Notícias

Avaliação psicológica em mostra no Ispa

15 de Maio, 2024

Até final de setembro, a exposição “Instrumentos de Avaliação Psicológica na Linha do Tempo” estará aberta ao público no Ispa – Instituto universitário, apresentando uma jornada única pela história dos métodos psicológicos. Com mais de 45 instrumentos, desde testes pioneiros do século XX até inovações contemporâneas, esta mostra é um mergulho profundo na evolução das técnicas de avaliação comportamental, enriquecida por colaborações com instituições de renome e uma curadoria meticulosa sob a direção criativa das professoras Júlia Serpa Pimentel e Isabel Felgueiras.

Para ver este conteúdo deve aceitar a utilização cookies: Definições de cookies

Uma coleção abrangente de testes, livros, cubos, bonecos e uma variedade de instrumentos desde os primórdios do século XX até à era contemporânea são expostos em vitrinas, mesas, vídeos e conteúdos multimédia. Durante o percurso, os visitantes têm a oportunidade de conhecer como são analisados diferentes aspetos do comportamento humano, bem como a diversificação dos públicos-alvo, que vão desde bebés a adultos, e diferentes domínios da deficiência.

O esforço de curadoria resulta de um trabalho conjunto, tendo as professoras Júlia Serpa Pimentel e Isabel Felgueiras a direção criativa do projeto. A equipa de colaboradores, composta por docentes e alunos, inclui Beatriz Cuba, Beatriz Almeida, Patrícia Gonçalves, Prof. Carlos A. Lopes, Prof. Carlos Anunciação, João Frade, Prof. Miguel Basto Pereira, Prof. Rui Bártolo e Prof. Telma de Sousa Almeida. De acordo com a Professora Júlia Serpa, “os instrumentos cairão em desuso no futuro próximo e seria uma pena que o público não tivesse contacto com eles”. Para a Professora Isabel Felgueiras, “o objetivo foi de dar uma dimensão histórica para além de mostrar usos atuais dos equipamentos.”

Colaborações com instituições como o Centro de Psicologia da Força Aérea Portuguesa, o Centro de Psicologia Aplicada do Exército e o WJCR – William James Center Research, Centro de Observação Médico Pedagógica – Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa, além do Laboratório de Psicologia do Ispa, agregam uma secção dedicada a instrumentos históricos. Nela, os artefactos dispostos possuem desenho e propósito específicos, revelam a sua linha de investigação, mas sobretudo refletem uma era de descoberta e compreensão progressiva das complexidades do comportamento humano.

Cada peça exposta não apenas representa um marco histórico, mas também tece uma narrativa intricada com o próprio Ispa. Numa das paredes, pode ver-se um vídeo com aplicações de alguns dos testes documentados pela instituição na década de 1990. Os visitantes podem, ainda, aceder a transcrições dos comentários da Professora Zilda Fidalgo (in memoriam) sobre o Método de Piaget de observação utilizado, através de um QR-Code.

A inauguração foi marcada com presença em massa do público e convidados ilustres, como Sofia Ramalho, vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Segundo a Professora Isabel Leal, Reitora do Ispa, o espaço que antes era até grande no momento parecia pequenino, ela ainda destacou que “é para nós [Ispa] um prazer ter estes materiais aqui expostos”.

Além da exposição, os visitantes têm a oportunidade de visitar o Laboratório de Psicologia do Ispa e participar em sessões práticas, onde podem ser testados pessoalmente com a utilização de diferentes instrumentos de avaliação psicológica.

Visitas às instalações do Laboratório de Psicologia do Ispa

Próximas datas:

27 e 28 de maio, às 17h30.

3 e 4 de junho, às 17h30.

Outras notícias

ver todas