Notícias

Ispa promove sessão sobre o significado do choro de bebés e crianças

24 de Novembro, 2022

O Ispa – Instituto Universitário recebeu, no dia 24 de novembro, uma sessão intitulada ‘Moved to tears?’, dedicada ao significado do choro dos bebés e das crianças. Esta palestra foi proferida pela professora e investigadora do Ispa Marian Bakermans-Kranenburg.

De acordo com a especialista em Psicologia do Desenvolvimento, “bebés e crianças choram quando estão em sofrimento e podem chorar alto – bem diferente do choro do adulto. O choro da criança é funcional, informando até sobre o seu estado de saúde e urgência das suas necessidades, mas também é angustiante para os pais e demais cuidadores. Para alguns cuidadores, é tão angustiante que ficam assoberbados e fazem de tudo para parar o choro, inclusive sacudir, dar palmadas ou sufocar a criança.

Nesta conferência foram discutidas as respostas neurológicas, fisiológicas, hormonais e comportamentais ao choro e explorados alguns dos fatores que influenciam as diferenças nas respostas dos adultos ao choro. Para terminar com uma nota mais feliz, Marian Bakermans-Kranenburg recorreu às respostas neurológicas ao riso infantil”.

Ao longo da carreira, a investigadora (uma das psicólogas mais citados na área da Psicologia) tem-se dedicado ao estudo da importância das relações precoces para o desenvolvimento; ao estudo do impacto da neurobiologia na parentalidade; ao estudo das consequências, no cérebro, dos maus-tratos, particularmente em crianças institucionalizadas.

Esta sessão inseriu-se no habitual Ciclo de Conferências do Ispa, que se localiza na Rua Jardim do Tabaco, 34, em Lisboa. Neste ciclo, que dura todo o ano letivo, o Ispa organiza palestras científicas, colocando ao alcance da comunidade académica e do público geral o que de mais recente acontece na ciência. Com Ispianos e convidados, de Portugal e de todo o mundo. A entrada é livre.

Saiba mais sobre a investigadora aqui

Outras notícias

ver todas