Eventos

Avanzando en la comprensión la relación entre valores individuales y comportamiento violento en adolescentes – Andrés Alejandro Concha Salgado       

02 Maio 2023
16:00h

Sala de Atos e Zoom
Ispa – Instituto Universitário

No âmbito de atividades de internacionalização da pesquisa na unidade de investigação APPsyCI, do Ispa, recebemos Andrés Concha Salgado, Professor Auxiliar no Departamento de Psicologia da Universidade de La Frontera, Temuco, no Chile, com a palestra intitulada “Avanzando en la comprensión la relación entre valores individuales y comportamiento violento en adolescentes”.

A sessão será transmitida, tambémonline.

Resumo:

Os valores individuais são objetivos abstratos e desejáveis, que variam em importância e que funcionam como princípios orientadores na vida e motivam a ação (Schwartz, 1992; Schwartz & Bardi, 2001). Por exemplo, para uma pessoa pode ser importante procurar fama pessoal e dinheiro, para outra pode ser lutar pela igualdade e justiça.

A literatura indica que os valores podem ajudar a explicar as manifestações de comportamento transgressivo. Por exemplo, o valor poder, que envolve a procura de estatuto social e prestígio, e o controlo ou domínio sobre pessoas e recursos, correlaciona-se positivamente com o comportamento violento (Seddig & Davidov, 2018). Identifica-se assim que os valores de Autopromoção e Abertura à mudança se correlacionam positivamente com o comportamento violento e que os valores de Autotranscendência e Conservação se correlacionam negativamente (Benish-Weisman, 2019; Borg et al., 2017; Seddig & Davidov, 2018) por serem de natureza pró-social.

No entanto, os possíveis mecanismos pelos quais os valores aumentam ou reduzem os comportamentos violentos não foram estudados em profundidade.

Pequena Biografia:

Andrés Concha Salgado é Psicólogo (2009), Mestre em Psicologia (2011) e Doutor em Psicologia (2022). Atualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Psicologia da Universidade de La Frontera, Temuco, no Chile. Iniciou a sua prática profissional no início de 2010 e, desde então, tem desenvolvido um percurso profissional inteiramente em contexto académico, exercendo funções de docência, investigação e consultoria.


Foi professor em seis universidades do sul do Chile. Nestas universidades foi responsável, maioritariamente, por disciplinas na área dos Métodos Quantitativos, Estatística, Análise de Dados e Psicometria. Em março de 2012, integrou o Departamento de Psicologia da Universidade de La Frontera como docente, sendo responsável por disciplinas de licenciatura e mestrado na área quantitativa. Entre 2008 e 2023 participou em 13 projetos de investigação, incluindo um como investigador responsável (projeto DIUFRO INI DI21-0106 intitulado “Valores individuais e comportamento antissocial violento em adolescentes”), em cinco como co-investigador e em sete como técnico.


Relativamente à produtividade científica, publicou como autor principal e coautor em 15 manuscritos em revistas WOS e Scopus, em inglês e espanhol, maioritariamente sobre resultados de propriedades psicométricas de instrumentos. As linhas temáticas das suas publicações incluem, principalmente, trabalhos sobre Comportamentos Desadaptativos na Adolescência, bem como colaborações em artigos sobre Psicologia de Género, Desempenho Cognitivo com o WISC-V, Inter-relações do Mundo do Trabalho e da Família e Psicologia Económica. Participou ainda, como orador, em 13 conferências nacionais e internacionais entre 2010 e 2022.


No seu papel de consultor, foi responsável por seis estudos encomendados por diferentes unidades da Universidade de La Frontera e formou as equipas de duas consultorias nacionais solicitadas pela Subsecretaria de Prevenção da Criminalidade e pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.
É membro associado da Associação Chilena de Metodologia, Medição e Avaliação (ACMME), da Sociedade Científica Chilena de Psicologia (SCP) e da Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Intervenção da Justiça Juvenil (RIIIJJ).


Atualmente, é Coordenador Editorial da Revista Ibero-Americana de Psicologia e Políticas Públicas (IJP&PP), revista da Rede de Escolas de Psicologia das Universidades Estaduais (Psico-CUECH). Participou, também, como avaliador de projetos de investigação financiados internamente pela Universidade de La Frontera, revisor de artigos em revistas científicas e membro dos comités científicos dos Congressos de Psicologia organizados pela rede Psico-CUECH.

Outros eventos

ver todos