Unidades de Investigação

A investigação no Ispa – Instituto Universitário está dividida por quatro unidades de investigação, onde todos os nossos docentes desenvolvem a sua atividade científica.

WJCR – William James Center for Research

O William James Center for Research procura fundir investigação fundamental em Psicologia e as suas aplicações, desenvolvendo a sua atividade em quatro linhas principais: cognição, cognição social e odores corporais, psicologia da saúde e desenvolvimento social.

Avaliada como Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, esta Unidade de I&D fundada em 2015 está entre as cinco melhores unidades de Psicologia em Portugal.

Saber mais


MARE – Centro de Ciências do Mar e Ambiente

O Ispa integra a maior Unidade de I&D em Biologia Marinha de Portugal, um consórcio que envolve sete universidades a nível nacional (Ispa – Instituto Universitário, Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade dos Açores, Universidade de Évora, Universidade Nova e Universidade da Madeira).

Sendo um centro de investigação e inovação tecnológica que estuda todos os tipos de ecossistemas marinhos, desenvolve as suas atividades tendo em vista os problemas e desafios da sociedade. O MARE está avaliado como Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saber mais


APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion

Esta Unidade de I&D promove a investigação em áreas da Psicologia Aplicada que potenciem soluções para problemas societais complexos.

A APPsyCI procura explorar oportunidades de inovação e interações produtivas entre a investigação e a intervenção, promovendo a colaboração entre intervenientes públicos e privados.

Saber mais


Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação (EDUNOVA.ISPA)

O EDUNOVA.ISPA, consórcio colaborativo entre o ISPA, a Nova FCT e a Nova FCSH, tem como lema “Construir Pontes na Investigação em Educação: Dos Aprendentes aos Sistemas e da Diversidade à Inclusão”, dedicando-se a dois domínios científicos: Processos e Práticas em Educação (SD1) e Ideias, Políticas e Mudança Social em Educação (SD2). Cada domínio compreende duas áreas temáticas. O SD1 inclui a investigação sobre Contextos de Aprendizagem, Processos e Literacias (TA1) e Conhecimento Educativo e Culturas Profissionais dos Professores (TA2). O SD2 agrega a investigação em torno dos Sistemas Educativos e Organização Escolar (TA3), e Diversidade e Inclusão: Currículo, Práticas Pedagógicas e Avaliação (TA4).

A TA1 investiga os ambientes de aprendizagem, aquisição de literacia, envolvimento parental e novas literacias. Mais especificamente investiga a motivação dos alunos, os efeitos de programas na aquisição de literacia, os avanços na robótica educativa e a educação em matéria de biodiversidade, geodiversidade e questões sociocientíficas.

A TA2 centra-se no estudo do desenvolvimento profissional dos professores, identidade docente, pedagogia digital, e clima organizacional escolar, com tópicos de investigação que incluem o bem-estar dos professores, a resiliência e a eficácia da utilização da avaliação formativa e do feedback.

A TA3 centra a investigação nos sistemas educativos, políticas públicas, redes de colaboração e métodos de promoção da diversidade e da inclusão. Os tópicos específicos incluem o aperfeiçoamento de métodos de recolha de dados e de abordagens inovadoras para a análise de dados educativos e a exploração da eficácia das estratégias pedagógicas no apoio à aquisição de uma segunda língua por estudantes migrantes.

A TA4 centra-se na abordagem das desigualdades escolares, na diferenciação pedagógica, nos mecanismos de segregação escolar, nas políticas e práticas de educação inclusiva. A investigação visa aprofundar a compreensão das práticas de ensino diferenciadas dos professores, investigar o sentimento de pertença dos estudantes migrantes e explorar os fatores a nível da escola que predizem o desempenho académico e a retenção escolar.

O EDUNOVA.ISPA pretende reforçar a investigação em educação, procurando aproximar abordagens micro e macro, a teoria e a prática, e os legados do passado e desafios do futuro. Utiliza um protocolo científico rigoroso que engloba a investigação centrada nos problemas, a clareza concetual, a investigação empírica, a diversidade de metodologias e a análise comparativa. Empenhada em reforçar a investigação, procura ativamente oportunidades de financiamento e dá prioridade à transferência de conhecimentos através de programas de formação avançada e da divulgação através de vários canais, intensificando simultaneamente a cooperação internacional.

Saber mais