Eventos

Ispa organiza a 27ª Bienal da Sociedade Internacional para o Estudo do Desenvolvimento Comportamental (ISSBD)

16 Junho 2024
08:00h

O Ispa – Instituto Universitário e o William James Center for Research organizam a Conferência da Sociedade Internacional para o Estudo do Desenvolvimento Comportamental 2024. O evento ocorre de 16 a 20 de junho no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Aqui, acorrem especialistas de todo o mundo para partilhar as mais recentes investigações, discutir tendências atuais e explorar novas direções no campo.

A Sociedade Internacional para o Estudo do Desenvolvimento Comportamental (International Society for the Study of Behavioural DevelopmentISSBD) é uma sociedade internacional e multidisciplinar dedicada à investigação sobre o desenvolvimento humano. Esta visa a promoção do desenvolvimento social holístico e positivo, investindo nas pessoas e formação de redes para colmatar lacunas entre a investigação e a prática de forma global. Assim sendo, esta conferência representa uma oportunidade para troca de ideias, discussões e contributos substanciais para transformar o significado da vivência humana num mundo novo e coletivo. Os temas das sessões de 2024 são: Processos Cognitivos, Atenção, Aprendizagem, Memória; Processos Biológicos: Neurociências, Genética e Tecnologia, “Media” e Desenvolvimento Infantil; Deficiências de Desenvolvimento; Psicopatologia do Desenvolvimento; Cultura, Diversidade, Equidade e Justiça Social; Educação escolar; Contexto familiar, parentalidade e relações entre pais e filhos; Linguagem, Comunicação; Métodos, História, Teoria; Desenvolvimento moral; Percetivo, Sensorial, Motor; Prevenção e Intervenções; Relações Sociais, Emocionais, Personalidade e, por fim, Tecnologia, “media” e desenvolvimento infantil.

A Sociedade Internacional para o Estudo do Desenvolvimento Comportamental reúne membros de mais de 70 países e organiza reuniões bienais em todo o mundo, juntamente com reuniões regionais, desde 1969. O Ispa e o William James Center for Research, na qualidade de representantes regionais, promovem o envolvimento local ativo com o objetivo de gerar impactos reais e fortalecer sinergias na comunidade global de cientistas do desenvolvimento.


O comité organizador local de 2024 envolve nomes como Manuela Veríssimo e António J. Santos. Também compõem a equipa organizadora, Carla Fernandes, Carolina Santos, Eva Diniz, Marian Bakermans-Kranenburg, Marília Fernandes, Maryse Guedes, Niccolò Bonacchi e Olívia Ribeiro.

Outros eventos

ver todos