Manifesto

A 7 de Novembro de 1962 é inaugurado o Instituto de Ciências Psicopedagógicas, no Colégio do Sagrado Coração de Maria. Segundo a imprensa da época: “O Instituto de Ciências Psicopedagógicas foi ontem inaugurado pelo Ministro da Educação Nacional. Foram recebidos um expressivo telegrama do Santo Padre e uma carta do Senhor Cardeal Patriarca.”

Á época, o curso compõe-se de quatro secções: três de Psicologia Aplicada (Psicologia Pedagógica, Psicologia Clínica e Psicologia Industrial) e uma de Teologia.

Seis décadas depois que diferente está o nosso ISPA!

No ano letivo de 1964/65, o Instituto passa a designar-se Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e funciona no Colégio São João de Brito. A imprensa dá eco à sessão de abertura do ano letivo nos seguintes termos: “O ISPA aparece, neste 3º ano da sua existência, totalmente remodelado e cientificamente estruturado ao nível dos melhores institutos congéneres da Europa”.

O prestígio do ISPA vai-se consolidando e, em abril de 1974, foi reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (M.E.C.) a pertinência do curso de Psicologia em Portugal ministrado no ISPA atendendo ao número de estudantes, ao seu quadro docente, à estrutura curricular e por ser a única Escola reconhecida pelo Sindicato dos Profissionais de Psicologia.

O ISPA das Congregações desaparece totalmente com a Constituição da Cooperativa ISPA CRL, em 1982, que continua atualmente a ser a entidade Instituidora do ISPA.

A Escola de Psicologia e Ciências do Comportamento e Ciências do Comportamento que chegou a funcionar na Feira Popular, está instalada em instalações próprias em Alfama e chama-se agora ISPA – Instituto Universitário, com licenciaturas nas Áreas da Psicologia, Educação e Biologia, bem como 12 Mestrados, 5 Doutoramentos e inúmeras Pós-graduações

Razões para Comemorar? MUITAS!

A sobrevivência de uma pequena escola de Psicologia, em períodos agitados da história de Portugal, e a sua contante transformação e melhoria; A contribuição científica que os Alumni do ISPA têm dado no campo da Psicologia, reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e Biociências; A existência de uma revista “Análise Psicológica”, primeira publicação científica nacional na área da psicologia desde 1977, as

Conferências ISPA e, sobretudo o sentimento de pertença que carateriza os atuais e antigos alunos – ISPIANOS

Neste ano de aniversário, estaremos todos juntos, em celebração, com inúmeras iniciativas de convívio, culturais e académicas, onde contaremos com a presença de todos, em particular da nossa comunidade Alumni.