Eventos

Conferência: “Promover o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância: Contributos do projeto PARTICIPA”- Cecília Aguiar

16 Junho 2023
12:00h

Auditório Armando de Castro

Ispa – Instituto Universitário

Inserida no Ciclo de de Conferências do Ispa, a palestra de Cecília Aguiar – Promover o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância: Contributos do projeto PARTICIPA debruça-se sobre os direitos das crianças e a abordagem desenvolvida pelo projeto Erasmus+ PARTICIPA.

Entrada Livre

Resumo:
As crianças têm o direito de participar em todos os assuntos que as afetam e de ver as suas perspetivas respeitadas e consideradas. A implementação deste direito é essencial para uma sociedade democrática embora continue a ser um desafio, nomeadamente no que diz respeito às crianças mais novas.

Considerando que os profissionais de educação de infância constituem guardiões da participação das crianças, o projeto Erasmus+ PARTICIPA desenvolveu uma abordagem de desenvolvimento profissional, envolvendo a criação de um curso online aberto e massivo (MOOC) e instrumentos de autoavaliação para profissionais de educação de infância (coordenadores/as, educadores/as e assistentes operacionais), com o objetivo de promover conhecimentos, atitudes e práticas favoráveis à promoção da participação das crianças.

Nesta conferência, descrevemos (a) o processo participativo através do qual os recursos foram desenvolvidos, envolvendo profissionais de educação de infância em Portugal, na Bélgica, na Polónia e na Grécia; e (b) os resultados do estudo de viabilidade desta abordagem. Os resultados obtidos sugerem que o uso destes recursos de desenvolvimento profissional influenciou positivamente as crenças, atitudes e práticas de participação dos profissionais de educação de infância, e pode contribuir para atenuar variações sazonais na qualidade das interações adulto-criança durante o ano letivo, tendo o potencial de influenciar as práticas e experiências de participação das crianças em contextos de educação de infância.

Nota biográfica

Cecília Aguiar é docente no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, diretora do Departamento de Psicologia Social e das Organizações e investigadora no CIS-IUL – Centro de Investigação e Intervenção Social. Com formação em psicologia do desenvolvimento e da educação, tem conduzido e participado em projetos de investigação no âmbito da qualidade dos contextos de educação de infância e dos seus efeitos no desenvolvimento social das crianças. Coordenou o work package sobre currículo, pedagogia e clima social no projeto H2020 ISOTIS e coordenou a participação portuguesa no âmbito dos projetos Erasmus+ KIT@ e BECERID, o último dos quais lançou o blogue PrimeirosAnos.pt, um recurso dirigido a profissionais de educação de infância, baseado em investigação. Entre 2019 e 2022, coordenou o projeto Erasmus+ PARTICIPA – Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education.


Outros eventos

ver todos