Notícias

Professora Doutora Isabel Leal distinguida com Prémio Carreira

22 de Dezembro, 2021

A Reitora do Ispa, Professora Doutora Isabel Leal, recebeu esta quarta-feira o Prémio Carreira Sul 2021 da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

No seu discurso, salientou que “é muito importante que a Ordem dos Psicólogos tenha prémios e gratifique as pessoas, porque das coisas mais importantes do crescimento profissional é sentirmos que somos reconhecidos. Temos uma excelente profissão, com uma margem de manobra enorme, e acho que há uma dimensão de proatividade e de investimento que faz a diferença. Deixem-me dizer isto: sou orgulhosamente psicóloga. Sempre investi muito na minha formação; faço o melhor que posso e o melhor que sei; emociono-me, como se nota, porque a voz treme um bocadinho – o que é normalíssimo. Não queremos todos as mesmas coisas e não temos todos os mesmos desejos, mas gostaria que destacar o essencial: acredito profundamente que, em profissões como a nossa, de ajuda e que por vezes são muito duras, nos podemos divertir. É este o meu testemunho, de uma pessoa que tem trabalhado imenso, mas que não dá muito por isso – porque, apesar de tudo, se diverte e, no fim do dia, as coisas ainda fazem sentido. Muito obrigado pelo prémio”. 

O Júri independente, presidido pela Professora Doutora Sara Bahia, decidiu por unanimidade atribuir esta distinção “pela sua longa e consistente carreira com importantes contributos para a área científica, para a formação de um vasto número de psicólogos, para a prática clínica ao longo das várias etapas do desenvolvimento humano e, ainda, pelo forte impacto que tem na sociedade. O júri realça que esta candidatura obteve a pontuação máxima em todos os critérios considerados para a atribuição do prémio”.

A Reitora do Ispa recebeu, pessoalmente, o prémio na sede da OPP, numa cerimónia em que o senhor Bastonário Francisco Miranda Rodrigues sublinhou “que, de facto, vivemos ainda num país que reconhece pouco em vida. Nunca será demais termos iniciativas que deem visibilidade às boas práticas e às pessoas que têm esse arrojo de poder dizer que estão satisfeitas com o seu trabalho. É sempre bom ver quem tenta passar essa mensagem, e esse exemplo, pela positiva, da realização com o trabalho.

O objetivo do Prémio Carreira Sul é reconhecer um membro efetivo da região Sul, que tenha contribuído de forma notável para a afirmação e reconhecimento da psicologia, através do desenvolvimento de um trabalho relevante, significativo e impactante para a comunidade.

Doutorada pela Universidade Católica de Louvain, Isabel Leal foi coordenadora do departamento de psicologia clínica da maternidade Dr. Alfredo da Costa entre 1987 e 2007 e desenvolve a sua atividade como psicoterapeuta desde 1980, com dezenas de livros e artigos científicos publicados. É Reitora do Ispa – Instituto Universitário desde 12 de outubro de 2020.

Outras notícias

ver todas