Eventos

ISPAgramas

29 Abril 2022
00:00h

Partilha de vivências e construção de memória coletiva | Seleção de imagens para exposição de fotografias do Ispa

Uma imagem é uma superfície significante na qual tentamos representar em duas dimensões uma realidade percecionada nas múltiplas dimensões do espaço e do tempo. Desde as primeiras gravuras humanas em grutas pré-históricas até aos nossos dias, a produção de imagens foi do domínio de artistas e artesãos que dominavam as técnicas do desenho e da pintura. Até que, no século XIX, surgiu a fotografia, e em 1888 George Eastman criou a primeira câmara fotográfica amadora, a Kodak #1, e a máxima “you press the button and we’ll do the rest”. Tornava-se assim possível, mesmo sem o talento e a técnica dos artistas, produzir imagens, mas com um custo financeiro que limitava a sua utilização. Com a revolução da fotografia digital, e a sua incorporação nos telemóveis, a fotografia democratizou-se, tornando-se viral nos nossos dias a criação e a partilha de imagens.

O desafio que lançamos à comunidade Ispiana (alunos, antigos alunos, colaboradores e docentes) é o de, no ano em que se celebram os 60 anos do Ispa, partilharem connosco fotografias das suas vivências no Instituto, registadas com câmaras analógicas, digitais ou com telemóvel, de natureza documental ou conceptual.

Pretendemos criar um acervo fotográfico do modo como os que ao longo dos anos viveram o Ispa o registaram em imagens, e selecionar algumas destas imagens para uma exposição de fotogramas que, no seu conjunto, projetem uma memória coletiva do Ispa – os ISPAgramas.

Para participar, basta preencher este formulário e anexar a sua fotografia. 

Pode enviar o número de fotografias que desejar, preenchendo um formulário para cada uma.

O período de envio de fotografias decorre até 30 de junho de 2022.

Agradecemos a vossa participação!

* Fotografia: Rui Oliveira

Outros
Eventos

ver todos