Mestrados

Biologia Marinha e Conservação

Este inovador ciclo de estudos oferece uma sólida formação de base teórica em Biologia Marinha e em Conservação dos Ecossistemas Marinhos, áreas centrais de investigação dos membros da equipa docente do curso.

Sobre o Curso

Desta forma, o conhecimento gerado no âmbito da investigação de excelência no Ispa nestas áreas do conhecimento, em concreto no âmbito do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, uma unidade de investigação na área do mar que reúne mais de 400 investigadores de seis universidades portuguesas, recentemente classificada como “Excelente” na última avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), é traduzido num plano de curso centrado para o fornecimento de competências que permitam uma completa e integrada compreensão do funcionamento dos ecossistemas marinhos.

Para além da sólida formação teórica, é preocupação central deste ciclo de estudos o contacto com a prática. O Ispa trabalha há muitos anos em estreita articulação com instituições públicas, empresas e organizações não-governamentais com ação na área da conservação marinha, tendo os estudos de base que justificaram a criação do Parque Marinho Professor Luiz Saldanha no Parque Natural da Arrábida, sido realizados pelo Ispa. Esta componente aplicada da gestão dos ecossistemas marinhos é suportada pelo Centro de Biociências do Ispa, sendo uma mais-valia deste curso quando comparado com outros similares existentes em Portugal permitindo aos estudantes aplicar os seus conhecimentos na prática durante os dois anos de formação do mestrado.

Duração do Curso

O Mestrado em Biologia Marinha e Conservação tem a duração de 2 anos (4 semestres letivos), correspondendo a um total de 120 ECTS.

Objetivos do curso

  • Compreender e integrar de modo aprofundado as principais teorias da Biologia Marinha e da Conservação de Ecossistemas e utilizar de forma profissional os principais métodos e técnicas;
  • Compreender os fenómenos biológicos de base que influenciam os processos ecológicos marinhos e as suas implicações para as estratégias de conservação;
  • Dominar a análise estatística avançada de dados ecológicos e a interpretação dos resultados obtidos;
  • Conceber, projetar, adaptar e realizar investigação científica em Biologia Marinha e Conservação, respeitando os princípios éticos subjacentes ao processo de investigação e ao uso de animais em experimentação;
  • Comunicar as conclusões dos trabalhos efetuados, assim como os pressupostos teóricos e metodológicos subjacentes, de forma clara e profissional a públicos diversos: cientistas, decisores, gestores e ao público em geral;
  • Transmitir e promover o conhecimento científico e a sua integração no contexto social e cultural.

Este mestrado permite optar, no segundo ano, por um dos seguintes perfis:

  • Aplicado, com o propósito de integrar os alunos em empresas, institutos ou organizações com que o Ispa estabelece protocolos para a realização de estágios;
  • Científico e de desenvolvimento de trabalho de investigação.

Saídas profissionais

Quadros de institutos, empresas ou organizações não-governamentais na área do ambiente e da conservação, empresários, investigadores ou técnicos especializados, carreira docente universitária, professores do ensino básico e secundário.

Plano de estudos

Ingresso

Licenciados em Biologia ou áreas similares, como:

  • Ciências do Ambiente;
  • Taxonomia;
  • Botânica;
  • Genética;
  • Engenharia Zootécnica.

Horário

Diurno.

Propina

4.032 € (valor anual com possibilidade de fracionar em 11 prestações)

Consulte os editais e regulamentos.

Estágios

O Ispa tem protocolos de estágios com centenas de instituições relevantes, públicas e privadas, para a realização dos estágios curriculares dos seus alunos.

Saber mais

Bolsas

O Ispa premeia, através de bolsas, os alunos que se distingam pelo seu mérito académico (atribuídas mediante a média de candidatura ou do curso que frequentam).

A par da distinção do mérito, é também objetivo do Ispa promover a justiça e a responsabilidade social, pelo que os alunos em situação de fragilidade económica podem ter acesso a diversas bolsas que funcionam como apoios económicos e sociais.

Saber mais

Experiência Internacional

A cooperação internacional sempre foi uma marca identitária do Ispa, que há mais de 30 anos oferece aos seus alunos a possibilidade de uma experiência além-fronteiras. Seja ao abrigo do programa Erasmus+ (para a Europa) ou em programas extra comunitários (para o Brasil, por exemplo), são mais de 40 as universidades parceiras que o aluno poderá escolher.

Saber mais

Acreditação

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE/11/01741.

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

Direcção do
Curso