Eventos

Exposição – Ispa Arte

11 Setembro 2023
17:23h

Galeria Malangatana

Ispa – Instituto Universitário

O Ispa – Instituto Universitário tem presentemente, patente ao público, algumas obras expostas do seu acervo, na Galeria Malangatana. Uma exposição com curadoria de Teresa Almeida Rocha e Rui Oliveira, para ver até meados de outubro.

Aqui estão expostas parte das obras que fazem parte da coleção do Ispa e que foram incluídas no Catálogo Ispa Arte.

O Ispa – Instituto Universitário foi, ao longo dos seus 60 anos de história, realizando várias exposições de artes plásticas que, graças à generosidade dos artistas, deram origem a uma coleção de obras de arte que atualmente conta com mais de duas centenas de obras. Este catálogo pretende ser uma mostra de parte dessa grande coleção.

Aqui figuram nomes como, por exemplo, Malangatana Valente Ngwenya, Cruzeiro Seixas, Isabel LaginhasLuís GeraldesRogério MourtadaTeresa Almeida RochaOblino Magaia, entre muitos outros.

Rui Oliveira, do Centro Cultural Ispa frisa que “o Ispa, tendo a sua atividade centrada no estudo da mente humana e da sua relação com a Biologia e com as Ciências Sociais encontra-­se, naturalmente, numa situação privilegiada para promover a integração entre estas duas culturas e ajudar ao estabelecimento de uma terceira via. Este encontro entre Arte e Ciência, mediado pelo interesse na compreensão da mente humana e dos seus processos criativos está no ADN do Ispa e levou à convivência, desde muito cedo na história da instituição, do ensino formal das ciências psicológicas, sociais e da vida com a promoção de atividades culturais paralelas, o qual se materializou nos anos noventa com a criação do Centro Cultural Aziz Ab’Saber. Entre a vasta atividade cultural do Ispa, que conta no seu histórico com simpósios internacionais de Psicanálise e Literatura, ciclos de cinema, e a existência de um grupo de Teatro, as artes visuais têm tido grande destaque com a realização de exposições temporárias de modo quase ininterrupto desde meados dos anos noventa na galeria de exposições do Ispa, que veio a ser designada como galeria Malangatana para homenagear o artista moçambicano que tinha estreitas ligações ao Ispa”.

Outros eventos

ver todos