Notícias

MPA Guide – esforço mundial para a conservação dos oceanos

9 de Setembro, 2021

O Professor Emanuel Gonçalves é um dos dois cientistas portugueses envolvidos neste estudo, que resulta de 10 anos de investigação. O MPA Guide, publicado na Science, procura providenciar “um enquadramento para alcançar metas globais para o Oceano”.

É o mais recente e completo estudo sobre Áreas Marinhas Protegidas (AMPs), sintetizando toda a informação científica necessária para compreender, planear, estabelecer, avaliar e monitorizar a proteção do oceano através da sua criação.

Envolvendo 42 autores das ciências naturais e sociais de 38 instituições em seis continentes,permite avaliar a necessidade, eficácia e urgência na proteção do oceano bem como o alcance das metas globais para reverter a perda de biodiversidade através de AMPs.

“Sabemos que estamos a perder biodiversidade e também sabemos que temos ferramentas que funcionam – as áreas marinhas protegidas. Contudo, só funcionam se forem protegidas com níveis de protecção elevados e devidamente implementadas”, salienta o Professor do Ispa numa entrevista ao Público.

O MPA Guide categoriza as áreas marinhas protegidas de acordo com quatro níveis de proteção – total, alta, ligeira ou mínima – e quatro estados de implementação – proposta, designada, implementada e ativamente gerida – combinando ambos os critérios e mostrando os benefícios que as AMPs podem ambicionar alcançar.

Podem consultar o artigo em https://www.science.org/doi/10.1126/science.abf0861

Outras notícias

ver todas