Notícias

Lançamento do catálogo Ispa Arte

7 de Junho, 2023

O Ispa – Instituto Universitário lançou o catálogo “Ispa Arte”. O livro, com mais de 200 páginas, reúne a grande maioria da coleção de arte do Ispa onde figuram alguns dos principais artistas de países lusófonos.

Perante dezenas de artistas e convidados, na Galeria Malangatana, a Reitora, Isabel Leal, agradeceu aos Professores Rui Oliveira e António Melo o trabalho que resultou nesta obra e aos artistas que ajudaram o Ispa a “manter esta forma de estar”, apesar de ser uma escola que não “tem, de facto, um curso artístico”. Isabel Leal sublinhou que é graças aos artistas que o Ispa consegue “ter esta motivação para, não só organizar eventos de cariz artístico, mas para tentar que os nossos estudantes e toda a comunidade façam parte dessa ideia de que, por um lado, há aquilo que é muito objetivável e, por outro lado, o subjetivo é profundamente interessante e faz parte de nós.”

O Ispa – Instituto Universitário foi, ao longo dos seus 60 anos de história, realizando várias exposições de artes plásticas que, graças à generosidade dos artistas, deram origem a uma coleção de obras de arte que atualmente conta com mais de duas centenas de obras. Este catálogo pretende ser uma mostra de parte dessa grande coleção.

Aqui figuram nomes como, por exemplo, Malangatana Valente Ngwenya, Cruzeiro Seixas, Isabel Laginhas, Luís GeraldesRogério MourtadaTeresa Almeida RochaOblino Magaia, entre muitos outros.

Outras notícias

ver todas