Notícias

Professora Cláudia Carvalho na PAIN

8 de Dezembro, 2020

A Professora Cláudia Carvalho foi entrevistada para a revista PAIN, da International Association for the Study of Pain, no seguimento do seu mais recente artigo científico sobre o uso de placebo honesto em doentes com lombalgia crónica.

Sendo o primeiro estudo que faz um follow-up de longa duração (5 anos) após uma intervenção com este tipo de placebo, verificou-se uma melhoria no grupo experimental de base de 40% em termos de alívio de dor, um número substancialmente superior em relação aos doentes do grupo de controlo (melhoria de 17%).

“A redução no uso de medicação para a dor é um objetivo atual na prática clínica. Estudos em vários países revelam que os médicos muitas vezes prescrevem placebos para aliviar a dor dos seus doentes. No entanto, esta abordagem é considerada antiética e pode sabotar a confiança necessária na relação médico-paciente. O uso de placebo honesto é uma estratégia transparente que pode ajudar a melhorar a eficácia pessoal em relação à dor e promover a adoção de comportamentos saudáveis e de autocuidado, levando assim a doentes mais envolvidos e a participar ativamente nos seus cuidados de saúde”, afirma a Professora do ISPA na entrevista.

Quase 5 anos após a publicação do estudo inicial, este continua a ser o output mais visitado da Revista PAIN e está no percentil 95 dos 16.356.381 outputs de investigação rastreados pelo Altmetrics. Foi notícia na TIME, New York Times, The Guardian, CNN e até na Forbes.

Podem ler a entrevista completa aqui.

O mais recente artigo encontra-se disponível aqui.

Consultem o estudo original aqui.

Outras notícias

ver todas