Ciclo de Conferências

O que de mais recente acontece na ciência, com Ispianos e convidados, de Portugal e de todo o mundo.

Outubro

What to expect when you are not expecting it: how implicit regularities drive attentional

JAN THEEUWES
(Vrije Universiteit Amsterdam; Institute Brain and Behavior Amsterdam (iBBA)/WJCR, Ispa – Instituto Universitário)

Abstract: Extracting statistical regularities from the environment is one of the most fundamental abilities of any living organism. This type of learning is largely unconscious, unintentional, and implicit that runs “in the background”, both seeking and giving structure to the world around us, making it coherent, predictable and quickly manageable. Even though a lot is known about how statistical learning affects language acquisition, object recognition, motor learning, and decision making, only recently it became apparent that it plays a key role in attentional selection. In this talk I will present an overview of recent studies investigating how statistical learning regarding the target and the distractor determines attentional control. It is argued that selection history modulates the topographical landscape of spatial ‘priority’ maps, such that attention is biased towards locations having a high activation and biased away from locations that are suppressed.

Host: Gün Semin


Novembro

A confirmar

CATARINA PERPÉTUO
(WJCR, Ispa – Instituto Universitário)

A confirmar

A confirmar

A confirmar

MARTA MARQUES
(Universidade de Lisboa)

Dezembro

A confirmar

EMANUEL GONÇALVES
(Ispa – Instituto Universitário)

A confirmar

MARIA DO CÉU SALVADOR
(Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra)

Fevereiro

A confirmar

JORGE ENCANTADO
(APPsyCI, Ispa – Instituto Universitário)

Vigilance in humans: the influence of co-presence and fear body odors

NUNO GOMES
(WJCR, Ispa – Instituto Universitário)

Abstract: In other species, the presence of conspecifics reduces the time allocated to vigilance, increasing the time invested, for instance, in foraging. On the other hand, the exposure to danger signals (e.g., fear body odors) enhances vigilance. In 3 studies, we explored how vigilance in human beings is: (a) influenced by the presence of others; and (b) by the exposure to fear body odors. Our results show that: (a) humans allocate less time to vigilance when in the presence of others; and (b) the exposure to fear body odors does not affect vigilance per se, but results in faster defense reactions.

Host: Gün Semin


Março

A confirmar

A confirmar

A confirmar

A confirmar

A confirmar

A confirmar

A confirmar

A confirmar

A confirmar

A confirmar

Abril

A confirmar

A confirmar

Trabalho de equipa em contexto virtual: das fronteiras físicas às fronteiras psicológicas

PATRÍCIA COSTA
(ISCTE-IUL)

Abstract: O teletrabalho imposto pela pandemia de COVID-19 tornou extremamente visível um fenómeno que em si mesmo não é novo: o facto de ser possível colaborar com colegas de equipa remotamente, através do uso das tecnologias de informação e comunicação. Nesta conferência, abordaremos as principais teorias relacionadas com esta questão e a forma como se têm alterado e desenvolvendo, a par dos desenvolvimentos tecnológicos e da normalização da sua utilização. Focar-nos-emos nas consequências para o trabalho em equipa, abordando também algumas questões ao nível individual que condicionam a eficácia do trabalho em equipa e a satisfação pessoal nestas condições.

Host: Pedro Quinteiro


Maio

A confirmar

CRISPIN DAY

A confirmar

A confirmar

A confirmar

A confirmar

HISTÓRICO

Terapia Focada nas Emoções: Uma breve introdução

JOÃO SALGADO
(Universidade da Maia)

Abstract: Nesta apresentação, é feita uma breve introdução à Terapia Focada nas Emoções. Esta forma de psicoterapia experiencial, neo-humanista e construtivista, que tem apoio empírico sólido na intervenção junto de um conjunto variado de perturbações emocionais, coloca o trabalho emocional no cerne da transformação terapêutica. Baseando-se numa forte presença terapêutica, aponta para a exploração empática e profunda dos processos de sofrimento emocional, cria condições para um trabalho de mudança dos processos defensivos que perpetuam as dificuldades existentes e promove uma libertação do potencial de cada pessoa.

Host: David Neto


Parenting: it’s in the heart, brain, and hormones

MARIAN J. BAKERMANS-KRANENBURG
(Vrije Universiteit Amsterdam, the Netherlands)

Abstract: Parenting behavior is something that we can observe. But there is a lot going on in parents “under the skin” when they respond – or do not respond – to child signals. What are the neurobiological processes underlying parenting? Are these the same for fathers and mothers? An important question is also: are neurobiological factors influencing parenting behavior or could it also be the other way around, i.e., does parental behavior affect their neurobiology? These are questions that will be addressed, based on state-of-the-art empirical studies and meta-analyses.

