Notícias

ISPA de luto pelo falecimento de António de Paula Brito

23 de Setembro, 2019

É com tristeza e pesar que o ISPA informa que o Professor Catedrático António de Paula Brito faleceu na passada quinta-feira, dia 19 de setembro.

António de Paula Brito frequentou o curso de Psicologia no ISPA entre 1965 e 1970, com o número de aluno 243. Enquanto Ispiano, foi o primeiro Presidente da Associação de Estudantes do ISPA, conhecida na altura como Conselho de Estudantes.

Para muitos considerado o “Pai” da Psicologia do Desporto em Portugal, foi um dos principais introdutores desta disciplina no nosso país. Pertenceu ao grupo fundador da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, tendo sido o seu primeiro presidente, e introduziu o ensino da Psicologia do Desporto nas universidades portuguesas, assim como a investigação nessa área.

Foi o primeiro psicólogo a trabalhar em Portugal com atletas e equipas ao nível mundial e olímpico, tendo criado o Laboratório de Psicologia do Desporto em 1978, na Universidade Técnica de Lisboa.

Como distinções, recebeu o Prémio Pfizer de investigação da Sociedade Portuguesa de Ciências Médicas, a medalha de honra da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) e a medalha de mérito desportivo do Estado Português; foi vice-presidente honorário da Sociedade Sul-americana de Psicologia do Desporto, Entrenador honorário da Escuela Nacional de Entrenadores de Espanha e presidente honorário da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.

Eternizado no ISPA, na Sala de Estudo do Centro de Documentação com o seu nome, o seu legado para a Psicologia em Portugal, em particular na vertente desportiva, é indiscutível.

O ISPA – Instituto Universitário apresenta as mais sentidas condolências à família e amigos.

Saiba mais aqui.

Outras notícias

ver todas