Eventos

Colóquio | “Contributos para o fortalecimento das pessoas e das comunidades”

17 Abril 2024
09:30h

Sala de Atos

Ispa – Instituto Universitário

Nos dias 17 e 18 de abril de 2024, a Sala de Atos do Ispa – Instituto Universitário será palco do Colóquio de Psicologia Comunitária, subordinado ao tema “Contributos para o fortalecimento das pessoas e das comunidades”. Este encontro anual representa uma oportunidade singular de unir académicos, investigadores, profissionais e a comunidade Alumni do Ispa, composta por Mestres e Doutorados em Psicologia Comunitária, num debate enriquecedor e construtivo sobre os desafios e soluções no campo da psicologia comunitária.

Entrada livre, mas com inscrição obrigatória. Inscreva-se aqui.

Consulte o programa do dia 17 de abril aqui.

Neste primeiro dia de colóquio, a sessão de abertura estará a cargo do Professor Catedrático Jubilado José H. Ornelas do Ispa, seguida por uma homenagem à distinta Professora Jubilada Donata Francescato da Sapienza Università di Roma, que celebra o seu 80º aniversário. A homenagem inclui a apresentação do seu mais recente trabalho, o “Manual de psicologia comunitária: Teorias, métodos, experiências para o bem-estar das sociedades contemporâneas” de 2024.

A Professora Catedrática Isabel Menezes da FPCE da Universidade do Porto liderará uma discussão sobre os desafios da intervenção e da participação na psicologia comunitária, e José H. Ornelas retomará para falar sobre os contributos desta disciplina para a inovação e para as políticas públicas.

Consulte o programa do dia 17 de abril aqui.

A tarde será dedicada a uma sessão temática que explora a participação cívica, o género e a intervenção sociopolítica, com especial enfoque em questões como a violência doméstica contra mulheres e o empoderamento juvenil. Raquel Cardoso, Amália Gradim Teixeira, Maria João Vargas Moniz e Catarina Rivero apresentarão suas pesquisas e experiências práticas, sob a moderação de Fátima Jorge Monteiro, investigadora da APPsyCI.

Para encerrar o dia, Brian D. Christens, Professor do Peabody College da Vanderbilt University, abordará o papel dos jovens na participação, no empowerment e na mudança social.

Este evento é apenas o primeiro de dois dias de colóquio, onde o programa detalhado e as contribuições dos especialistas proporcionarão uma visão abrangente e atualizada da psicologia comunitária e seu impacto na sociedade. A participação no Colóquio de Psicologia Comunitária é uma oportunidade ímpar para aqueles que desejam estar na vanguarda do trabalho comunitário e social, promovendo o bem-estar e a mudança positiva nas comunidades locais e além.

Consulte o programa do dia 17 de abril aqui.

Outros eventos

ver todos