07 Nov 2024 a 31 Jan 2025
Exposição | A Fuga
O Ispa – Instituto Universitário recebe, a partir de 7 de novembro, uma obra singular que desafia as fronteiras entre o espaço físico e o mental. A...
Inserida no Ciclo de de Conferências do Ispa, a palestra de Cecília Aguiar – Promover o direito de participação das crianças em contextos de educação de infância: Contributos do projeto PARTICIPA debruça-se sobre os direitos das crianças e a abordagem desenvolvida pelo projeto Erasmus+ PARTICIPA.
Entrada Livre
Resumo:
As crianças têm o direito de participar em todos os assuntos que as afetam e de ver as suas perspetivas respeitadas e consideradas. A implementação deste direito é essencial para uma sociedade democrática embora continue a ser um desafio, nomeadamente no que diz respeito às crianças mais novas.
Considerando que os profissionais de educação de infância constituem guardiões da participação das crianças, o projeto Erasmus+ PARTICIPA desenvolveu uma abordagem de desenvolvimento profissional, envolvendo a criação de um curso online aberto e massivo (MOOC) e instrumentos de autoavaliação para profissionais de educação de infância (coordenadores/as, educadores/as e assistentes operacionais), com o objetivo de promover conhecimentos, atitudes e práticas favoráveis à promoção da participação das crianças.
Nesta conferência, descrevemos (a) o processo participativo através do qual os recursos foram desenvolvidos, envolvendo profissionais de educação de infância em Portugal, na Bélgica, na Polónia e na Grécia; e (b) os resultados do estudo de viabilidade desta abordagem. Os resultados obtidos sugerem que o uso destes recursos de desenvolvimento profissional influenciou positivamente as crenças, atitudes e práticas de participação dos profissionais de educação de infância, e pode contribuir para atenuar variações sazonais na qualidade das interações adulto-criança durante o ano letivo, tendo o potencial de influenciar as práticas e experiências de participação das crianças em contextos de educação de infância.
Nota biográfica
Cecília Aguiar é docente no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, diretora do Departamento de Psicologia Social e das Organizações e investigadora no CIS-IUL – Centro de Investigação e Intervenção Social. Com formação em psicologia do desenvolvimento e da educação, tem conduzido e participado em projetos de investigação no âmbito da qualidade dos contextos de educação de infância e dos seus efeitos no desenvolvimento social das crianças. Coordenou o work package sobre currículo, pedagogia e clima social no projeto H2020 ISOTIS e coordenou a participação portuguesa no âmbito dos projetos Erasmus+ KIT@ e BECERID, o último dos quais lançou o blogue PrimeirosAnos.pt, um recurso dirigido a profissionais de educação de infância, baseado em investigação. Entre 2019 e 2022, coordenou o projeto Erasmus+ PARTICIPA – Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education.
07 Nov 2024 a 31 Jan 2025
O Ispa – Instituto Universitário recebe, a partir de 7 de novembro, uma obra singular que desafia as fronteiras entre o espaço físico e o mental. A...
25 Nov 2024 a 11 Dez 2025
O Ispa – Instituto Universitário inaugura no dia 25 de novembro, às 12h na Galeria Dr. Mário Casimiro, uma exposição integrada no “Dia Internacional para a Eliminação...
04 a 18 Dez 2024
O Ginásio do ISPA será o palco da apresentação de “Miragens II” nos dias 4, 11 e 18 de dezembro, às 20h. A produção original do dISPAr...
04 Dez 2024
O Ispa-Instituto Universitário será o palco do evento “LGBTQuê?”, promovido pelo Núcleo isPRIDE, que promete criar um espaço inclusivo de diálogo e aprendizagem sobre sexualidade e literacia...