gerindo vários canais de atendimento, nomeadamente atendimento remoto.
Podem contactar-nos através de:
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Ispa N1 Minuto Edição Especial de Natal
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