Eventos

Palestra “Teatro Playback, a questão terapêutica”

16 Junho 2023
14:30h

Sala de Atos

Ispa – Instituto Universitário

O Ciclo de Conferências – Ciência, Arte e Transformações tem início na sexta-feira, dia 16 de junho, com a palestra “Teatro Playback, a questão terapêutica” de António Gonzalez, Nir Raz, Nuno Amarante e Rita Barros, às 14h40, na Sala de Atos do Ispa.

A APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion está desenvolver um projeto de investigação/intervenção, denominado Teatro Playback Terapêutico: estudo de impacto, financiado pela FCT (2022.07713.PTDC), cujo objetivo é promover a introdução do Teatro Playback Terapêutico (TPT), em Portugal, enquanto instrumento de transformação dos indivíduos em grupo e conhecer os seus impactos nos participantes, as experiências vividas na sua perspetiva e os processos que justificam essas mudanças. O TPT é uma variante do Teatro Playback que assume objetivos terapêuticos, introduzido em Israel por Ronen Kowalsky, Nir Raz e Shoshi Keisari (2019, 2022) com a vantagem de integrar os benefícios das terapias de grupo e das Artes Expressivas de forma não patologizante.

Este projeto pretende desenvolver atividades de divulgação e disseminação abertas à comunidade, entre as quais este ciclo de conferências.

Resumo da conferência “Teatro Playback, a questão terapêutica”:

O Teatro Playback (TP), criado nos anos 70 por Jo Salas e Jonathan Fox, sempre suscitou nos seus participantes e performers a questão dos seus benefícios terapêuticos. Apesar de não ser uma terapia, os efeitos terapêuticos foram relatados desde o início. Nesta primeira conferência, esta questão será contextualizada, e serão trazidos dois exemplos concretos, um sobre uma utilização de Teatro Playback num grupo fechado de Desenvolvimento Pessoal, e outro sobre o nascimento do Teatro Playback Psicoterapêutico, como variante do TP que assume objetivos terapêuticos.

Os oradores:

António Gonzalez é docente e investigador no Ispa. É sócio didata da Sociedade Portuguesa de Psicodrama e dirige grupos de psicodrama há mais de 20 anos. Coordenador e fundador do dISPArteatro e do Projeto Eco (Teatro Playback), grupos com que facilitou diversas intervenções e performances. A sua pesquisa tem estado focada na eficácia das terapias, especificamente das Terapias Expressivas, tendo publicado diversos artigos em revistas internacionais.

Nuno Amarante é psicólogo clínico formado no Ispa – Instituto Universitário e psicodramatista pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama. É docente no Ispa, psicólogo e psicodramatista na Clínica Ispa e em clínica privada. Também é ator do Projeto Eco, o Grupo de Teatro Playback do dISPAr Teatro, e desenvolve projetos de investigação e intervenção para promover o bem-estar e defender os Direitos Humanos através do Teatro Playback. Fundador da ONGD GASTagus, com vários anos de experiência de gestão de voluntariado e de formação em diversos temas da educação para a cidadania e voluntariado com recurso a metodologias de educação não formal e métodos ativos.

Rita Barros é psicóloga clínica formada no Ispa – Instituto Universitário e psicodramatista pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama. É docente no Ispa, psicóloga e psicodramatista na Clínica Ispa, em clínica privada, e em contexto hospitalar, onde dirige grupos de psicodrama com adolescentes. Também é atriz do Projeto Eco, o Grupo de Teatro Playback do dISPAr Teatro, e desenvolve projetos de investigação e intervenção para promover o bem-estar e defender os Direitos Humanos através do Teatro Playback.

Nir Raz é um dos fundadores de Teatro Playback Psicoterapêutico, sendo coautor do, até ao momento, único livro sobre o tema. Tem décadas de experiência como ator de Teatro Playback e é formadorem diversas escolas internacionais de TP. Leciona no Beit Berl College e é fundador e codiretor do Institute of Psychotherapeutic Playback Theatre.

Outros eventos

ver todos