Notícias

Porquê aprender Python?

3 de Março, 2023

O Ispa promoveu um workshop de Python destinado a alunos de doutoramento. Ministrado pelo Professor-investigador Niccolò Bonacchi, esta iniciativa insere-se num conjunto de formações suplementares disponibilizadas a toda a comunidade Ispiana, dirigidas em particular aos estudantes de terceiro ciclo. Tem por objetivo capacitar estudantes e profissionais com ferramentas que podem ser utilizadas no decurso da investigação científica.

O que é Python e para que pode ser utilizada?

Python é uma linguagem de programação de alto nível, com sintaxe mais simplificada e próxima da linguagem humana. Este tipo de linguagem pode ser utilizada nas mais diversas aplicações, como desktop, web, servidores e ciência de dados. 

Na investigação científica em particular, a programação em Python permite desenvolver capacidades de análise e interpretação de conjuntos de dados, assim como de criação e implementação de modelos com base em dados, e respetiva comunicação visual.

Tendo vindo a ganhar destaque (com a crescente disponibilização de grandes quantidades de informação), a ciência de dados suporta o desenvolvimento do conhecimento científico geral e aplicado, e – além da sua utilidade na investigação – é crucial para a tomada de decisões de empresas e profissionais.

Mais informações sobre os eventos do Ispa

Outras notícias

ver todas