Notícias

Apresentação do Guia de Boas Práticas para a Gestão e Monitorização de Áreas Marinhas

29 de Novembro, 2022

Teve lugar, no dia 29 de novembro, a apresentação do Guia de Boas Práticas para a Gestão e Monitorização de Áreas Marinhas na Sala de Atos do Ispa – Instituto Universitário.

Nos últimos anos, Portugal tem progredido no que respeita à gestão e implementação de Áreas Marinhas Protegidas (AMP). Contudo, nem todas as AMP designadas estão efetivamente implementadas e em pleno funcionamento. Este guia fornece uma série de passos e tarefas de apoio à definição de um plano de gestão e, em particular, de um programa de monitorização e avaliação para Áreas Marinhas Protegidas que já tenham sido designadas. Foi também desenvolvido de forma a ser uma ferramenta prática, flexível e útil, de apoio às equipas responsáveis por planear, monitorizar e gerir AMP em Portugal, contendo ainda informação útil para um público mais alargado e para os órgãos decisores.

A sessão contou com a presença de Nuno Banza, Presidente do Conselho Diretivo do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, assim como de representantes da DGPM – Direção Geral de Política do Mar, da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Pode consultar o Guia de Boas Práticas para a Gestão e Monitorização de Áreas Marinhas aqui.

Outras
Notícias

ver todas