O Professor Miguel Basto-Pereira foi distinguido pela Associação Americana de Psicologia com o prémio ‘Outstanding Early Career Psychologists’ pelo contributo da sua investigação para a Psicologia Internacional.
O prémio reconhece psicólogos que se destacaram na área da Psicologia Internacional durante os primeiros dez anos após a conclusão do doutoramento, e representa os psicólogos que estão interessados em promover uma maior consciência global da Psicologia.
“Receber o Prémio “Outstanding Early Career Psychologists” da Divisão 52 da Associação Americana de Psicologia é uma inspiração para continuar a fazer investigação que contribua para um mundo onde as políticas se baseiem em evidências sólidas e na diversidade global.”
Miguel Basto-Pereira
Miguel Basto-Pereira dedicou os últimos anos da sua carreira às complexas conexões entre vulnerabilidades socioeconómicas, psicológicas e familiares, que afetam crianças e adolescentes, assim como a relação destas vulnerabilidades com o comportamento antissocial na idade adulta.
“Uma das questões fundamentais que tenho procurado responder é identificar que fatores de risco são preponderantemente universais e quais são fortemente influenciados por aspetos culturais. Esta preocupação é relevante, uma vez que a maioria dos estudos que influenciam políticas globais baseiam-se em dados de países ocidentais desenvolvidos, onde a investigação científica é predominante”, esclarece. “Será que o conhecimento atual sobre os fatores de risco para comportamento antissocial, e que contribui para as atuais políticas globais, é apenas válido e aplicável em países ocidentais e desenvolvidos?”, é a questão levantada pela investigação que tem vindo a desenvolver.
O professor e investigador fundou a iniciativa ‘Estudo Internacional sobre comportamentos pro(anti)sociais no início da idade adulta’, no final do seu doutoramento, que juntou investigadores de dez países, de cinco continentes, para explorar a universalidade intercultural dos fatores de proteção e de risco associados ao comportamento antissocial e ao ajustamento psicossocial.
Os resultados destes contributos têm sido publicados em diversas revistas científicas internacionais na área da Psicologia Forense e da Criminologia, contribuindo não só para preencher a falta de literatura científica nestas áreas, mas também para políticas globais.
Sobre a Associação Americana de Psicologia
A Divisão 52 da Associação Americana de Psicologia incentiva, através do Prémio ‘Outstanding Early Career Psychologists’, a comunicação transnacional através das suas publicações e promove o envolvimento internacional através dos seus programas e iniciativas, encontros profissionais, patrocínio de conferências, programas para estudantes e ECP, e colaboração com o Gabinete de Assuntos Internacionais da APA.
O Organismo internacional apoia o envolvimento e as atividades internacionais através dos seus prémios e da programação da convenção, e de uma série de atividades que incluem iniciativas sobre direitos humanos, ética internacional, imigração, mulheres em países em desenvolvimento, internacionalização do currículo de psicologia, investigação transcultural, avaliação e aconselhamento, trauma global e desastre, colaboração com organizações internacionais e promoção de estudantes e de início de carreira.
As publicações de trabalhos do Professor Miguel Basto-Pereira:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0145213421005287
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0272735823000326?via%3Dihub
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1359178922000428
https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0093854821995866