Mestrados

Psicologia Comunitária

Das pessoas em situação de sem-abrigo às minorias étnicas, passando pela realidade dos refugiados que chegam à Europa ou ainda as questões de género – o contexto da Psicologia Comunitária está muito presente no nosso quotidiano.

Sobre o Curso

Os diferentes círculos comunitários nos quais a pessoa está inserida e a forma como estes são favoráveis ao seu desenvolvimento, bem-estar e integração, são as principais áreas de intervenção e investigação do Mestrado em Psicologia Comunitária. O plano curricular deste Mestrado promove uma alta especialização dos profissionais desta área, habilitando-os para o planeamento, intervenção e avaliação dos contextos comunitários.

Resultado da grande experiência do Ispa neste campo, o Mestrado em Psicologia Comunitária nasce da longa colaboração com diversas universidades europeias (Barcelona, Roma, Bolonha, Nápoles), articulando o conhecimento da realidade local com uma visão europeia e internacional.

Combinando formação teórica com a prática e o estudo de casos, o Mestrado inclui um estágio em contexto real e a elaboração de uma dissertação de investigação original.

Duração do Curso

O Ciclo de Estudos tem a duração de 2 anos (4 semestres) letivos, correspondendo a um total de 120 ECTS.

Objetivos do curso

  • Sistematizar e formar um perfil profissional que dê respostas abrangentes a situações de exclusão;
  • Contribuir para o aumento da diferenciação dos profissionais que procuram trabalhar nesta área, habilitando-os para o planeamento, a intervenção e a avaliação dos contextos comunitários de uma forma competente e especializada.

Saídas profissionais

Intervir em contextos com grupos sociais em risco de exclusão, discriminação ou dificuldades de integração, como sejam: migrantes, minorias étnicas, população com doença mental, sem-abrigo.

  • Municípios e/ou organismos da Administração local
  • Entidades do setor social, Organizações Não Governamentais e IPSS
  • Consultoria e Desenvolvimento Comunitário
  • Planeamento de Projetos e Programas de Intervenção e Prevenção
  • Investigação

Plano de estudos

Horário

Diurno.

Propina

4.032 € (valor anual com possibilidade de fracionar em 11 prestações)

Consulte os editais e regulamentos.

Estágios

O Ispa tem protocolos de estágios com centenas de instituições relevantes, públicas e privadas, para a realização dos estágios curriculares dos seus alunos.

Saber mais

Bolsas

O Ispa premeia, através de bolsas, os alunos que se distingam pelo seu mérito académico (atribuídas mediante a média de candidatura ou do curso que frequentam).

A par da distinção do mérito, é também objetivo do Ispa promover a justiça e a responsabilidade social, pelo que os alunos em situação de fragilidade económica podem ter acesso a diversas bolsas que funcionam como apoios económicos e sociais.

Saber mais

Experiência Internacional

A cooperação internacional sempre foi uma marca identitária do Ispa, que há mais de 30 anos oferece aos seus alunos a possibilidade de uma experiência além-fronteiras. Seja ao abrigo do programa Erasmus+ (para a Europa) ou em programas extracomunitários (para o Brasil, por exemplo), são mais de 40 as universidades parceiras que o aluno poderá escolher.

Saber mais

Este Mestrado permite

  • A inscrição enquanto Psicólogo Júnior na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), passo essencial para obtenção do título profissional de Psicólogo.
  • O exercício da Psicologia em prática privada após a obtenção do título profissional de Psicóloga/o, atribuído pela OPP.
  • O acesso à formação graduada de 3º Ciclo (Doutoramento).

Acreditação

Ciclo de Estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Processo (A3ES) ACEF/1112/0112662.

Plano de Estudos (D.R. 2.ª série).

Direcção do
Curso