O seu browser não suporta JavaScript! Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento | ISPA – Instituto Universitário
PT

Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento

Apresentação do Curso

O Mestrado em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento tem como principal objetivo o aprofundamento de modelos, teorias e técnicas, quer da Psicologia do Desenvolvimento, quer da Psicopatologia do Desenvolvimento.

 

Pretende-se que os estudantes desenvolvam um pensamento crítico e reflexivo sobre o desenvolvimento humano, apropriando-se de modelos teóricos e dados empíricos relevantes, que permitam aprofundar a compreensão de trajetórias desenvolvimentais adaptativas e desadaptativas. Estes conhecimentos devem sustentar as práticas de avaliação, prevenção e intervenção nos diferentes contextos de desenvolvimento, comtemplando a relação entre os padrões de funcionamento psicológico em cada etapa do desenvolvimento, o suporte neuropsicológico e os aspetos relacionais.

 

Pretende-se ainda que os estudantes sejam dotados da capacidade de projetar, conduzir e avaliar pesquisas científicas aplicadas, que lhes permitam estabelecer a ligação entre a prática e a ciência.

 

Este Mestrado pretende formar psicólogos especialistas em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento com conhecimentos sólidos de modelos teóricos e dados empíricos relevantes, que sustentem práticas de avaliação, prevenção e intervenção nos diferentes contextos de desenvolvimento. Deste modo, o estudante deverá:

 

1. Adquirir e aprofundar conhecimentos relativos aos principais modelos de compreensão dos processos típicos e atípicos do desenvolvimento.

2. Adquirir competências que permitam compreender e analisar criticamente os dados da investigação enquadrada por modelos teóricos

3. Adquirir a capacidade de aplicar os conhecimentos científicos e as competências analíticas à prática na área da prevenção e da intervenção.

4. Adquirir competências que permitam projetar, conduzir e avaliar pesquisas científicas aplicadas e fundamentais.

5. Adquirir competências para delinear projetos de prevenção e de intervenção em diferentes contextos de desenvolvimento.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE_18_0000149

Plano de Estudos »

 

 

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos tem a duração de 2 anos/4 semestres letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS. A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Mestre em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento.

 

Habilita para a prática autónoma da Psicologia, desde que titular de uma licenciatura (1º ciclo) em Ciências Psicológicas ou Psicologia e cumpridos os requisitos exigidos pela Ordem dos Psicólogos.

 

O ISPA proporciona aos seus estudantes oportunidades de mobilidade académica que lhes permitem a obtenção de créditos e/ou a realização de trabalhos de investigação da Europa e resto do mundo.