Host: Manuela Veríssimo


Participação e envolvimento das famílias na educação – Contributos para a formação de profissionais de educação de infância

Lourdes Mata

Ciclo de conferências ISPA – 2020/2021 – ESPECIAL MESTRADOS
Duração:

Início: Quinta, Abril 29, 2021 – 17:00

Fim: Quinta, Abril 29, 2021 – 18:00

Localização:

Videoconferência

No âmbito do Ciclo de conferências ISPA – 2020/2021 | ESPECIAL MESTRADOS, Lourdes Mata, dará uma palestra no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o título “Participação e envolvimento das famílias na educação – Contributos para a formação de profissionais de educação de infância”.

Host: Francisco Peixoto

Entrada livre

Resumo da conferência

As famílias têm um papel primordial na educação das crianças, enquanto primeiros educadores, tal como é estabelecido pela Convenção dos Direitos da Criança. Elas têm direito a conhecer, escolher e contribuir na resposta educativa dada aos seus filhos. Assim, os contextos educativos (escolas e jardins de infância) têm necessariamente de desenvolver estratégias para promover a participação plena das famílias, enquanto parceiros, e com responsabilidade partilhada. Neste sentido iremos apresentar algumas investigações desenvolvidas nos últimos anos e que nos permitiram conhecer melhor a perspetiva dos profissionais, famílias e crianças sobre o envolvimento das famílias no processo educativo. A partir das principais conclusões destas investigações, procuraremos elencar alguns elementos que consideramos essenciais estarem presentes na prática e na formação de docentes para uma abordagem intencional e consistente à participação e envolvimento das famílias.

Gone with the wind: seasonal distribution and habitat use by the reef manta ray (Mobula alfredi) in the Maldives, implications for conservation

Joanna L. Harris

School of Biological and Marine Sciences, Faculty of Science and Engineering, Plymouth University

Anfitrião: Peter McGregor

Saúde e os seus significados: impacto no comportamento e reações afetivas

David Neto

ISPA – Instituto Universitário

Anfitriã: Cláudia Carvalho

Teoria de vinculação: referencial teórico relevante para o estudo das configurações familiares dissidentes (não-heterossexuais)

Fernando Salinas-Quiroz

Universidad Pedagógica Nacional, Unidad Ajusco

Anfitriões: Manuela Veríssimo e Pedro Costa

 

Tartarugas Marinhas de São Tomé e Príncipe: Ecologia, genética e estado de conservação de diferentes populações que ocorrem neste arquipélago oceânico

Joana Hancock

Ce3c, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Anfitriã: Rita Patrício

O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional de professores de Matemática

Marisa Quaresma

ISPA – Instituto Universitário

Anfitriã: Ana Cristina Silva

Behavioural responses of oceanic cetaceans to variation in food resources

Mónica Almeida e Silva

IMAR – Institute of Marine Research; Okeanos R&D Centre, University of the Azores

Anfitrião: Paulo Catry

Projecto FOODLIT-PRO: literacia alimentar, sustentabilidade, e pandemia COVID19

Raquel Rosas

ISPA – Instituto Universitário; WJCR

Anfitriã: Filipa Pimenta

Poluição por plásticos e microplásticos: desafios da complexidade

Paula Sobral

FCT/UNL; MARE-NOVA

Anfitrião: Frederico Almada

Nós e os Outros: da Integração à Participação

Sérgio Gaitas

ISPA – Instituto Universitário

Anfitrião: Francisco Peixoto

Children as Persons of Interest: A Universal but Neglected Category in Social Perception Research

Sara Hagá

Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

Anfitriã: Teresa García-Marquez

Community psychology in the face of new total institutions: The case of migrant detention

Francesca Esposito

British Academy Newton International Fellow, Centre for Criminology, University of Oxford (UK)

Anfitrião: José Ornelas

Projeto Peixes Nativos – Envolver a comunidade na conservação da Biodiversidade

Carla Sousa Santos

ISPA – Instituto Universitário

Anfitriã: Joana Robalo

Brincar e ser ativo na infância

Carlos Neto

Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana

Anfitriã: Ana Teresa Brito

(Aprender a) Compreender a Leitura

Betina Astride

Centro de Investigação em Educação (CIE-ISPA)

Anfitriã: Margarida A. Martins

Ilusões temporais: maleabilidade da experiência e percepção subjectiva de tempo

Alexandre Fernandes

William James Center for Research

Anfitriã: Teresa Garcia-Marques