Mestrados

Neurociências Cognitivas e Comportamentais

Parceria com a Universidade Católica Portuguesa.

As Neurociências Cognitivas e Comportamentais são uma área emergente do conhecimento que tem como objeto as bases biológicas da cognição e do comportamento, focando-se em particular no papel do sistema nervoso nestes processos psicológicos. Envolve uma articulação entre um sólido domínio da Psicologia, nomeadamente no âmbito do estudo dos processos cognitivos e emocionais, uma compreensão clara da organização e funcionamento do sistema nervoso, bem como dos princípios e conceitos fundamentais da Biologia.

Sobre o Curso

Devido à multiplicidade de conhecimentos envolvidos, este plano de estudos tem um carácter interdisciplinar, integrando conceitos, teorias e técnicas das Neurociências com conhecimentos e teorias que emergem da Psicologia e da Biologia.

Combinando formação teórica com a prática e o estudo de casos, o Mestrado inclui um estágio em contexto real e a elaboração de uma dissertação de investigação original.

NOTA: Este ciclo de estudos não habilita para a prática profissional independente como psicólogo.

 

 

Duração do Curso

O Ciclo de Estudos tem a duração de 2 anos (4 semestres) letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS.

Objetivos do curso

Este Mestrado tem um carácter interdisciplinar e encontra-se organizado em dois ramos:

  • Ramo Aplicado, que permite aos estudantes a aquisição de competências de intervenção aplicadas a contextos profissionais, com acesso a conhecimentos aprofundados nesta área em situações de doença (nomeadamente nas áreas das Perturbações Neurodesenvolvimentais, Neurodegenerativas ou na Psicofarmacologia). Este ramo é dirigido a profissionais da área das Ciências da Saúde, permitindo uma maior eficiência no seu exercício profissional;
  • Ramo Fundamental, que privilegia o desenvolvimento de competências para a prática da investigação científica, fornecendo uma sólida formação interdisciplinar e uma forte componente de metodologias de investigação que potenciam o desenvolvimento de uma carreira de investigação científica nesta área, quer académica quer na indústria biomédica.

Plano de estudos

Unidade Curricular
ECTS
Métodos de Investigação em Neurociências Cognitivas e do Comportamento
7,5
Neuroanatomia Funcional e Comparada
7,5
Neurobiologia e Genética do Comportamento
4,5
Neurociências Cognitivas
4,5
Comportamentais Aplicadas
ECTS
Perturbações Neurodegenerativas
3
Perturbações Neurodesenvolvimentistas
3
Psicofarmacologia
3
Comportamentais Fundamentais
ECTS
Comunicação e Cognição Animal
3
Neuroetologia
3
Programação de Computadores em Neurociências Cognitivas e do Comportamento
3
Temas Avançados em Neurociências Sociais
3
Unidade Curricular
ECTS
Metodologia Experimental e Análise de Dados
6
Neurociências da Motivação e das Emoções
6
Seminário de Investigação em Neurociências Cognitivas e Comportamentais
3
Temas Avançados em Ciências Cognitivas
6
Temas Avançados em Psicobiologia do Desenvolvimento
6
Comportamentais Aplicadas
ECTS
Perturbações Neurodegenerativas
3
Perturbações Neurodesenvolvimentistas
3
Psicofarmacologia
3
Comportamentais Fundamentais
ECTS
Comunicação e Cognição Animal
3
Neuroetologia
3
Programação de Computadores em Neurociências Cognitivas e do Comportamento
3
Temas Avançados em Neurociências Sociais
3
Unidade Curricular
ECTS
Dissertação
30
Estágio
30

Ingresso

Podem candidatar-se titulares do grau de licenciatura organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha ou pré-Bolonha nos domínios das Ciências do Comportamento, nomeadamente Psicologia, Ciências da Vida e da Saúde ou áreas afins.

Horário

Diurno.

Propina

4.590 € (valor anual com possibilidade de fracionar em 10 prestações)

Consulte os editais e regulamento.

Estágios

O Ispa tem protocolos de estágios com centenas de instituições relevantes, públicas e privadas, para a realização dos estágios curriculares dos seus alunos.

Saber mais

Bolsas

O Ispa premeia, através de bolsas, os alunos que se distingam pelo seu mérito académico (atribuídas mediante a média de candidatura ou do curso que frequentam).

A par da distinção do mérito, é também objetivo do Ispa promover a justiça e a responsabilidade social, pelo que os alunos em situação de fragilidade económica podem ter acesso a diversas bolsas que funcionam como apoios económicos e sociais.

Saber mais

Experiência Internacional

A cooperação internacional sempre foi uma marca identitária do Ispa, que há mais de 30 anos oferece aos seus alunos a possibilidade de uma experiência além-fronteiras. Seja ao abrigo do programa Erasmus+ (para a Europa) ou em programas extra comunitários (para o Brasil, por exemplo), são mais de 40 as universidades parceiras que o aluno poderá escolher.

Saber mais

Parceria

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e o Ispa – Instituto Universitário, duas das Instituições com maior tradição no panorama do Ensino Superior português, associam-se como parceiros estratégicos criando um consórcio para a área da Neuropsicologia e das Neurociências.

Esta parceria assenta na partilha de sinergias, quer ao nível dos recursos humanos (particularmente de docentes altamente qualificados e com formações complementares), quer ao nível de recursos técnicos (como laboratórios de referência, sistema de monitorização de vídeo, electro encefalografia, entre outros).

Do compromisso das duas Instituições num projeto de ensino, investigação e intervenção social de excelência resulta uma das melhores ofertas formativas da Europa nesta área.

Acreditação

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE/14/1401021

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

Direcção do
Curso