Eventos

“Acordo de Transparência sobre Investigação Animal em Portugal” – Ana Moura Santos

29 Maio 2023
12:00h

Sala de Atos

Ispa – Instituto Universitário

O Ispa – Instituto Universitário recebe Ana Moura Santos, Professora de Fisiologia na NOVA Medical School, com a palestra “Acordo de Transparência sobre a Investigação Animal em Portugal”.

Resumo:

O Acordo de Transparência sobre Investigação Animal em Portugal é uma iniciativa iniciada pela comunidade científica portuguesa em colaboração com a European Animal Research Association (EARA) para promover uma abordagem mais consistente na comunicação das justificações científicas, éticas e morais da existência de investigação animal em Portugal. Os signatários comprometem-se a disponibilizar informações claras e a ser transparentes sobre as investigação envolvendo animais e a práticas de cuidado e de bem-estar animal da instituição. Os signatários apenas utilizam modelos animais quando não existem métodos alternativos validados.

A assinatura do Acordo de Transparência Português deu às organizações a oportunidade de construir uma abordagem institucional e coletiva para melhorar a abertura e transparência com o público. Tem ajudado os investigadores a estarem preparados para fornecer aos meios de comunicação e ao público em geral sobre as condições em que a investigação com animais são realizadas e como os resultados são obtidos. Tem levado os cientistas a se comprometerem com um diálogo com a sociedade que visa melhorar o nível de compreensão das razões pelas quais os animais ainda são necessários para a investigação. Os próximos passos deste acordo serão apresentados e discutidos. Será também apresentada a European Animal Research Association e os seus objetivos.

Breve Biografia:

Ana Isabel Moura Santos é licenciada em Biologia e doutorada em Fisiologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Professora de Fisiologia na NOVA Medical School, dedica muito do seu tempo a questões relacionadas com Bem-Estar Animal desde 1999. Foi coordenadora do Biotério da NMS durante cerca de 15 anos. É atualmente Presidente do ORBEA da NMS e co-coordenadora da Rede Nacional de Orgãos Responsáveis pelo Bem-Estar dos Animais- RedeORBEA. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa em Ciências de Animais de Laboratório-SPCAL. Foi Secretária Geral e depois Presidente da Federation of European Laboratory Animal Science Associations – FELASA. Foi membro do Comité de Creditação de Educação e Treino da FELASA durante 10 anos. É especialista Ad-hoc da AAALAC e Presidente eleita da ETPLAS – Education and Training Plataform for Laboratory Animal Sciences. Desde janeiro deste ano é a Presidente da Direção da EARA. Tem desde o inicio sido mobilizadora do Acordo de Transparência sobre Experimentação em Portugal e assumido a sua liderança.

Outros eventos

ver todos