Notícias

Ispa apresenta projetos ambientais na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

13 de Julho, 2022

A segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC), que teve como mote “a ação dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, realizou-se este ano, em Lisboa, e contou com a participação de vários docentes e investigadores do Ispa.

Emanuel Gonçalves, vice-presidente do MARE e Diretor do Mestrado em Biologia Marinha e Conservação do Ispa, explica que esta Conferência foi extremamente importante pela “declaração no final, que careceu de unanimidade em torno dos temas, e que contem elementos importantes para as decisões que é preciso tomar” assim como pela relevância dos “diálogos interativos, dos Estados-Membros da ONU com a sociedade civil”.

Na conferência, em que participaram cerca de 6.700 inscritos, estiveram delegações de 159 países, que se fizeram representar por 15 chefes de Estado, um vice-presidente, 124 ministros e 17 organizações governamentais internacionais.

Na declaração final, que ficará conhecida como a Declaração de Lisboa, reconheceu-se que “é precisa mais ambição a todos os níveis para resolver o terrível estado do oceano”, ao mesmo tempo que os subscritores se manifestam “profundamente alarmados pela emergência global que o oceano enfrenta”, elencando a subida do nível das águas, erosão costeira a agravar-se e um mar “mais quente e mais ácido” com poluição que aumenta “a um ritmo alarmante”.

Gonçalo Silva, investigador MARE-Ispa e líder do projeto BiodivAMP, marcou presença no evento One Sustainable Ocean, paralelo à Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, onde falou sobre o projeto BiodivAMP e a importância das Áreas Marinhas Protegidas.

O projeto BiodivAMP procura desenvolver ferramentas para ajudar a monitorizar e proteger a biodiversidade em AMPs ao longo da costa portuguesa.

Também o projeto Kids Dive esteve representado no evento One Sustainable Ocean com a participação de diversos elementos do MARE-Ispa.

O projeto Kids Dive tem por objetivo alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma geração azul mais participativa, assim como abrir a porta do mundo subaquático a crianças e jovens, através de um programa educativo de divulgação de ciência baseado em dois princípios: “aprender fazendo” e “conhecer para preservar”.

Conheça estes projetos ambientais em:

BiodivAMP

CETASEE Tejo

Kids Dive

Outras notícias

ver todas