Mestrados

Psicologia da Saúde

Este é o Mestrado certo para todos os que desejam compreender porque é que as pessoas acham difícil alterar o seu comportamento, porquê e como adquirem certos hábitos de saúde, que fatores as põem doentes ou as mantêm saudáveis e o que as ajuda a lidar com a dor ou a viver melhor com a doença crónica. Potenciar a saúde e o bem-estar das pessoas e das comunidades ou contribuir para melhorar o sistema de cuidados de saúde e as políticas de saúde pública, são outras áreas de ação relevantes para um Psicólogo da Saúde.

Sobre o Curso

A Psicologia da Saúde é uma área da Psicologia em profunda expansão e com importante desenvolvimento científico e de inovação.

O Mestrado em Psicologia da Saúde do Ispa oferece ao futuro Psicólogo uma forte formação científica e especializada que o ajudam a compreender os desafios que atualmente se colocam à saúde e ao bem-estar das pessoas e das populações e a interagir com outros técnicos em diferentes contextos, nomeadamente contextos de saúde.

O corpo docente deste curso articula um sólido percurso académico e cientifico com uma vasta experiência prática em contextos de saúde. Este curso assegura aos estudantes uma formação científica de excelência, com a possibilidade de integração em projetos de investigação e a exposição a diferentes contextos de intervenção em Psicologia da Saúde.

O Mestrado combina a formação teórica com a prática e o estudo de casos e inclui um estágio em contexto real e a elaboração de uma dissertação de investigação original.

Duração do Curso

O Ciclo de Estudos tem a duração de 2 anos (4 semestres) letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS.

Objetivos do curso

  • Familiarizar os estudantes com a dinâmica área da Psicologia da Saúde dotando-os de competências para trabalhar nos contextos de saúde de acordo com a legislação que regulamenta a carreira de Psicologia Clínica e da Saúde;
  • Desenvolver o estudo psicológico de indivíduos e grupos populacionais para fins de prevenção e intervenção psicológica;
  • Contribuir para a compreensão das bases ecológicas (biopsicossociais) da saúde e das doenças;
  • Fomentar o conhecimento dos fatores socioculturais associados à saúde e doenças;
  • Promover a implementação de modelos promotores e protetores da saúde;
  • Fornecer as bases para o conhecimento dos diferentes modelos teóricos referidos à doença crónica, às situações agudas e à perda e ao luto;
  • Desenvolver e reportar investigação independente;
  • A aplicação de resultados da investigação à prática profissional;
  • Aplicar e respeitar os códigos éticos e deontológicos.

Saídas profissionais

No mercado de trabalho, são exemplos de contextos de intervenção desta área:

  • Hospitais, maternidades e Centros de Saúde
  • Organizações de promoção de saúde pública
  • Centros de reabilitação
  • Investigação
  • Exercício em consultório privado

Plano de estudos

Horário

Diurno.

Propina

4.032 € (valor anual com possibilidade de fracionar em 11 prestações)

Consulte os editais e regulamentos.

Estágios

O Ispa tem protocolos de estágios com centenas de instituições relevantes, públicas e privadas, para a realização dos estágios curriculares dos seus alunos.

Saber mais

Bolsas

O Ispa premeia, através de bolsas, os alunos que se distingam pelo seu mérito académico (atribuídas mediante a média de candidatura ou do curso que frequentam).

A par da distinção do mérito, é também objetivo do Ispa promover a justiça e a responsabilidade social, pelo que os alunos em situação de fragilidade económica podem ter acesso a diversas bolsas que funcionam como apoios económicos e sociais.

Saber mais

Experiência Internacional

A cooperação internacional sempre foi uma marca identitária do Ispa, que há mais de 30 anos oferece aos seus alunos a possibilidade de uma experiência além-fronteiras. Seja ao abrigo do programa Erasmus+ (para a Europa) ou em programas extra comunitários (para o Brasil, por exemplo), são mais de 40 as universidades parceiras que o aluno poderá escolher.

Saber mais

Este Mestrado permite

  • A inscrição enquanto Psicólogo Júnior na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), passo essencial para obtenção do título profissional de Psicólogo.
  • O exercício da Psicologia em prática privada após a obtenção do título profissional de Psicóloga/o, atribuído pela OPP.
  • O acesso à formação graduada de 3º Ciclo (Doutoramento).

Acreditação

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) ACEF/1112/12677.

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).