O Programa de Desenvolvimento de Competências de Investigação (Programa DCI) é promovido pelo Gabinete de Apoio à Investigação (GAI) do ISPA e conta com a supervisão científica da Professora Teresa Garcia-Marques e a colaboração do Laboratório de Psicologia.
Objetivo: Promover o desenvolvimento de competências de investigação junto dos estudantes, através de formação específica e da integração em projetos e equipas de investigação do ISPA.
Destinatários: Podem candidatar-se ao Programa DCI todos os estudantes inscritos na Licenciatura em Psicologia.
Intervenientes: Participam no Programa DCI docentes, investigadores e estudantes de doutoramento do ISPA.
O Programa DCI integra duas componentes:
a) Formação, constituída por 4 a 6 módulos realizados no início do programa. A participação nesta componente é obrigatória.
b) Estágio de Investigação, que consiste na integração do estudante numa equipa de investigação e no desenvolvimento de um projeto associado, sob supervisão científica.
Custos de inscrição: A participação é gratuita para estudantes do ISPA.
Duração: A participação no Programa DCI tem a duração de um ano, podendo decorrer em ano letivo distinto daquele em que ocorre a candidatura.
Candidaturas: As candidaturas devem ser submetidas até 25 de novembro de 2026, através do formulário eletrónico de candidatura ao Programa DCI 2026/2027.
Seleção: O número de vagas é limitado. A seleção dos candidatos terá por base a análise da disponibilidade demonstrada em reunião inicial de enquadramento.
Certificado de Participação: Os estudantes que concluam com sucesso o programa terão a sua participação reconhecida no Suplemento ao Diploma. Os participantes externos receberão um certificado comprovativo da conclusão do Programa.
Regulamento: Consulte o Regulamento do Programa DCI.
Mais informações: dci@ispa.pt
Apresentação dos objetivos gerais do programa e das principais metodologias de investigação utilizadas em Psicologia. Pretende-se que os participantes adquiram conhecimentos fundamentais para a condução de estudos experimentais e se familiarizem com os procedimentos de investigação científica.
Este módulo aborda os fundamentos teóricos e metodológicos da análise de conteúdo aplicada à investigação documental e à análise de entrevistas. Inclui igualmente formação introdutória na utilização do software NVivo.
O módulo apresenta a plataforma E-Prime e as suas principais funcionalidades, proporcionando uma experiência prática de conceção, programação e implementação de estudos experimentais.
Módulo de natureza teórico-prática centrado na construção e aplicação de questionários online, na criação de bases de dados e na gestão e tratamento de variáveis para análise posterior.
Em função das necessidades dos projetos de investigação em curso, poderão ser disponibilizados módulos complementares de formação específicos em cada edição do Programa DCI.