O seu browser não suporta JavaScript! Doutoramento em Biologia do Comportamento | ISPA – Instituto Universitário
PT

Newsletter ISPA

Doutoramento em Biologia do Comportamento

Apresentação do Curso

Este Curso pretende fornecer formação avançada nas teorias e métodos de estudo e análise das principais áreas de investigação em Biologia do Comportamento nas quais o ISPA comprovadamente tem competências de excelência, nomeadamente: a neuroendocrinologia e o desenvolvimento ontogenético do comportamento; a ecologia comportamental e a conservação; o comportamento como fator de evolução; e o comportamento e bem-estar animal. Este ciclo de estudos promove o desenvolvimento de competências de aprofundamento teórico e análise crítica, a aprendizagem de técnicas avançadas de estudo tanto em laboratório como no campo e a realização de trabalhos de investigação originais para apresentação em forma de artigo ou “poster” científico, em apresentações orais em reuniões científicas ou em reuniões com decisores, gestores ou financiadores de ciência. O MARE, classificado com Excelente na última avaliação da FCT, suporta o presente ciclo de estudos integrando os seus elementos doutorados nas UCs do curso.

 

 

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):

Processo (A3ES) NCE/12/01366.

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

 

Direcção do Curso

Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido

O Ciclo de Estudos de doutoramento tem a duração de 4 anos/8 semestres, a que correspondem 240 ECTS. Este Ciclo de Estudos integra a) um curso doutoral, a que correspondem 60 ECTS, cuja conclusão confere um diploma de Estudos Aprofundados em Biologia do Comportamento, b) a elaboração de uma dissertação original, baseada em trabalho de investigação, correspondente a 180 ECTS. A conclusão do Ciclo de Estudos confere o grau de Doutor. 

Objectivos do Curso

Pretende-se que os estudantes adquiram as seguintes competências:

  • Compreender e integrar de modo aprofundado as principais teorias da Biologia moderna e utilizar de forma profissional e competente os principais métodos e técnicas, em particular as referentes à Biologia do Comportamento.
  • Dominar a análise estatística avançada de dados ecológicos, evolutivos, comportamentais e genéticos e a interpretação dos resultados obtidos.
  • Conceber, projetar, adaptar e realizar investigação científica em Biologia do Comportamento, respeitando os princípios éticos subjacentes ao processo de investigação e ao uso de animais em experimentação.
  • Comunicar de forma clara e profissional a públicos diversos desde cientistas, aos diferentes membros da comunidade académica, decisores, gestores e ao público em geral, as conclusões dos trabalhos efetuados assim como os pressupostos teóricos e metodológicos subjacentes.

Vagas, Calendários e Propinas

Calendário de Acesso e Ingresso (apresentação de candidaturas) 

Calendário Letivo

Valores de Inscrição e Propinas

Contacte-nos

Linha Azul: 808 101 717

e-mail: candidaturas@ispa.pt

Mais informações

Telefone para mais informações

E-mail para mais informações