Notícias

Kids Dive na Madeira

20 de Dezembro, 2021

O projeto Kids Dive, liderado pelo professor e investigador do Ispa Frederico Almada, viajou até à Madeira e levou alunos de quatro escolas a mergulhar para proteger o Oceano, numa iniciativa que tomou lugar de 22 a 24 de novembro.

A convite da Direção Regional do Mar da Madeira, a visita da equipa de biólogos Ispianos ao arquipélago madeirense começou, no entanto, no dia 17 de novembro, onde Frederico Almada participou no painel “Mar da Madeira – Um Mar de Oportunidades”, no 1.º Encontro do Mar.

Devido a previsões atmosféricas adversas, a preparação para as atividades com as escolas envolveu “ir a Porto Moniz fazer apanha de espécies (peixes, caranguejos, camarões…) – senti-me como um pescador de percebes na costa de Sintra”. Depois do primeiro dia com o mergulho virtual, as escolas deslocaram-se ao Cais do Carvão onde “já tínhamos tudo montado em mesas e aquários – tudo pronto para usufruírem ao máximo da experiência e falarem connosco”.

Apesar do sucesso dos dois primeiros dias de atividades, “os alunos ficaram ainda mais satisfeitos no dia seguinte – o do batismo de mergulho. As condições da Piscina da Penteada eram muito boas e tinha uma luz natural fantástica”.

O feedback foi muito positivo, com a Professora Maria Garapa, da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, a salientar que “estes três dias foram espetaculares, por todo o conhecimento transmitido e pela experiência vivida que ficará, com certeza, nas memórias destes adolescentes. Acredito que juntos podemos salvar o oceano e esta é uma excelente ferramenta de incentivo, motivação e ponto de partida para ideias e mudanças de comportamento em prol do mar que é de todos e para todos. Obrigada”.

Kids Dive no Madeira Viva: https://www.rtp.pt/play/p8314/e581448/madeira-viva-2021/993898

Outras notícias

ver todas