Centro de Gestão da Investigação

O Centro de Gestão de Investigação (CGI) é uma estrutura de apoio à Reitoria, exercendo as suas competências na promoção e apoio à atividade de investigação científica desenvolvida no Ispa – Instituto Universitário.

Com o objetivo de incentivar e impulsionar a investigação científica de excelência, o CGI fornece apoio especializado ao Corpo Docente e Investigadores integrados ou não nas Unidades de I&D do Ispa – Instituto Universitário. Nesse âmbito, a atuação do CGI ao nível da gestão de projetos de investigação foca-se em duas grandes valências:

Pre-award

Engloba o apoio na construção de candidaturas aos diferentes mecanismos de financiamento existentes, quer nacionais quer internacionais. Este apoio passa pela análise dos requisitos internos e externos do financiamento em causa e pela validação orçamental do projeto a submeter. O CGI atua ainda como interlocutor junto das agências de financiamento, por forma a esclarecer as dúvidas e obter a informação relevante necessária a uma candidatura bem-sucedida. Ao CGI cabe também a divulgação de oportunidades de financiamento através de newsletters internas apresentadas por áreas temáticas de investigação, bem como identificação de oportunidades mais específicas direcionadas a investigadores-alvo. Pontualmente, o CGI organiza sessões de informação/esclarecimento no âmbito de concursos de maior relevo institucional.

Acompanhamento de projetos de investigação

A fase de post-award, isto é, a implementação do projeto após momento da assinatura de um contrato para o respetivo financiamento de projeto cabe aos gestores das Unidades de I&D. O CGI encarrega-se da supervisão da execução dos projetos de investigação das várias Unidades de I&D ao longo de toda a sua duração. Em articulação com os gestores das Unidades I&D, o CGI presta apoio à realização de contabilidade organizada e ao reporte financeiro solicitado pelas entidades financiadoras, disponibilizando a informação relevante e garantindo o cumprimento de prazos. O CGI assume ainda a monitorização de projetos de investigação no que diz respeito a procedimentos como a formalização e/ou gestão de contratos de investigadores e bolseiros assim como apoio administrativo necessário no âmbito de missões, aquisição de bens e serviços, e equipamento, entre outros