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Ispa acolheu o 2º Congresso Internacional de Investigação em Psicologia Escolar e da Educação

30 de Setembro, 2024

Nos dias 27 e 28 de setembro, o Ispa – Instituto Universitário foi anfitrião do 2º Congresso Internacional de Investigação em Psicologia Escolar e da Educação (CIIPEE), reunindo especialistas, investigadores e profissionais das áreas da psicologia e educação. O evento teve como objetivo promover um espaço de reflexão e debate sobre as práticas mais inovadoras e os resultados mais recentes da investigação em psicologia educacional, com especial destaque para a criação de ambientes escolares inclusivos e sustentáveis.

Abertura e Principais Temas do Primeiro Dia

A cerimónia de abertura decorreu na manhã de 27 de setembro, com a participação de representantes de instituições de prestígio, como a Universidade do Minho e a Universidade de Brasília, entre outras. Na sua intervenção inicial, a Reitora do Ispa, a Professora Doutora Isabel Leal, destacou o compromisso de longa data da instituição com a educação e a formação de psicólogos, sublinhando a importância da psicologia aplicada ao contexto escolar.

O Professor Doutor Francisco Peixoto, também do Ispa, moderou uma sessão que destacou a criação de comunidades escolares prósperas e inclusivas. O debate centrou-se na necessidade de promover escolas que não só apoiem o êxito académico, mas que também favoreçam o desenvolvimento psicossocial dos alunos, sublinhando a urgência de respostas educativas em tempos de incerteza global.

Envolvimento Internacional e Investigação de Ponta

O primeiro dia do congresso contou com várias sessões dedicadas a temas variados, como literacia emergente, psicologia escolar e autorregulação da aprendizagem. Um dos simpósios mais aguardados incluiu apresentações de investigadores da Universidade de Brasília, que partilharam os seus avanços na investigação sobre psicologia escolar.

Outro momento de grande relevância foi o painel apresentado pela investigadora grega Eleftheria Gonida, intitulado “A necessidade de aprendizagem sustentável e comunidades escolares prósperas em tempos de incerteza”, que suscitou uma animada discussão moderada pelo Professor Francisco Peixoto.

Ao longo do dia, os participantes tiveram também a oportunidade de explorar apresentações de pósteres e participar numa mesa-redonda dedicada ao contributo da psicologia educacional para o desenvolvimento sustentável, com a participação de especialistas de várias universidades internacionais e a presença de Pedro Cunha, do Ministério da Educação, Ciência e Inovação de Portugal.

O segundo evento deste género consolida aquilo que foi o plano inicial. Do ponto de vista científico, houve-se, de facto, a apresentação, num conjunto de trabalhos interessantes, de várias áreas de intervenção e de investigação da psicologia da educação.

Professor Francisco Peixoto

Reflexões Finais e Perspetivas para o Futuro

O segundo dia, 28 de setembro, continuou com um programa igualmente rico e diversificado, destacando temas como a criatividade, a resolução de problemas ambientais e a relação entre criatividade e desempenho académico. Entre as sessões mais participadas esteve o simpósio coordenado pela Professora Doutora Lourdes Mata, do Ispa, que abordou a qualidade das intervenções na educação infantil, assim como debates sobre ansiedade em adolescentes e estratégias pedagógicas modernas.

No balanço final do evento, o Professor Francisco Peixoto destacou o elevado nível de envolvimento dos participantes, tanto nas sessões presenciais como nas virtuais. “Embora seja um congresso de menor dimensão, a qualidade das discussões e a participação ativa foram notáveis. As mesas-redondas foram momentos de grande interação, com questões relevantes e debates profundos”, afirmou. O Professor sublinhou ainda o êxito da organização e o ambiente acolhedor proporcionado pelo Ispa, que contribuiu para que os participantes se sentissem “em casa”.

Esta segunda edição do Congresso Internacional de Investigação em Psicologia Escolar e da Educação consolidou a sua posição como um espaço vital para a troca de ideias e a construção de parcerias internacionais, reafirmando o papel do Ispa na vanguarda da investigação e inovação educacional. O sucesso do evento deixa antever novas edições que continuarão a fomentar o diálogo entre investigadores e profissionais na procura por uma educação mais inclusiva, sustentável e adaptada aos desafios do futuro.

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