Notícias

Ispa promoveu fórum de reflexão sobre os desafios da Psicologia num mundo em mudança

29 de Maio, 2023

Os novos desafios que se colocam à psicologia foi o tema em debate no Fórum “Novos desafios à Psicologia: investigação, ensino, intervenção”, promovido pela Comissão das Comemorações dos 60 anos do Ispa – Instituto Universitário, em coordenação com a Reitoria.

O evento, que decorreu no dia 19 de maio, nas instalações do Ispa – Instituto Universitário, contou com a participação de docentes do Ispa, os seus Alumni, docentes de outras Universidades e especialistas de diferentes instituições nacionais, foi rico em reflexão, debate e troca de experiências.

Os trabalhos abrangeram três grandes áreas que se referem a seguir.

Novas Fronteiras e Pontes em Psicologia

A análise sobre as novas fronteiras e pontes que se desenham para a psicologia no

diálogo interdisciplinar foi realizada por Professores de Psicologia, das Ciências Cognitivas, da Neuropsicologia, das Biociências e da Economia Comportamental.

Nesta mesa salientou-se o papel interdisciplinar do desenvolvimento do conhecimento da área da Psicologia em termos alargados, quer pela interação com disciplinas que respondem a desafios idênticos, quer pela oferta de respostas diferentes e complementares a uma mesma questão, quer ainda pela partilha interdisciplinar de uma

abordagem científica que assenta em princípios epistemológicos idênticos e está munida de metodologias que se inspiram e enriquecem mutuamente. Novas fronteiras e pontes serão inevitáveis para a psicologia e para as disciplinas que lhe estão próximas.

Psicologia e Políticas Públicas

A análise sobre o necessário aprofundamento da presença da Psicologia no domínio da

definição de políticas públicas esteve a cargo de um painel de profissionais e investigadores em Psicologia, Saúde Mental e Ciências da Educação.

Nesta mesa foi salientado o papel que a psicologia teve nas últimas décadas em algumas das mais importantes mudanças que ocorreram nas políticas públicas nos domínios da Saúde Mental e da Educação. Sublinhou-se, contudo, que esse contributo não recebeu a visibilidade social que era devida, nem tem sido reconhecida pelas entidades governamentais. Foi feito um alerta sobre a importância de a psicologia não ser utilizada como “ferramenta de reparação” que desresponsabiliza a ação política.

Neste painel, analisou-se ainda a relevância da participação do psicólogo para a educação e a saúde mental dando espaço a visões que apelam à necessidade de se desenvolverem estudos que forneçam dados que possam apoiar cientificamente sistemas de decisão de política assentes em valores humanistas

Ensino da Psicologia: Ancoragens na Investigação e Intervenção

A análise do ensino da Psicologia ancorado na investigação e na intervenção foi realizada por docentes universitários e investigadores da área da Psicologia. O grupo partilhou a visão da necessidade de uma evolução ao nível do ensino e das práticas pedagógicas associadas ao ensino universitário, com vista a uma aprendizagem participativa, mais centrada em processos de descoberta e autointerrogação, que permita ao aluno conhecer a investigação e seus resultados e construir respostas de intervenção baseadas em evidência científica.

Os desafios de um mundo em mudança

As mudanças e crises sociais dos últimos anos, as reconfigurações das áreas científicas disciplinares, a investigação de orientação pluridisciplinar e as novas perspetivas daí decorrentes, bem como a orientação emergente para políticas públicas baseadas em evidência científica colocam hoje novos e exigentes desafios a todos os domínios científicos, especificamente também à investigação, ensino e intervenção em psicologia.

No que toca à Psicologia, são particularmente desafiantes as reconfigurações das suas fronteiras e pontes disciplinares onde hoje se cruzam, nomeadamente, as restantes ciências sociais, as ciências da educação, as ciências cognitivas, as ciências biológicas, as neurociências e as engenharias. No plano do ensino, estão hoje em curso experiências novas que articulam disciplinas diferenciadas e modelos pedagógicos cada vez mais orientados para a inovação e a autonomia dos alunos. No campo da intervenção, passou-se da ação centrada num único nível para a articulação entre os níveis individual, grupal e institucional.

O Fórum “Novos desafios à Psicologia: investigação, ensino, intervenção” permitiu uma troca de experiências diversificadas produzidas em contextos institucionais também diversificados e uma reflexão que se espera que abra um diálogo com futuro sobre os novos desafios que se colocam à investigação, ao ensino e à intervenção em Psicologia, assim como à transferência de conhecimentos e implementação de políticas públicas e práticas baseadas em evidência científica.

Outras notícias

ver todas