Eventos

Os projetos migratórios do Brasil para Portugal e suas expressões psicossociais e etnopsicológicas

25 Outubro 2019
11:00h

Sala de atos

Irá realizar-se, no próximo dia 25 de outubro de 2019, o 3.º encontro do ciclo CEC Co(n/m)Vida, à luz do tema Os projetos migratórios do Brasil para Portugal e suas expressões psicossociais e etnopsicológicas.

Os resultados da investigação de Juliana Iorio que pretendeu conhecer as motivações dos estudantes brasileiros do ensino superior (no período que compreendeu o segundo semestre de 2014 até Janeiro de 2016) para saírem do Brasil, escolherem Portugal e escolherem determinada localidade ou instituição de ensino. O termo Motivação é utilizado enquanto “movimento para a ação” (neste caso de migrar), podendo este movimento ser regulado por fatores intrínsecos (individuais – satisfação pessoal) e extrínsecos (relacionais e/ou coletivos – contextuais).

Juliana Iorio é Doutora em Geografia Humana – Migrações, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/ UL), onde defendeu a tese “Trajetórias de Mobilidade Estudantil Internacional: estudantes brasileiros no ensino superior em Portugal“. É Mestre em Comunicação e Indústrias Culturais, pela Universidade Católica Portuguesa; e Licenciada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente é Investigadora Assistente no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) e Investigadora Colaboradora no MIGRARE – Migrações, Espaços e Sociedade – grupo de investigação do Centro de Estudos Geográficos (CEG-IGOT/ UL). Os seus interesses de investigação são: Media e Migração, Migração brasileira para Portugal, Migração Qualificada e Migração Estudantil.

Cyntia de Paula, Presidente da Direção da Casa do Brasil, Lisboa

Maria Emília Marques, Diretora do CEC

A entrada é livre.

Outros eventos

ver todos