Notícias

A Prática Profissional da Psicologia na Justiça

21 de Outubro, 2020

Professor David Neto

O Professor David Neto coordenou, em conjunto com o Professor Ricardo Barroso da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, um novo livro editado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) intitulado “A Prática Profissional da Psicologia na Justiça”.

Pertencendo ambos ao Conselho de Especialidade – Psicologia Clínica e da Saúde da OPP, do qual é Presidente, o Professor David Neto constata que “este livro surge devido ao trabalho que temos feito em Psicologia da Justiça no seio do Conselho”.

Pretende ser primariamente um texto para ser utilizado por psicólogos numa lógica de handbook: “Trata-se de um livro muito profissional; a ideia não é olhar para a Psicologia da Justiça de um ponto de vista científico, mas sim em termos de aplicação nos seus diferentes contextos”.

As temáticas que trata transcendem as tradicionais associadas à Psicologia da Justiça, como o trabalho com as vítimas de crimes e agressores, na medida em que aborda “contextos de interface com a clínica, a área das dependências, a área comunitária, o trabalho com refugiados e por aí em diante – é um livro bastante abrangente”, conclui David Neto.

Um livro que conta com o contributo de mais de 90 autores, entre os quais  o vencedor Prémio ISPA 2020 Nélio Brazão. 

Já disponível aqui.

Outras notícias

ver todas