Licenciaturas

Psicologia

A Psicologia estuda de forma científica a mente e o comportamento humanos. Porque é que algumas pessoas contrariam o bom senso? O medo pode levá-las a agir contra os seus próprios valores? Porque é que as fake news repetidas se tornam mais credíveis? Estas são algumas das questões a que a Psicologia procura responder.   

Sobre o Curso

A Licenciatura em Psicologia do Ispa é o primeiro e mais antigo curso de Psicologia de Portugal. Oferece um conhecimento alargado das diversas áreas da psicologia através de uma formação multidisciplinar e que dá destaque à prática, incentivando à participação em projetos de investigação desde o primeiro ano. Estruturada de acordo com as mais modernas metas curriculares, a Licenciatura em Psicologia do Ispa tem como referência as qualificações exigidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pela European Federation of Psychologists’ Associations.

Em linha com os valores do Ispa, esta Licenciatura promove nos estudantes a capacidade de pensar crítica e criativamente, olhando para o pensamento, as emoções e o comportamento humanos numa perspetiva abrangente e integrada.

Ser Ispiano, estudar no Ispa, é também fazer parte de uma rede de mais de 10.000 antigos estudantes com diversas experiências profissionais, o que poderá facilitar futuras integrações no mercado de trabalho.

Duração do Curso

O plano de estudos da licenciatura em Psicologia tem a duração de 3 anos (6 semestres) letivos, com um total de 180 ECTS.

Saídas profissionais

A obtenção do grau de Mestre é necessária para acesso ao título profissional de Psicólogo/a. Esta Licenciatura é o primeiro passo de formação essencial para aceder à especialização que os Mestrados do Ispa oferecem.

Caso o estudante opte por ficar apenas com a Licenciatura em Psicologia, não poderá trabalhar enquanto Psicólogo mas poderá desempenhar funções com supervisão, em contextos como:

  • Hospitais e serviços de saúde
  • Recursos Humanos, recrutamento e consultoria
  • Autarquias e serviços do Estado
  • Organizações Não-Governamentais
  • Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)
  • Serviços prisionais e de reinserção social
  • Instituições de Ensino Superior

Plano de estudos

Provas de Ingresso

  • Biologia e Geologia ou
  • Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou
  • Português.

Horário

Diurno e /ou Pós-Laboral.

Propina

4.032 € (valor anual com possibilidade de fracionar em 11 prestações)

Consulte os editais e regulamentos.

Bolsas

O Ispa premeia, através de bolsas, os alunos que se distingam pelo seu mérito académico (atribuídas mediante a média de candidatura ou do curso que frequentam).

A par da distinção do mérito, é também objetivo do Ispa promover a justiça e a responsabilidade social, pelo que os alunos em situação de fragilidade económica podem ter acesso a diversas bolsas que funcionam como apoios económicos e sociais.

Saber mais

Experiência Internacional

A cooperação internacional sempre foi uma marca identitária do Ispa, que há mais de 30 anos oferece aos seus alunos a possibilidade de uma experiência além-fronteiras. Seja ao abrigo do programa Erasmus+ (para a Europa) ou em programas extracomunitários (para o Brasil, por exemplo), são mais de 40 as universidades parceiras que o aluno poderá escolher.

Saber mais

Acreditação

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) ACEF/1112/12682

Despacho de Adequação do Ciclo de Estudos

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série)

Direcção do
Curso