O seu browser não suporta JavaScript! Educação Básica | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Educação Básica

Apresentação do Curso

Com esta Licenciatura podes aceder a uma consistente formação de base, que te proporciona conhecimentos multidisciplinares sólidos e hábitos de trabalho rigorosos no domínio da investigação e planeamento educacional. Conhecerás experiências enriquecedoras no campo da educação que te permitirão uma intervenção sustentada no apoio a profissionais em diversos contextos de educação.

 

No final da Licenciatura, serás capaz de refletir e intervir sobre os contextos e práticas educativas, compreendendo e analisando as necessidades e os interesses das crianças, famílias e comunidades.

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Plano de estudos (DR 2ª série).

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Curso tem a duração de 6 semestres letivos, num total de 180 ECTS.

 

A conclusão deste Ciclo de Estudos confere o grau de Licenciado em Educação Básica. Existem protocolos de intercâmbios de estudantes que permitem a obtenção de créditos e/ou a realização de trabalhos de investigação noutras Universidades Europeias, ao abrigo do programa ERASMUS. 

Objectivos do Curso

 No final da Licenciatura, os estudantes deverão ser capazes de:

 

- Fundamentar as suas opções pedagógicas em projetos de ensino-aprendizagem, mobilizando conhecimentos sobre modelos pedagógicos de referência na educação básica e sobre as principais características do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças;

- Possuir conhecimentos aprofundados sobre os fundamentos das áreas disciplinares essenciais à educação básica: Português, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Expressões;

- Interpretar dados recolhidos através de métodos rigorosos e éticos sobre os contextos educativos, sobre as dinâmicas pedagógicas e sobre as crianças;

- Propor estratégias de articulação entre diferentes contextos educativos e níveis de ensino, facilitando a comunicação entre parceiros, a transição e a articulação curricular horizontal e vertical;

- Colaborar na implementação de planos de intervenção pedagógica adequados às crianças e aos contextos, integrando-se no trabalho de equipas educativas e respeitando os documentos curriculares de suporte.

Saídas Profissionais e Estruturas de Intervenção

Funções:

Os licenciados em Educação Básica adquirem formação qualificada que permite a sua intervenção profissional em funções de apoio e acompanhamento em diversos contextos como por exemplo:

Creches, Jardins-de-Infância e Escolas;

Centros de ocupação de tempos livres;

Centros culturais, museus, bibliotecas e ludotecas;

Divisões Educativas de Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia;

Instituições de Solidariedade Social.

Horário do Curso

Diurno e Pós-laboral.

Funcionamento do Curso

As aulas decorrem nas instalações da ESEI-Maria Ulrich

Rua do Jardim à Estrela, 16 - 1350-184 Lisboa

Telefone Geral - 21 392 95 60

Porquê estudar com a ESEI-Maria Ulrich e o ISPA?

Porque esta parceria oferece uma garantia única de qualidade: a especialização complementar dada por duas instituições de referência no sistema de ensino superior português. Ao longo dos seus 50 anos de História, o ISPA afirmou-se nas áreas da psicologia da educação e do desenvolvimento e é reconhecido, nacional e internacionalmente, pela qualidade e diversidade da sua oferta formativa e pela atividade científica no domínio das ciências psicológicas e do comportamento. A ESEI-Maria Ulrich faz formação de profissionais de educação reconhecidas pelas suas competências pedagógicas, afetivas e criativas, bem como pela sua presença em grupos de estudo quer têm marcado o desenvolvimento da educação de infância em Portugal. 

Mais Informações

E-mail para mais informações