Notícias

Renata Alves é a vencedora do Prémio Ispa de Investigação em Psicologia e Ciências do Comportamento – Edição de 2022

12 de Maio, 2022

O artigo submetido a concurso, com título Early life stress affects drug abuse susceptibility in adolescent rat model independently of depression vulnerability (Stress em idade precoce afeta vulnerabilidade às drogas na adolescência), publicado na revista Scientific Reports, tem por base um trabalho de investigação coordenado por Ana Magalhães no grupo de investigação em Biologia da Adição do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto em colaboração com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), que avaliou o impacto da separação materna nas duas primeiras semanas de vida em ratos com diferentes vulnerabilidades para a depressão.

O Prémio Ispa de Investigação em Psicologia e Ciências do Comportamento tem como objetivo estimular a investigação e inovação, o método, a criatividade e o rigor científico, desenvolvidos por jovens investigadores em Portugal no domínio da Psicologia e das Ciências do Comportamento. Da edição deste ano formaram júri Alexandre Castro Caldas (Universidade Católica Portuguesa de Lisboa), André Mata (ISCTE), Francisco Peixoto (Ispa – Instituto Universitário), Jorge Almeida (Universidade de Coimbra) e Maria Gouveia Pereira (Ispa – Instituto Universitário).

Renata Lopes Alves é natural de Gondomar, antiga estudante do Mestrado em Psicobiologia do Ispa, e encontra-se atualmente a trabalhar como investigadora na Universidade de Cambridge. Refere “este estudo é importante porque nos permite perceber qual o fator com maior risco para a vulnerabilidade às drogas de abuso e dar pistas para estratégias preventivas durante o desenvolvimento, de forma a tornar os indivíduos mais resistentes à adição. Este conhecimento pode ser útil em futuros estudos em humanos”.

O Prémio Ispa tem uma periodicidade anual e o período de candidaturas decorreu de 1 a 31 de março. Segundo Isabel Leal, Reitora do Ispa “este Prémio assume-se como um incentivo e reconhecimento à investigação nesta área. No Ispa assumimos o compromisso de difusão do conhecimento nos domínios das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, procurando contribuir para dar resposta aos grandes desafios que se colocam ao mundo contemporâneo”.


Este ano foram submetidos a concurso 57 trabalhos de investigação.


A cerimónia de entrega do prémio teve lugar no dia 16 de maio às 18h, e foi transmitida em direto no Facebook do Ispa.


Mais informações sobre o Prémio Ispa de Investigação em Psicologia e Ciências do Comportamento aqui.

Mais informações sobre a vencedora da edição de 2022 e trabalho submetido a concurso.

Outras notícias

ver todas