Notícias

Ciência no ISPA

20 de Novembro, 2020

Joana Mello

A investigadora do ISPA Joana Mello integra uma lista de cientistas cujas apresentações orais sobre a sua área científica foram escolhidas para a obra PubhD de Lisboa | 5 anos.

Intitulada “Será que a beleza convence?”, a apresentação da investigadora do William James Center for Research é um dos destaques desta publicação que comemora os cinco anos de existência do PubhD, uma “tertúlia mensal gratuita, sobre investigação académica, que decorre num bar do centro de Lisboa”, como resume Sérgio Pereira, fundador da iniciativa.  

Sinopse:

“Para celebrar o seu quinto aniversário, o PubhD de Lisboa lança um livro que reúne 37 dos mais de cem temas – em ciências, humanidades, engenharias e artes – apresentados por investigadores de doutoramento e pós-doutoramento em três bares de Lisboa desde 2015.

Como é que populações indígenas da Amazónia se apoderaram das técnicas do cinema? Como se pode arrefecer com água em ebulição? Qual o melhor sistema eleitoral para uma ilha? Até que ponto resistem as barragens? E quantas outras perguntas cabem na sua curiosidade?

Do fundo dos mares da Austrália ao cérebro humano, e das galáxias às peças de vidro de luxo do século XVII, os desenhos de Cirenia Arias Baldrich, cientista e desenhadora, realizados ao vivo durante as sessões de 2018, e os textos de Sérgio Pereira e Inês Navalhas, resumem o conhecimento em construção em 37 projetos de investigação académica.

Biologia marinha, ciência política, engenharia do ambiente, arquitetura ou astrofísica são apenas algumas das áreas que partilhamos para fora das paredes do bar, com a identificação dos investigadores e dos centros onde realizam o seu trabalho.”

Saibam mais sobre o livro PubhD de Lisboa | 5 anos aqui.

Outras notícias

ver todas