Mestrados

Neuropsicologia

Parceria com a Universidade Católica Portuguesa

A Neuropsicologia tem como objetivo o estudo e compreensão das relações entre sistema nervoso e comportamento, fornecendo ferramentas para sua avaliação e técnicas para a intervenção, integradas num quadro fenomenológico da Psicologia. É cada vez mais uma área fundamental de intervenção em diversos contextos.

Sobre o Curso

A Neuropsicologia é uma área da Psicologia que trabalha com inputs e em interface com muitas áreas, nomeadamente as neurociências, a neurologia, a psicologia clínica ou a psiquiatria, permitindo  corresponder às necessidades colocadas pela sociedade em vários domínios, nomeadamente pessoas com disfunção cerebral em qualquer fase da vida, e necessidades daí recorrentes de avaliação e  reabilitação.

Combinando formação teórica com a prática e o estudo de casos, o Mestrado inclui um estágio em contexto real e a elaboração de uma dissertação de investigação original.

Duração do Curso

O Ciclo de Estudos tem a duração de 2 anos (4 semestres) letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS.

1º Ano: frequência de unidades curriculares.

2º Ano: Estágio curricular e elaboração de uma Dissertação original.

Objetivos do curso

  • Fornecer bases aprofundadas para o estudo e compreensão das relações entre cérebro e comportamento;
  • Promover o conhecimento de síndromes neuropsicológicos, teoria neuropsicológica, testes neuropsicológicos, neuroanatomia, doenças neurológicas e lesão cerebral e défice, etc;
  • Dotar o estudante de conhecimentos e competências de consulta, avaliação e intervenção neuropsicológicas, relevantes para a prática clínica;
  • Desenvolver a capacidade de problematizar e procurar soluções conceptuais e metodológicas para uma melhor compreensão da relação entre funcionamento cerebral e funções cognitivas;
  • Desenvolver competências de investigação em Neuropsicologia.

Plano de estudos

Unidade Curricular
ECTS
Neuroanatomia Funcional e Patologia do
Sistema Nervoso
7,5
Neurociências Cognitivas
4,5
Neurobiologia e Genética do Comportamento
4,5
Neuropsicologia Clinica I
4,5
Métodos de Investigação em Comportamento
6
Opcional 1
3
Opcionais – 1º Semestre
ECTS
Programação de Computadores em Neuropsicologia
3
Temas Avançados em Neurociências Sociais
3
Psicofarmacologia
3
Unidade Curricular
ECTS
Intervenção e Reabilitação Neuropsicológica
7,5
Avaliação Neuropsicológica
7,5
Neuropsicologia Clinica II
6
Metodologia Experimental e Análise de Dados
6
Seminário de Projeto
3
Unidade Curricular
ECTS
Dissertação
26
Estágio
34

Ingresso

Destinado especificamente a licenciados em Psicologia, o programa visa preparar para a prática profissional independente como psicólogo. Trata-se de uma formação diferenciada que prepara os estudantes para trabalharem na área da Neuropsicologia, tendo em conta o normativo legal de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses previsto na Lei 57/2008 de 4 de Setembro bem como as recomendações presentes no European Diploma in Psychology / European Framework for Psychologists’ Training.

Horário

Diurno.

Propina

4.590 € (valor anual com possibilidade de fracionar em 10 prestações)

Consulte os editais e regulamento.

Estágios

O Ispa tem protocolos de estágios com centenas de instituições relevantes, públicas e privadas, para a realização dos estágios curriculares dos seus alunos.

Saber mais

Bolsas

O Ispa premeia, através de bolsas, os alunos que se distingam pelo seu mérito académico (atribuídas mediante a média de candidatura ou do curso que frequentam).

A par da distinção do mérito, é também objetivo do Ispa promover a justiça e a responsabilidade social, pelo que os alunos em situação de fragilidade económica podem ter acesso a diversas bolsas que funcionam como apoios económicos e sociais.

Saber mais

Experiência Internacional

A cooperação internacional sempre foi uma marca identitária do Ispa, que há mais de 30 anos oferece aos seus alunos a possibilidade de uma experiência além-fronteiras. Seja ao abrigo do programa Erasmus+ (para a Europa) ou em programas extra comunitários (para o Brasil, por exemplo), são mais de 40 as universidades parceiras que o aluno poderá escolher.

Saber mais

Este Mestrado permite

  • A inscrição enquanto Psicólogo Júnior na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), passo essencial para obtenção do título profissional de Psicólogo.
  • O exercício da Psicologia em prática privada após a obtenção do título profissional de Psicóloga/o, atribuído pela OPP.
  • O acesso à formação graduada de 3º Ciclo (Doutoramento).

Parceria

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e o Ispa – Instituto Universitário, duas das Instituições com maior tradição no panorama do Ensino Superior português, associam-se como parceiros estratégicos criando um consórcio para a área da Neuropsicologia e das Neurociências.

Esta parceria assenta na partilha de sinergias, quer ao nível dos recursos humanos (particularmente de docentes altamente qualificados e com formações complementares), quer ao nível de recursos técnicos (como laboratórios de referência, sistema de monitorização de vídeo, electro encefalografia, entre outros).

Do compromisso das duas Instituições num projeto de ensino, investigação e intervenção social de excelência resulta uma das melhores ofertas formativas da Europa nesta área.

Acreditação

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE/14/1401986.