DECODING DATA: O que têm em comum o Prince Charles e o Ozzy Osbourne? – Sónia Frazão
10 Maio 2023
17:30h
Sala de Atos e Zoom
Ispa – Instituto Universitário
Nesta quinta edição do Ciclo de Conferências |As novas profissões em Ciências Cognitivas e do Comportamento recebemos Sónia Frazão, Head of Enterprise Design na Axians Portugal, com a palestra intitulada DECODING DATA: O que têm em comum o Prince Charles e o Ozzy Osbourne?
Atualmente, “ser” digital é um fator decisivo na competitividade de uma empresa. O mundo está, portanto, a digitalizar-se a grande velocidade e o investimento em Transformação Digital nunca foi tão grande. Todos os dias chegam ao mercado milhares de novos serviços e produtos digitais. No entanto, muitos deles “morrem” sem que se entenda bem o porquê. A verdade é que a maioria, quando foi lançado, já não tinha qualquer hipótese de sucesso.
Uma das principais razões para este fenómeno é o desconhecimento sobre os (potenciais) clientes: conhecer o target não é apenas saber a sua idade, área geográfica ou income salarial. Se considerarmos apenas estas variáveis, o príncipe Charles e Ozzy Osbourne fazem parte do mesmo segmento: não me parece, no entanto, que tenham muito em comum.
Entender o que está por detrás dos dados estatísticos, compreender “Charles” e “Ozzys”, as suas necessidades e os seus comportamentos, é a forma mais eficaz de desenhar um novo produto ou serviço, tornando o conhecimento do target, não só uma poderosa arma de decisão estratégica, mas também de proteção do investimento Digital da empresa.
Pequena Biografia:
Sónia Frazão estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto. Apesar da formação clássica em Design, foi na Criatividade e na Comunicação, sobretudo digital, que passou grande parte do meu percurso profissional, a criar histórias, campanhas, plataformas, produtos, que permitissem às marcas criar uma maior e melhor ligação com os seus clientes. Mas também, a criar e fazer crescer equipas de design, a garantir que estas não trabalham em silos, mas sim integradas em equipas multidisciplinares e que o que sai delas melhora o negócio das marcas. Passou primeiro em agências digitais independentes e depois pela Fullsix Portugal, onde faz a Direção de Arte e Supervisão de algumas das maiores marcas portuguesas e ajuda a agência a ser eleita Agência Digital do Ano, vários anos seguidos. Em 2011 faz parte da equipa que ajudou a criar a Moche, a primeira marca portuguesa “Digital Native”. Em 2015 chega à comOn para ajudar a criar e fazer crescer o departamento criativo e, como Experience Creative Director, ajudar as equipas, os clientes e até a própria agência a entender PORQUÊ e COMO devem por os utilizadores no centro não só das suas estratégias, mas também dos seus negócios. Atualmente é Head of Enterprise Design na Axians Portugal e corresponsável pelo desenvolvimento da unidade de consultoria em Transformação Digital.
Nesta conferência, a investigadora Cátia Moreira de Carvalho, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) apresenta três estudos que ajudam...
Este website usa cookies para melhorar a sua experiência e captar dados estatísticos. Pode alterar as suas definições de cookies se pretender. Definições de cookiesACEITAR
Gerir consentimento
Visão geral de privacidade
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes cookies, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem as funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Cookie
Duração
Descrição
_GRECAPTCHA
6 meses
Este cookie é definido pelo Google reCAPTCHA para proteger o site contra consultas de spam em formulários de contato.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 ano
O cookie é definido pelo GDPR cookie consent para guardar as preferências de cookies do utilizador
cookielawinfo-checkbox-analytics
1 ano
O cookie é definido pelo GDPR cookie consent para guardar as preferências de cookies do utilizador.
cookielawinfo-checkbox-necessary
1 ano
O cookie é definido pelo GDPR cookie consent para guardar as preferências de cookies do utilizador
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
2 anos
Este cookie é instalado pelo Google Analytics. O cookie é usado para recolher dados sobre o visitante, a sessão e controlar o uso do site para um relatório de análise. Os cookies armazenam informações anonimamente e atribuem um número gerado aleatoriamente para identificar visitantes únicos.
_ga_WG2YD23P7Y
2 anos
Usado pelo Google Analytics para distinguir utilizadores.
_gat_UA-29187932-71
1 minuto
Usado pelo Google Analytics para limitar a taxa de solicitação
_gid
1 dia
Este cookie é instalado pelo Google Analytics. O cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam um site e ajuda na criação dum relatório analítico sobre o website. Os dados recolhidos incluem o número de visitantes, a fonte de onde vieram e as páginas visitadas de forma anónima.
YSC
seção
Estes cookies são definidos pelo Youtube e são usados para contabilizar o número de visualizações dos vídeos incorporados.
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e recolhem informações para fornecer anúncios personalizados.
Cookie
Duração
Descrição
IDE
1 ano
Usado pelo Google DoubleClick, armazena informações sobre como o usuário usa o site. Isso é usado para apresentar aos utilizadores anúncios que são relevantes para de acordo com o seu perfil.
test_cookie
15 minutos
Este cookie é definido pelo doubleclick.net. O objetivo é determinar se o browser do utilizador oferece suporte a cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
6 meses
Este cookie é definido pelo Youtube. Usado para recolher informações dos vídeos incorporados do YouTube num site.