Notícias

Aula aberta com Suzana Herculano-Houzel

19 de Outubro, 2022

A Professora Suzana Herculano-Houzel (Vanderbilt University, USA), esteve em Portugal e a convite do Ispa – Instituto Universitário, deu uma aula com o tema From a demand-based to a supply-limited view of brain energetics, na qual apresentou evidências sobre a função cerebral e sua evolução.

A neurocientista brasileira Suzana Herculano-Houzel é conhecida pela quantificação do número de neurónios do cérebro humano. Foi a primeira cientista a determinar que o cérebro humano tem cerca de 86 mil milhões de neurónios e não 100 mil milhões como se julgava. Do seu trabalho de investigação destaca-se ainda a evidência de que foi a invenção dos alimentos cozinhados pelos nossos antepassados que permitiu aos seres humanos desenvolverem um cérebro maior que o dos primatas, uma vez que os alimentos cozidos produzem mais energia metabólica.

Professora universitária e bióloga, escreve artigos científicos, alguns premiados, e é autora dos livros A Vantagem Humana (2016) e Fique de Bem com seu Cérebro (2007), entre outros títulos generalistas publicados em português, sobre neurociência e vida quotidiana, com mais de 80.000 exemplares vendidos.

Suzana Herculano-Houzel teve como anfitrião desta conferência Rui Oliveira (Professor Catedrático de Neurociências e Presidente do Conselho de Administração do Ispa).

Esta iniciativa surgiu no âmbito dos cursos de Mestrado em Neurociências Cognitivas e Comportamentais e Mestrado em Neuropsicologia do Ispa – Instituto Universitário (ambos em Parceria com a Universidade Católica Portuguesa), que integraram a conferência nas suas atividades letivas.

Sobre a conferência:
The brain is an expensive organ, which is usually attributed to the energetic “needs” of the excitable neuronal cells that compose it. This talk presents evidence that brain function should be considered differently: as an economy that is limited by the rate at which energy is supplied by the microvasculature, with implications for brain physiology, development, and evolution.

Outras notícias

ver todas