O seu browser não suporta JavaScript! Psicologia da Saúde | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Psicologia da Saúde

Psicologia da Saúde
Prémio de Psicologia - Atribuido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Apresentação do Curso

A Psicologia da Saúde é, desde os anos oitenta, uma das áreas de aplicação mais dinâmicas da Psicologia, quer do ponto de vista da intervenção Clínica e directa em Hospitais, Centros de Saúde e outras estruturas similares, quer do ponto de vista da investigação. A Psicologia da Saúde pode ser definida como a agregação dos contributos educacionais, científicos e profissionais, específicos da disciplina da Psicologia para:

A promoção e manutenção da saúde;

A prevenção e tratamento das doenças;

A identificação dos correlatos etiológicos e diagnósticos com a saúde, doença e disfunções associadas;

A análise e melhoria do sistema de cuidados de saúde e definição da política da saúde.

Este extenso território, que ultrapassa largamente as doenças (incluindo as designadas doenças mentais) e o processo de adoecer, inscreve-se numa perspectiva holística da saúde e perfilhando modelos sócio-ecológicos, possibilita que os campos da saúde, ou sejam, o comportamento humano, o meio ambiente, a biologia e o sistema de cuidados de saúde, sejam o estimulante palco de formação desta nossa proposta de um 2º ciclo em Psicologia de Saúde.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) CEF/0910/12677. 

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos.

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres lectivos, correspondendo a um total de 120 ECTS. A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Mestre em Psicologia da Saúde.

 

Habilita para a prática autónoma da Psicologia, desde que titular de uma licenciatura (1º ciclo) em Ciências Psicológicas ou Psicologia e cumpridos os requisitos exigidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes oportunidades de mobilidade académica que lhes permitem a obtenção de créditos e/ou a realização de trabalhos de investigação da Europa e resto do mundo.

 

Formação complementar

Visando proporcionar aos estudantes do Mestrado Integrado em Psicologia e do Mestrado em Psicologia da Saúde do ISPA uma formação especializada numa área do conhecimento atual, com elevada pertinência social e que releva o papel do psicólogo nos diversos contextos jurídico legais, foi criada uma Pós-Graduação em Psicocriminologia.

 

Num contexto caracterizado por uma difícil conjuntura socio-económica e pela emergência de novos fenómenos e manifestações de criminalidade torna-se particularmente pertinente o contributo de técnicos especializados na área da Psicocriminologia, no sentido de responder às necessidades crescentes do sistema de justiça dos seus agentes e instituições. A Pós-Graduação permite aos alunos do Mestrado Integrado em Psicologia a simultânea obtenção de conhecimentos especializados em Psicocriminologia e um diploma que o confirma. (>> saiba mais)

Vagas, Calendários e Propinas

Calendário Letivo
Vagas de Acesso por Concurso/Regime de candidatura

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações