Mestrados

Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento

É no decurso das diferentes etapas de desenvolvimento e nas relações que são estabelecidas no contexto familiar e social, desde a primeira infância, que têm origem algumas questões salientes para a saúde mental, com consequências futuras na vida das pessoas. Assim, a infância é um período ótimo para promover trajetórias de desenvolvimento harmoniosas e para prevenir problemas de saúde mental futuros.  

Sobre o Curso

O Mestrado em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento oferece conhecimentos sólidos baseados na evidência científica atual para a compreensão e o pensamento crítico e reflexivo acerca das trajetórias (des)adaptativas de desenvolvimento. Contemplando a relação entre os padrões de funcionamento psicológico em cada etapa do desenvolvimento, o suporte neuropsicológico e os aspetos relacionais, estes conhecimentos devem sustentar as práticas de avaliação, prevenção e intervenção, em contextos de desenvolvimento normativos e de risco.

As metodologias de ensino combinam a formação teórica com o estudo de casos e a prática supervisionada, no âmbito de atividades de observação e de um estágio curricular em contexto real. O Mestrado pretende ainda promover competências de investigação em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento, através do desenvolvimento e implementação de um projeto de dissertação original.

Duração do Curso

O Ciclo de Estudos tem a duração de 2 anos (4 semestres) letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS.

Objetivos do curso

  • Formar psicólogos especialistas em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento com conhecimentos sólidos de modelos teóricos e dados empíricos relevantes, que sustentem práticas de avaliação, prevenção e intervenção nos diferentes contextos de desenvolvimento;
  • Aprofundar conhecimentos relativos aos principais modelos de compreensão dos processos típicos e atípicos do desenvolvimento;
  • Promover competências que permitam compreender e analisar criticamente os dados da investigação enquadrada por modelos teóricos;
  • Fomentar a capacidade de aplicar os conhecimentos científicos e as competências analíticas à prática, tanto em ações de prevenção como na de intervenção;
  • Desenvolver competências que permitam projetar, conduzir e avaliar pesquisas científicas aplicadas e fundamentais, bem como delinear projetos de prevenção e de intervenção em diferentes contextos de desenvolvimento.

Saídas profissionais

Intervir para promover o bem-estar psicológico, prevenir a ocorrência de problemas de saúde mental e/ou (re)direcionar as crianças e os adolescentes em situações de risco para trajetórias desenvolvimentais mais adaptativas, em diferentes contextos, como:

  • Hospitais (públicos ou privados), centros de saúde, maternidades
  • Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ)
  • Organizações Não-Governamentais
  • Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)
  • Exercício em consultório privado
  • Investigação

Plano de estudos

Ingresso

Licenciados em Ciências Psicológicas.

Horário

Diurno.

Propina

4.032 € (valor anual com possibilidade de fracionar em 11 prestações)

Consulte os editais e regulamento.

Estágios

O Ispa tem protocolos de estágios com centenas de instituições relevantes, públicas e privadas, para a realização dos estágios curriculares dos seus alunos.

Saber mais

Bolsas

O Ispa premeia, através de bolsas, os alunos que se distingam pelo seu mérito académico (atribuídas mediante a média de candidatura ou do curso que frequentam).

A par da distinção do mérito, é também objetivo do Ispa promover a justiça e a responsabilidade social, pelo que os alunos em situação de fragilidade económica podem ter acesso a diversas bolsas que funcionam como apoios económicos e sociais.

Saber mais

Experiência Internacional

A cooperação internacional sempre foi uma marca identitária do Ispa, que há mais de 30 anos oferece aos seus alunos a possibilidade de uma experiência além-fronteiras. Seja ao abrigo do programa Erasmus+ (para a Europa) ou em programas extra comunitários (para o Brasil, por exemplo), são mais de 40 as universidades parceiras que o aluno poderá escolher.

Saber mais

Este Mestrado permite

  • A inscrição enquanto Psicólogo Júnior na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), passo essencial para obtenção do título profissional de Psicólogo.
  • O exercício da Psicologia em prática privada após a obtenção do título profissional de Psicóloga/o, atribuído pela OPP.
  • O acesso à formação graduada de 3º Ciclo (Doutoramento).

Acreditação

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) NCE_18_0000149.

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).