Eventos

DECODING DATA: O que têm em comum o Prince Charles e o Ozzy Osbourne? – Sónia Frazão

10 Maio 2023
17:30h

Sala de Atos e Zoom
Ispa – Instituto Universitário

Nesta quinta edição do Ciclo de Conferências | As novas profissões em Ciências Cognitivas e do Comportamento recebemos Sónia Frazão, Head of Enterprise Design na Axians Portugal, com a palestra intitulada DECODING DATA: O que têm em comum o Prince Charles e o Ozzy Osbourne?

A sessão será transmitida, também, online.

Resumo:

Atualmente, “ser” digital é um fator decisivo na competitividade de uma empresa. O mundo está, portanto, a digitalizar-se a grande velocidade e o investimento em Transformação Digital nunca foi tão grande. Todos os dias chegam ao mercado milhares de novos serviços e produtos digitais. No entanto, muitos deles “morrem” sem que se entenda bem o porquê. A verdade é que a maioria, quando foi lançado, já não tinha qualquer hipótese de sucesso.

Uma das principais razões para este fenómeno é o desconhecimento sobre os (potenciais) clientes: conhecer o target não é apenas saber a sua idade, área geográfica ou income salarial. Se considerarmos apenas estas variáveis, o príncipe Charles e Ozzy Osbourne fazem parte do mesmo segmento: não me parece, no entanto, que tenham muito em comum.

Entender o que está por detrás dos dados estatísticos, compreender “Charles” e “Ozzys”, as suas necessidades e os seus comportamentos, é a forma mais eficaz de desenhar um novo produto ou serviço, tornando o conhecimento do target, não só uma poderosa arma de decisão estratégica, mas também de proteção do investimento Digital da empresa.

Pequena Biografia:

Sónia Frazão estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto. Apesar da formação clássica em Design, foi na Criatividade e na Comunicação, sobretudo digital, que passou grande parte do meu percurso profissional, a criar histórias, campanhas, plataformas, produtos, que permitissem às marcas criar uma maior e melhor ligação com os seus clientes. Mas também, a criar e fazer crescer equipas de design, a garantir que estas não trabalham em silos, mas sim integradas em equipas multidisciplinares e que o que sai delas melhora o negócio das marcas. Passou primeiro em agências digitais independentes e depois pela Fullsix Portugal, onde faz a Direção de Arte e Supervisão de algumas das maiores marcas portuguesas e ajuda a agência a ser eleita Agência Digital do Ano, vários anos seguidos. Em 2011 faz parte da equipa que ajudou a criar a Moche, a primeira marca portuguesa “Digital Native”. Em 2015 chega à comOn para ajudar a criar e fazer crescer o departamento criativo e, como Experience Creative Director, ajudar as equipas, os clientes e até a própria agência a entender PORQUÊ e COMO devem por os utilizadores no centro não só das suas estratégias, mas também dos seus negócios. Atualmente é Head of Enterprise Design na Axians Portugal e corresponsável pelo desenvolvimento da unidade de consultoria em Transformação Digital.

Outros eventos

ver todos