Eventos

WORKSHOP | Latent Transition Analysis

26 Março 2026 - 14:30h
26 Mar 2026

Sala 305

Ispa – Instituto Universitário

No próximo dia 26 de março, às 14h30 na sala 305, o Edunova.Ispa organiza o workshop “Latent Transition Analysis: A Person Oriented Longitudinal Method for Examining Subgroup Stability and Change”. Esta formação técnica de alto nível centra-se na Latent Transition Analysis (LTA), uma metodologia crucial para o estudo de trajetórias e mudanças em perfis de comportamento ao longo do tempo.

A sessão centra-se na aplicação prática de modelos estatísticos complexos, abordando desde os fundamentos da Latent Profile Analysis (LPA) até à interpretação de estabilidade e transições de subgrupos. Os participantes terão a oportunidade de explorar técnicas de avaliação de modelos (model fit) e a incorporação de preditores e resultados nas suas análises. Esta iniciativa reforça a aposta do Ispa na vanguarda metodológica, proporcionando à comunidade académica o contacto direto com ferramentas que permitem uma compreensão mais profunda e dinâmica dos fenómenos sociais e educativos.

Perfil da Oradora

Henriikka Juntunen é investigadora de doutoramento na School of Applied Educational Science and Teacher Education da University of Eastern Finland. A sua investigação foca-se na motivação e no bem-estar de estudantes universitários, com particular ênfase nas associações intra e interindividuais e no desenvolvimento da motivação ao longo do tempo. Através da utilização de metodologias longitudinais, Juntunen tem contribuído para o avanço do conhecimento sobre como os fatores psicológicos evoluem no contexto académico.

Outros eventos

ver todos